5 Lugares no Brasil que eu voltaria


São tantos lugares para eu conhecer ainda que quando tenho oportunidade de viajar vou a um novo destino, mas sem sombra de dúvidas vários lugares merecem um retorno. Alguns são tão marcantes que vale a pena voltar e não precisa fazer nada diferente, basta ir nos mesmos lugares ou experimentar os mesmos sabores e se possível encontrar as pessoas que fizeram com a sua viagem fosse tão especial. Já em outros destinos tem tanta coisa boa, que o que vimos motiva uma voltar para conhecer mais do lugar e viver novas experiências.

Claro que eu também tenho vontade de voltar a muitos lugares, mas fazer uma lista com cinco deles para participar da blogagem coletiva cujo tema é Top5 lugares que você voltaria não foi uma tarefa fácil. Para simplificar a minha vida fiquei só nos destinos Brasileiros que eu voltaria facilmente, não necessariamente na ordem colocada. Veja no final do post as dicas #5topdestinos dos outros blogs participantes.


1º - Bonito, Mato Grosso do sul

Costumo falar que Bonito é a cidade que eu moraria facilmente para exercer a minha profissão de guia de turismo numa boa. Imagina receber uma ordem de serviço informando que tenho que fazer flutuação cercado de peixes num aquário natural!

Estive em Bonito em 2010 e prometi voltar, mas isso nunca aconteceu. Na época fiquei pouco tempo e fiz somente quatro passeios, todos maravilhosos: Fazenda Água Viva com trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, grutas submersas e tirolesa; Flutuação num Aquário Natural, conheci a Gruta do Lago Azul e desci corredeiras num passeio de bote no Rio Formoso. O lugar oferece vários outros passeios ecológicos permitindo ao visitante ficar vários dias, não é atoa que Bonito é a capital do Ecoturismo no Brasil. Lá o turismo é organizado, tem estrutura e bons serviços para atender quem chega. Quero voltar e fazer novos passeios, mas não me importo em repetir os que já fiz. A cidade fica a 280 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.


Bonito - MS



2º - Lençóis Maranhenses, Maranhão

Que cenário inesquecível! Nunca imaginei que a paisagem formada por areia e água seria tão bonita. Os Lençóis Maranhenses passaram a ser pra mim uma referência de paisagem em outras viagens. Isto talvez porque quando fui em 2014 não esperei muita coisa e não criei nenhuma expectativa. Talvez também eu tenha ido na época certa, ficado nos lugares certos e conhecidos as pessoas certas durante a viagem. O fato é que fui surpreendido, não só pela paisagem dos lençóis, mas também pelo estado do Maranhão. Voltaria para rever os lençóis por Santo Amaro do Maranhão, para ficar o dia inteiro nos lençóis, para tentar ver a revoada dos guarás em Atins, voltaria por causa da lagoa bonita e lagoa azul, e voltaria para novamente comer o camarão de Canto de Atins e finalmente decidir qual é o melhor deles.


Lençóis Maranhenses - MA



3º – Alter do Chão, Pará

Saí de Alter do Chão insatisfeito por ter ficado somente três dias, deixei de conhecer tantos lugares. Por mais que eu sempre quisesse conhecer este pequeno distrito de Santarém, no Pará, eu não imaginava que fosse gostar tanto e que tivesse tantos passeios para fazer a partir dele. O lugar é pequeno e simples, mas tem uma comida gostosa, é banhado pelo rio Tapajós que a qualquer momento você pode mergulhar em suas águas claras. E são essas mesmas águas que durante a vazante revelam por seis meses a Ilha do Amor, o cartão postal de Alter do Chão. Ainda não tenho post no blog. Viajei ano passado, mas irei voltar.


Alter do Chão - PA



4º – Chapada Diamantina, Bahia

Em janeiro do ano passado fui a Salvador, e aproveitei para conhecer a Chapada Diamantina. Doce ilusão, a Chamada é imensa com vários lugarejos e atrativos, não dá para conhecer em tão pouco tempo. Apesar de sempre querer conhecer a Chapada, fui sem planejar e acabei ficando menos tempo que imaginei e mesmo fazendo bons passeios e conhecidos lugares incríveis, faltou um monte de atrativos. A Chapada é bem grande e abrange um parque nacional, áreas de proteção ambiental e muitas cidades e distritos. Ou seja, o que não falta é atrativo. Mas conhecer esses lugares sem carro é complicado, a logística dos transporte público é horrível e assim você acaba ficando em uma das cidades e fazendo os passeios através das agências de turismo. Foi o que aconteceu comigo, fiquei somente na cidade de Lençóis, a principal porta de entrada da chapada.

Mesmo não sendo um destino fácil para os sedentários, voltaria sim em outra época (fui em janeiro) para poder subir sem chuva o Morro do Pai Inácio e finalmente ver a paisagem que é o cartão postal mais famoso da região. Voltaria para ficar mais tempo flutuando no Poço Azul e na Gruta do Rio Pratinha, voltaria por tudo que conheci e por tudo que falta conhecer. Voltaria na esperança de poder reencontrar as pessoas que conheci.


Chapada Diamantina - BA



5º – Gramado, Rio Grande do Sul

Já fui algumas vezes a Gramado e não me canso de voltar. Iria agora se pudesse. Costumo brincar que Gramado não é real, é na verdade uma cidade cenário tão perfeitinha e bem cuidada (pelo menos a parte que o turista vai) que tenho a impressão que eles ficam sabendo que vai chegar alguém e preparam tudo e enfeitam a cidade, e quando saímos tudo volta ao normal, rsrsrs. Brincadeira a parte, a cidade tem uma estrutura impressionante para receber o turista, oferecendo bons serviços, hospedagens e restaurantes. A gastronomia é variada e o que não falta são atrativos e estão sempre criando novos para não ficar na mesmice. Vão desde atrativos culturais a parque de neve passando por passeios ecológicos e colônias rurais, e se não quiser ir a atrativo nenhum, o visitante pode simplesmente andar pela cidade que o passeio já valeu a pena.


Gramado -RS

OUTROS BLOGS QUE PARTICIPAM DA BLOGAGEM COLETIVA

Juny pelo Mundo - Top 5 Lugares que eu voltaria 
Destinos por onde andei... - Meus 5 Top Destinos para eu voltaria!
Vamos Por Aí - Top 5 - Lugares que eu voltaria 
Caixa de Viagens - 5 Destinos Top que Valem a Pena Voltar!
Pegadas na Estrada - Voltar em uma cidade já visitada ou conhecer novos destinos?
Arrumei as malas e parti - Voltar ou não voltar? Eis a questão.
Contando Destinos - 5 destinos para voltar
Embarque neste blog - 5 destinos que eu voltaria
Viagem a dois - Vale a pena visitar de novo? 5 destinos que voltaremos
Cantinho de Ná - 5 lugares que eu voltaria com muito prazer
Tá indo pra onde? - 5 lugares que eu mais quero voltar!
Tire a Bunda do Sofá - Top 5 lugares que eu voltaria!
Uma Turista Nas Nuvens - Top 5 destinos que vale a pena voltar de novo
D&D Mundo Afora - Top 5 destinos para voltar.
Viajonários - 5 destinos para visitar de novo
Tirando Férias - Vale a pena ir de novo! 5 top lugares que eu voltaria
Turistando com a Lu - 5 destinos de viagem que valem uma segunda visita
Passeiorama - Top 5 - destinos que eu voltaria
O Melhor Mês do Ano - Sobre lugares que eu Voltaria
guia&turismo - 5 lugares no Brasil que eu voltaria
Mochilão Barato -‎ 5 Cidades que voltaríamos
Vou pra Roma - Top 5 destinos na Itália que eu voltaria
Viagem em Detalhes - 5 Lugares que não me cansaria de voltar
Família Viagem - 5 destinos para revisitar com as crianças

Postar um comentário

31 Comentários

  1. O Lençóis Maranhenses é incrível mesmo. Quero muito voltar assim que for possível!

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é um país tão lindo!!! É bem difícil escolher só cinco destinos, mas achei suas escolhas incríveis! Sonho em conhecer Bonito, deve ser uma viagem inesquecível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ana que você gostou dos lugares que escolhi! Bonito é maravilhoso!

      Excluir
  3. Todo mundo que já levei a Bonito fala que vai voltar. Pode demorar, mas um dia eles voltam e você também voltará. Eu já fui lá umas 10 vezes e contínuo voltando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que inveja sua de ter ido 10 vezes a Bonito! Quero voltar pelo menos mais uma vez.

      Excluir
  4. Adorei sua lista! Só lugar bacana!
    Bonito ficou na beirada de entrar pra minha lista... Mas voltaria novamente fácil fácil!
    Bjs,

    Simone - @familiaviagem

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post, Marcelo e os destinos sugeridos também. Realmente deve ser muito bom trabalhar fazendo estas viagens incríveis. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Nosso Brasil é lindo, não é? Por mais que a gente viaje por ele, sempre tem um lugar maravilhoso para conhecer! Da sua lista eu só conheço Gramado que é um charme de cidade! Os outros destinos já me encantavam e, lendo seu relato, aumentou mais ainda a vontade de conhecer. Parabéns pelo post, sua seleção está TOP demais! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lívia. O Brasil e tem lugares incríveis que vale a pena conhecer.

      Excluir
  7. Ahhh os Lençóis...Sua lista está incrível!! Quero conhecer! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Desses 5 só conheço Gramado, e também voltaria. Os outros vou colocar na lista!

    ResponderExcluir
  9. Show de lista! Bonito ainda quero conhcer e Lençóis Maranhenses penso que todos deveriam ir um dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Todos deveriam conhecer os Lençóis Maranhenses.

      Excluir
  10. Lista top, destinos escolhidos a dedo! Tenho muita vontade de conhecer o Pará. Ainda vou explorar mais o nosso país. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso Cristina, ande pelo Brasil. Você irá se surpreender.

      Excluir
  11. Só tem destino incrível nessa lista! Eu estou envergonhada por conhecer tão pouco o Brasil!!! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, dá tempo de andar pelo Brasil e ver muitos lugares incríveis.

      Excluir
  12. Nosso Brasil é muito Lindo! Da sua lista só conheço Gramado. Quero muito conhecer Bonito e os Lençóis Maranhenses. Parabéns pela seleção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Transforme esta vontade em realidade e conheça Bonito e os Lençóis.

      Excluir
  13. Da sua lista só conheço Bonito e Lençois Maranhenses e com certeza voltaria nos 2!!! Gramado tá super na minha wishlist!

    ResponderExcluir
  14. Uauu, estou pasma, pois só tem destino top nessa lista que eu sonho em conhecer. Fico até triste que ainda não tive a oportunidade de ir em nenhum dos lugares citados, mas vontade é o que não falta, em breve realizo uma dessas viagens. Essa blogagem coletiva me inspirou a conhecer mais as belezas do nosso Brasil :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, o Brasil tem destinos incríveis e escolher onde ir não é fácil. Obrigado

      Excluir
  15. Só destinos maravilhosos que estão todos em nossa wish list aguardando por preços de passagens que colaborem, infelizmente para quem mora no Nordeste, mesmo para estados da região, os preços são exorbitantes.

    ResponderExcluir
  16. Só destinos top brasileiros. Maravilhosos todos. Parabéns pelas escolhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cynara. Realmente os valores das passagens dificultam, mas todos valem muito a pena.

      Excluir