CHAPADA DIAMANTINA: Poço Encantado e Poço Azul

Poço Azul - Chapada Diamantina
Vejam que incrível


O meu terceiro dia de passeios na Chapada Diamantina, diferente dos outros dias, amanheceu sem chuva e assim ficou o tempo todo. E depois de um dia com muitos atrativos, optei por uma programação mais tranquila só com: o Poço encantado e o Poço Azul.

O guia chegou antes do horário marcado para me buscar com um carro pequeno, sinal que não seria um grupo grande, o que é bom para aproveitar melhor um roteiro de ecoturismo. Dali fomos buscar as outras três pessoas que completaram o grupo e para ficar melhor ainda eram as três irmãs já conhecidas de outros passeios. O dia foi leve e divertido.

Mesmo sendo só dois atrativos, o passeio demorou o dia todo pois os atrativos não fcam em Lençóis e sim no sul do Parque Nacional da Chapada em outros municípios distantes de Lençóis. Neste roteiro anda-se mais de carro que leva a gente até a entrada dos atrativos, mas quando chega-se lá para ir até eles é preciso encarar escadas nada atraentes.

POÇO AZUL


Poço Azul - Chapada Diamantina
Observem a escadinha.


A princípio o Poço Azul seria o último a ser visitado, mas o guia achou melhor ir primeiro lá para evitar a grande fila que é formada. Ponto para ele, nós esperamos ‘só’ 40 minutos. Quem chegou depois teve que espera mais de duas horas para visitar a atração.

O poço azul fica em uma propriedade particular, como várias outras atrações da região, mas tem que seguir as determinações dos orgãos ambientais. E uma dessas determinações é que só pode entrar no máximo 12 pessoas. Sendo assim, na alta temporada o número de visitntes aumenta e com isso é preciso esperar muito tempo para entrar no poço e mergulhar, e consequentemente fica-se menos tempo lá dentro, o que é uma pena pois o lugar é incrível.


Poço Azul - Chapada Diamantina


A água ao mesmo tempo que tem uma cor azul forte é muito transparente permitindo uma boa visão do fundo mesmo sendo muito profundo. Com a transparência da água é fácil confundir onde termina as paredes da gruta e onde começa a parte submersa.


Poço Azul - Chapada Diamantina


Achei o lugar maravilhoso mas dizem que fica mais bonito ainda entre fevereiro e outubro que é a época em que os raios solares, devido a posição do sol, entram formando um incrível feixe de luz relçando mais ainda a cor azul. Mas o espetáculo só acontece entre 12h30 às 14h30.


Poço Azul - Chapada Diamantina


Além da beleza o poço tem uma água que não deixa você querer sair dali. No Poço Azul só pode megulhar porque a água é corrente e isso não permite que a oleosidade do corpo não suje a água. Mas mesmo assim todo mundo tem que tomar uma chuverada antes de entrar no poço. Só então recebe o colete, máscara e snorkel e vai acompanhado por um guia.

Não devo ter ficado 20  minutos, mas foi muito bom! Gostei mais daqui do que a Gruta Azul, mesmo ficando pouco tempo. Você fica mais à vontade dentro da área que é delimitada para banho. A dica para não pegar filas e ficar mais tempo na água é ir fora da temporada, feriados e férias.


Poço Azul - Chapada Diamantina


O Poço Azul fica no município de Nova Redenção distante 86 km de Lençóis. Fica mais próximo de Andaraí e Mucugê. Tem uma estrutura simples com banheiros, lanchonete, lojinha de artesanato e restaurante. Paga-se uma taxa, mas não sei quanto pois fui com agência de turismo e o valor já estava no pacote.


POÇO ENCANTADO


Poço Encantado - Chapada Diamantina
Observem o a cor da água do Poço Encantado

Saímos do Poço Azul e logo alcançamos o Rio Paraguaçu onde tivemos que atravessar de balsa. Depois seguimos por um bom tempo em estrada de terra até o Poço Encantado. Outro lugar também incrível mas que só pode ser contemplado, nada de mergulhar. Uma pena!

Como já chegamos no horário de almoço e havia uma fila para vistação, aproveitamos logo para matar a fome no restaurante que fica bem na entrada do caminho que leva ao poço. A comida é simples e basica porém saborosa (R$ 20,00 por pessoa) e mais gostoso do que a comida só o suco de fruta feio na hora. O proplema de almoçar antes é que depois dá uma leseira, e quando terminamos já era a nossa hora. Fomos então colocar os nosso equipamento de segurança: um capacete com lanterna.

Poço Encantado - Chapada Diamantina
Vejam a descida dentro da gruta


Iniciamos a nossa descida numa longa escada ingrime mas não pior do que a que estava por vir dentro da gruta. Aí entendi o porquê  de fazer o passeio com calçado fechado e porquê é a única atração da Chapada que não é permitido entrada de crianças menores de 12 anos. Eu também não aconselho para pessoas muito idosas. Dentro da gruta o caminho é baixo e a escada é perigosa, precisa ter cuidado.

Poço Encantado - Chapada Diamantina
Depois fica mais fácil andar  dentro dela


Mas depois que chega ao mirante próximo ao poço, meu Deus do céu que cor de água é aquela? E a transparência então? É difícil de acreditar que aquela água fique mais azul e mais cristalina do que aquilo que eu vi. Pois é, acontece como no Poço Azul e pelos mesmos motivos, só que aqui é de abril a setembro das 10h às 13h30. O Poço Encantado é maior e mais profundo que o Poço Azul e sua água é de um rio subterrâneo, porém quase parada sendo assim não é permitido o banho para não ficar poluida.


Poço Encantado - Chapada Diamantina
Falaram que pode ficar mais bonito ainda o Poço Encantado

A informação é de que o tempo máximo de visitação é 15 minutos, mas com certeza ficamos mais do que isso ali contemplando e tirando fotos e ficaria por mais tempo sem problemas. O guia estava tranquilo e sem pressa ajudando com as fotos. O Poço Encantado fica no município de Itaetê distante 141 km de Lençóis. Fica mais próximo de Andarí e Mucugê. A estrutura no lugar é simples com banheiros, lanchonete, lojinha de artesanato e restaurantes. Também paga-se uma taxa.


Andarí - Chapada Diamantina
Na volta a Lençóis tivemos tempo para um sorvete em Andaraí. Eu o guia e as companheiras de viagem.


SERVIÇO

Fiz o passeio com a agência Chapada Adventure que fica bem no centro de Lençóis. O site dela é muito bom e está atualizado com valores. Como eramos só quatro pessoas fizemos o passeio em um carro pequeno mas a agência tem também vans.

Como eram só dois atrativos o dia foi bem tranquilo mas devido a distância deles de Lençóis e entre eles, o passeio demora o dia todo e anda-se muito de carro.

Saída: 08:30 horas (eles pegam no hotel).
Chegada: por volta das 18 horas.
Valor: R$ 220,00  (este valor é no cartão e se pagar em dinheiro tem 8% de desconto. Já estão incluídos ingressos, transporte, seguro e almoço).


Os passeios na Chapada não são baratos. Mas não precisa necessariamente fazê-los com uma agência. Tem sinalização de como chegar em todos os lugares e neles tem guias. Nestes passeios especificamente, anda se muito de carro e em estradas de chão ruins. Pra mim que estava sozinho foi melhor fazer com agência.


Leia mais sobre a minha viagem a Chapada aqui.

4 comentários :

  1. Nossa, esse azul da água dos poços é mesmo incrível. Fiquei com muita vontade de conhecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, realmente este é um lugar incrível. Vale ir conhecer.

      Excluir
    2. Márcia, realmente este é um lugar incrível. Vale ir conhecer.

      Excluir
    3. Márcia, realmente este é um lugar incrível. Vale ir conhecer.

      Excluir