CHAPADA DIAMANTINA: Cachoeira do Rio Serrano

Chapada Diamantina - Serrano
A corredeira do Rio Serrano com a cidade de Lençóis ao fundo.


Durante a viagem a Chapada Diamantina usei a cidade de Lençóis como base e dela saía para conhecer lugares incríveis afastados e até mesmo em outros municípios. No meu último dia eu só tinha a manhã para fazer algum passeio por perto. Na verdade parte da manhã pois perdi muito tempo vendo passagem para o meu retorno.


Chapada Diamantina - Serrano

Na pousada indicaram a cachoeira do Rio Serrano. O lugar é praticamente o quintal de Lençóis, e fica dentro do Parque Municipal do Serrano. Você sai das ruas calçadas de Lençóis e já está no parque. A partir do centro da cidade a caminhada até lá dura cerca de 15 minutos, só não fui andando porque o tempo era curto e resolvi ir de mototaxi (R$ 5,00). Na chegada avistei vários burracos num chão de rocha cheios de água que desciam sei lá de onde.

Chapada Diamantina - Serrano

Logo que cheguei fui abordado por um guia que ofereceu o serviço dele para mostrar as outras atrações do parque, como o Salão de Areias Coloridas, as cachoeiras Primavera e Cachoeirinha, o Poço Halley e um mirante. O meu tempo não permitia fazer isso e eu preferi ficar ali mesmo naquele lugar diferente com o chão de rochas cheio de buracos de vários tamanhos com uma água bem escura. Depois descobri que são as piscinas naturais do Rio Serrano, também chamados de Calderões.


Chapada Diamantina - Serrano
Olha que interessante este chão. de pedra com várias cores.


A água nos buracos era tão escura que não dava para ver o fundo. Fiquei grilado em entrar mas havia outras pessoas e elas estavam curtindo numa boa, então resovi fazer o mesmo e graças a Deus eu fiz. Que coisa boa! A água é gostosa e como é uma corredeira ela bate na gente massageando, ou seja os buracos servem de hidromassagem. A água apesar de escura é limpa.


Chapada Diamantina - Serrano
Tem vários desses buraços com esta água escura mas limpa. São os calderões usados para banho.


Foi o lugar que mais curti na Chapada. Eu só tinha uma hora de passeio e pude usar este tempo todo ali sem ter que sair logo para dar a vez para outra pessoa, não tinha ninguém me esperando para ir ao próximo atrativo e nem precisei enfrentar fila de espera. Só precisei ficar ali sendo massageado e observando a paisagem vendo a cidade de Lençóis lá embaixo.


Chapada Diamantina - Serrano


Chamou a minha atenção o fato de um lugar bom como aquele praticamente dentro da cidade não ser frequentado por tanta gente, principalmente num domingo e de graça. Mas também num lugar com tantos atrativos quem vai ligar para uns buracos com água? Só um forasteiro.


Chapada Diamantina - Serrano
Claro que nĂŁo resisiti. curti muito este lugar.


A minha desedida da Chapada nos calderões do Rio Serrano só serviu para deixar o sentimento de que fiquei pouco tempo. Conheci poucos atrativos, e pelo que vi só faz eu querer voltar para conhecer vários outros.


SERVIÇO

NĂŁo precisa contratar agĂŞncia para ir atĂ© lá. Dá pra ir caminhando pelas ruas da cidade. Eu fui de mototaxi devido o pouco tempo que tinha e nĂŁo queria  desperdiçá-lo procurando o caminho, e ainda bem que fiz isso pois o trajeto Ă© em ruas de ladeiras. Mas voltei a pousada caminhando, pra descer todo santo ajuda. Se preferir pode marcar com a mototaxi para ir te buscar, já que no local nĂŁo fica nenhuma. Gastei somente R$ 5,00 do mototaxi. NĂŁo paga taxa no local.

Leia mais sobre a minha viagem a Chapada aqui.

Postar um comentário

0 Comentários