Fazenda Água Viva em Bonito

Bonito

Depois de passar pela Estrada Parque no Pantanal Sul e 02 noites em Corumbá, a Capital do Pantanal, saímos às 08h30min em direção a Bonito, outro paraíso ecológico do Mato Grosso do Sul. Porém antes de chegarmos ao nosso destino, paramos no município de Miranda para um almoço pantaneiro acompanhado de música. Já estava calor e com a dança então, o clima esquentou mais ainda.

Por volta das 16 horas chegamos a Bonito, uma cidade pequena com aproximadamente 20.000 habitantes. A cidade atrai muitos turistas o ano todo devido o a prática do turismo ecológico e de aventura.  Nos hospedamos no hotel Marruá com uma excelente estrutura e bons serviços.

Pirarara, peixe da região. Monumento na praça central de Bonito.

A noite fomos para o centro da cidade onde ficam as lojas de artesanato, sorveterias, restaurantes e o comércio em geral. Resolvi aceitar a sugestão do hotel e fomos ao restaurante Casa do João. E valeu muito a pena ter ido lá, a comida é muito boa e o atendimento é rápido. Fomos muito bem atendidos pelos garçons e pelo próprio João que chegou mais tarde. Na Casa do João, como em outros restaurantes da cidade, é servido carnes exóticas como a de jacaré e os vários tipos de peixe da região como o Pirarara e a Tainha. Jantei uma tainha aberta sem espinhas simplesmente maravilhosa.

No dia seguinte demos início ao roteiro de passeios em Bonito. A cidade oferece passeios suficiente para ocupar vários dias do turista, mas nós só tínhamos dois dias e meio e não podíamos perder tempo. Às 08 horas saímos, acompanhados pelos guias Ramon e Ailton, em direção a fazenda Água Viva onde estão as cachoeiras do Rio do Peixe. A fazenda fica 35 km do centro da cidade em estrada de terra. Na sede da fazenda fomos recebidos por uma arara azul.

Bonito

O passeio teve início com uma caminhada,  em um lindo cenário. O percurso é feito através de trilhas margeando o rio que passam em várias cachoeiras, piscinas naturais e pequenas grutas submersas. Durante o passeio fizemos várias paradas para banho, mergulho e até para a prática da tirolesa.

Terminamos o passeio no fim da manhã exaustos, deslumbrados e com muita fome, e depois do maravilhoso almoço, só tive forças para deitar em uma rede. Atitude que foi seguida por várias pessoas. Cochilei e acordei com o burburinho por causa dos macaquinhos que apareceram para comer as bananas oferecidas pelos turistas.

BonitoPé de cortiça na segunda foto

Bonito

O passeio foi o dia inteiro e ao custo de R$ 95,00 (valor de 2010) com almoço, acompanhamento de guias e sem transporte. Os passeios em Bonitos são realizados com planejamento e organização, todos eles são feitos em grupos pequenos respeitando a capacidade de carga do atrativo, acompanhados de guias de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo e é preciso fazer reserva com antecedência em uma das agências de turismo da cidade. Os preços são tabelados.

A noite no hotel, uma passageira do meu grupo comentou que se a viagem acabasse depois daquele passeio ela já estaria satisfeita. Ela falou isto porque certamente não tinha ideia do passeio da manhã seguinte.

1. Marcelo tenho muito orgulho de ter um amigo tão aventureiro como você!! Parabéns pelo exelente trabalho você é 1000!! Adorei todas as fotos!!BjOO Grande!! SUSIANE

ResponderExcluir
  2. Ola boa noite favor me chama wats..estou indo a Bonito e gostaria de estar agendando este passeionesta fazenda..49988562311 solange

Respostas
    1. Oi, Boa noite. Eu não tenho como agendar este passeio. Não sou de Bonito e não trabalho na fazenda. Fui com um grupo até lá e tudo já estava agendado com a Operadora de turismo daqui do Espírito Santo (sou daqui). Para agendar é preciso entrar em contato com uma agência de Bonito, ou talvez com a própria fazenda. Sinto em não poder te ajudar.