Gruta do Lago Azul em Bonito


GRUTA DO LAGO AZUL
Foto divulgação

No nosso 3º dia em Bonito fizemos dois passeios. Na parte da manhã fizemos flutuação no aquário natural e em seguida fomos conhecer a Gruta do lago Azul. Saímos as pressas sem comer nada e entramos no poeirinha (o nosso ônibus) que já nos aguardava para nos levar para a gruta do lago azul. Distante 19 km do centro da cidade, a gruta foi descoberta por um índio em 1924 e já foram encontrados vários fósseis de mamíferos de 6.000 a 10.000 anos atrás.

Assim como vários atrativos em Bonito, na gruta os grupos de visitação são pequenos. Inicialmente todos recebem orientações e o capacete. Para chegar o mais próximo do lago é preciso descer 100 m com 297 degraus, há uma certa dificuldade e precisa fazer o trajeto com calma. O caminho até a entrada da gruta é bonito e merece ser apreciado.

BonitoEm pequenos grupos e acompanhados pela guia Raquel, iniciamos a descida dos 297 degraus

Bonito

A gruta impressiona com suas formações geológicas - não só o teto como o piso são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos. No fundo da gruta há um lago de águas azuladas, cuja profundidade estimada é de 80 m e largura de 45 m. Ele pode ser avistado já de longe ser avistado de longe, mas todos querem chegar mais próximo. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.

O passeio é de apreciação não sendo possível tomar banho no lago. O mais demorado (e cansativo) é a descida e subida, durante o trajeto acontecem algumas paradas para descanso e explicações que são passadas pelo guia. Perto do lago ficamos pouco tempo.

Bonito
O lago pode ser visto de longe e a cor da água é forte

Bonito

Bonito

No fim da tarde retornamos para o hotel encantados com o dia que tivemos. À noite, mesmo cansados, fomos ao centro para jantar. Seguindo sugestão fomos ao restaurante cantinho do peixe. Mas como estávamos sem almoço, parte do grupo não quis esperar e voltamos para o restaurante Casa do João, e eu sem pensar duas vezes pedi logo a traíra sem espinhas. No fim da noite todos foram bem atendidos nos dois restaurante.

No dia seguinte fizemos o nosso último passeio em Bonito: Passeio de bote no rio formoso.

COMO FAZER

Os passeios em Bonito são realizados por agências de turismo receptivo, têm várias delas na cidade. O valor foi de R$ 98,00 já com equipamentos e guia acompanhante incluídos, sem transporte e sem refeição(fizemos com o nosso transporte, mas as agências podem providenciar).

Postar um comentário

0 Comentários