Atins, um dia inteiro no Parque dos Lençóis Maranhenses

Atins, Lençóis Maranhenses

No primeiro dia em Atins, juntei - me a um grupo bacana de pessoas que estava na pousada, o Nelson de são Paulo, Israel e Letícia de Minas e Anderson e Angeline do Rio. Juntos fizemos um passeio para ver a revoada dos guarás. No segundo dia o grupo ficou maior com o Olivar e Flávia, também do Rio, e mais outro casal que também estava na pousada.

Depois  de um café com uma deliciosa tapioca saímos para um passeio de dia inteiro pelas dunas e lagoas do Parque dos Lençóis Maranhenses até o Canto de Atins onde comemos o famoso camarão grelhado.

Atins

A exemplo de Santo Amaro do Maranhão, Atins está  colada ao Parque dos Lençóis maranhenses e chega-se facilmente caminhando. Eu já havia feito um passeio grande dentro do Parque em Santo Amaro, e gostei muito das lagoas e dunas que vi naquele lado. Mas o impressionante dos Lençóis Maranhenses é que cada lugar é único. A paisagem desse lado é diferente, não vi tantas lagoas mas tem uma mistura de restinga com areia, rio com mar que deixa o lugar fascinante.

Acompanhados pelo guia, iniciamos a caminhada passando pela praia antes de alcançarmos as dunas do parque. O passeio foi feito todo a pé e andamos bastante durante todo dia, passamos por vegetação de restinga, região alagadiça e areia fofa. Eu que sou sedentário e estou acima do peso, pensei que fosse sofrer muito. E alguns momentos cansei, mas consegui. Mas no fim do dia valeu a pena caminhar pelo parque e terminar o passeio com o pôr do sol na praia.

Atins, Lençóis Maranhenses
Foto tirada do alto das dunas, ao fundo o oceano e a foz do Rio Preguiça.

O passeio

Atins, Lençóis Maranhenses
Depois de alguns minutos caminhando, tínhamos do lado direito a restinga em direção ao oceano, e do lado esquerdo lagoa no parque. Foi a primeira lagoa que paramos para banho, mas não demoramos muito ali.

Depois mais alguns minutos caminhando, se divertindo com o animado grupo e tendo que ouvir as ‘vantagens’ do nosso guia, chegamos a outra grande lagoa. Nesta paramos por mais tempo e ficamos ali aproveitando a água, foi a maior lagoa do roteiro. Por mim ficaríamos mais tempo, mas o nosso guia estava querendo ir logo para Canto de Atins onde seria servido o  almoço.

Antes de saímos tivemos que escolher onde almoçaríamos, no Restaurante da Luzia ou no Restaurante Canto dos Lençóis. Eu já viajei programado para almoçar no Restaurante da Luzia, mas o grupo influenciado pelo argumentou do guia, escolheu o Canto dos Lençóis. E lá fomos nós. Mas os restaurantes ficam um ao lado do outro, então eu, Nelson, Israel e Letícia almoçamos nos dois para escolher o melhor (leia aqui como foi).

Atins, Lençóis Maranhenses

Mais um tempo de caminhada e chegamos a Canto de Atins. É um lugar que fica aproximadamente uma hora e meia de caminhada de Atins, nós gastamos mais tempo porque fomos parando. No lugar só tem os dois restaurantes que servem o camarão grelhado que ficou famoso depois que Ricardo Freire do Viaje na Viagem escreveu elogiando. Os restaurantes também oferecem hospedagem para quem faz a travessia do parque.

Foi o que fizeram o Anderson e Angeline. Eles não retornaram com o grupo, dormiram ali e no dia seguinte iniciaram a caminhada de três dias pelo Parque dos Lençóis até a cidade de Santo Amaro. Leia o relato deles AQUI.

Ficamos um bom tempo ali no almoço, eu diria muito tempo. Se eu estivesse sozinho teria sido demais e mal aproveitado já que não conhecemos o entorno do lugar. Eu li que o passeio a Canto de Atins pode ser feito combinando o almoço com banho na lagoa verde que fica a uma caminhada dali. Passa no restaurante, marca o almoço, vai a lagoa verde e no horário certo retorna (isso nem foi sugerido). Mas como eu estava com um grupo legal isso não fez falta, o tempo foi perfeito e bem aproveitado. Rimos, conversamos, bebemos, almoçamos e almoçamos, e relaxamos nas redes antes de começarmos a caminhada de retorno.

No caminho de volta:

Atins, Lençóis Maranhenses

O retorno foi direto até a praia sem parada em lagoas e passamos por uns trechos mais pesados de caminhada. Na praia paramos e tomamos banho no Rio Preguiça. Saímos de lá só com o lindo pôr do sol.

Sol e lua.

À noite saímos para beber, comer e festejar. Fomos primeiro ao Bar do Chico, lugar bem simples onde bebemos a cerveja mais gelada dos Lençóis e comemos um saborosa carne de sol. Depois mudamos para o restaurante e bar da Pousada do Irmão que fica em frente ao Chico, onde bebemos uma cerveja quente e comemos um delicioso robalo grelhado. Mas os preços são bons e o Irmão é gente boa e prestativo.

Naquela noite estava acontecendo uma festa de São João em um povoado perto dali, mas ninguém tinha pique para andar mais.

DICAS
* Existe a opção da fazer o passeio de carro com tração 4X4. Fazer de carro tem a vantagem de aproveitar o tempo indo em mais lugares, e você não vai andar tanto. O valor estava R$ 50,00 na pousada do irmão.
* É importante fazer o passeio acompanhado de um guia para não se perder nas dunas. A paisagem confunde e um dia antes teve gente que se perdeu pois estava sem guia.
* Pagamos R$ 25,00 por pessoa ao guia, estávamos em 10 pessoas. Um preço bom para ter alguém a nossa disposição durante o dia todo. Mas no dia anterior um casal pagou o mesmo valor cada um e só foram os dois. Tivemos sorte que foi um grupo bom, mas poderia ter sido horrível. Então sugiro que faça o passeio com duas ou três pessoas, assim você curte mais e é mais fácil de combinar as coisas.
* Sobre o guia ‘Maduro” eu não gostei de lidar com ele. Tá sempre contando vantagem,  quer ser a atração, durante o passeio no Parque falava o tempo todo não sendo compatível com um guia de atrativos naturais (várias vezes eu afastei para poder curtir melhor os Lençóis), atrasou para sair com o passeio. Ele fica na pousada da Tia Rita, sugiro procurar outro guia.