O passeio da Lagoa Azul nos Lençóis Maranheses

Lagoa azul, Lençóis Maranhenses

No meu último dia de viagem pelos Lençóis Maranheses fui fazer o passeio a Lagoa Azul, um dos principais passeios saindo de Barreirinhas. Fiz de manhã já que à tarde precisava ir direto ao aeroporto de São Luís para a minha viagem de retorno a Vitória.

Fiz o passeio com a agencia São Paulo Ecoturismo pois o Nelson, o único do grupo formado em Atins que continuava em viagem, já havia contratado o serviço deles. Paguei R$ 50,00, mas queriam cobrar R$ 60,00 (isso em junho). Em Barreirinhas é assim, o mesmo passeio tem valores diferentes.

A moradora com a sua canoa no dia a dia do Rio Preguiça

Já era quase 10 horas quando o carro pegou a gente. Completamos um grupo de 10 pessoas de lugares diferentes. No caminho o guia parou em um mercado para que pudéssemos comprar água, já que no Parque não vendem nada. Depois paramos novamente para a travessia do Rio Preguiça e dai em diante seguimos por uns 40 minutos em trilhas até o início das dunas.

Dali em diante tem que subir as dunas a pé como na Lagoa Bonita, porém é mais tranquilo e nem precisa de corda. Também como na Lagoa Bonita, nesse passeio são várias lagoas que formam o circuito da Lagoa Azul. O nosso guia (não lembro o nome dele) fez um ‘Tour’ e assim pudemos aproveitar algumas. Só não fomos a lagoa que dá nome ao circuito, só avistamos, pois havia muita gente nela. Mas não sentimos necessidade de ir, já que as outras lagoas também eram muito boas.

Lagoa azul, Lençóis Maranhenses
O grupo chegando para conhecer o circuito da Lagoa Azul

Paisagens também incríveis

Ande pelas lagoas e tome muitos banhos

Hora de ir embora da Lagoa Azul e do Maranhão

Queria ter aproveitado mais, mas não foi possível pois o passeio tem um tempo determinado pelas agências (entre 4 e 5 horas de duração) e havia muita gente no local. E para piorar, algumas pessoas do grupo pareciam que estavam em uma maratona, chegavam nas lagoas e já queriam ir logo para outra. Eu queria parar e aproveitar, então por fim entrei na lagoa e fiquei ali por um tempo. E no meio dessa situação estava o guia tentado agradar a todos, mas soube administrar a situação numa boa. Chegamos de volta a barreirinhas por volta das 14 horas.

Eu fiz o passeio pela manhã, mas muita gente sugere fazer o passeio na parte da tarde, para evitar andar sob um sol forte e para poder aproveitar o pôr do sol. Outra coisa que pode prejudicar o passeio da manhã é que o mesmo transporte é usado para fazer o passeio da tarde, e ai podem correr com o passeio para não perder o outro passeio. O circuito da Lagoa Azul também é muito bom, mas se for conhecer depois da Lagoa Bonita talvez não ache tão interessante assim.

Às 16h30min embarquei em um micro-ônibus para São Luís. Quem providenciou pra mim foi uma das meninas que trabalha na Pousada Atairu. O valor foi de R$ 50,00 (valor de junho) me deixando no aeroporto.

Achei a viagem demorada e desconfortável. demorou mais de 5 horas e o micro era bem apertado. Mas havia outras opções como taxi coletivo que cobrava o mesmo valor, porém precisava completar a  lotação e também a LEVATUR com o valor de R$ 40,00 porém saia às 13 horas e não daria tempo para eu fazer o passeio.