O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe na Cidade do México

Santuário de Guadalupe na Cidade do México

A tradição oral e documentos da Igreja Católica relatam aparições de Maria em vários lugares do mundo. Esses lugares se transformam em centros de peregrinações onde são erguidos Santuários. Exemplo disso é o de Nossa Senhora de Fátima em Portugal,  Nossa Senhora de Guadalupe no México e Nossa Senhora Aparecida aqui no Brasil.

O de Aparecida é o maior santuário mariano do mundo. Mas é o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe na Cidade do México o mais visitado, recebendo 20 milhões de pessoas por ano.

Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América

Santuário de Guadalupe na Cidade do México
Imagem original da Virgem de Guadalupe estampada no manto de Juan Diego. Está exposta na Basílica Nova.


>> Em 1531 Maria teria aparecido ao 3 vezes ao  índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin e mais uma ao seu tio na Colina de Tepeyac onde hoje é a Cidade do México. Ela pede que seja construída uma igreja dedicada a ela.

>> Ao contar ao bispo sobre as aparições, ele reluta em acreditar e pede uma prova.

>> A virgem então pede que Juan Diego vá colher flores no pico da colina onde não era comum, principalmente no inverno.

>> Juan Diego leva as flores envolvidas em sua tilma (um tipo de manto feito de cacto usado pelos povos pré-colombianos). Ao abrir diante do bispo, as flores caem e a imagem de Maria fica estampada no tecido.

>> A tilma tem duração de 20 anos, e a com a imagem existe até hoje na Basílica.

>> Nossa Senhora de Guadalupe passou a ter grande devoção no México. E o seu Santuário é um dos mais visitados do mundo. É celebrada no dia 12 de dezembro.

>> Juan Diego Cuauhtlatoatzin foi canonizado em 2002 pela Igreja Católica sendo o primeiro índio americano se tornar santo.

>> Com características indígena , Nossa Senhora de Guadalupe é padroeira do México e da América Latina.

    O Santuário de Guadalupe

    Santuário de Guadalupe na Cidade do México

    Conheci o Santuário de Guadalupe na volta de Teotihuacán. Ele fica no norte da Cidade do México no trajeto  das ruínas da cidade dos deuses. Sendo assim, além de receber muitos peregrinos, o lugar recebe muitos grupos de turistas que estão de passagem.

    >> Quanto custa uma viagem econômica para o México?

    Normalmente as excursões param primeiro no santuário e depois seguem para Teotihuacán. Estão a dica é fazer como fiz e inverter deixando o Santuário de Guadalupe para o final. Fui numa segunda feira e estava quase vazio.

    De Teotihuacán ao Santuário de Guadalupe

    Se você for de ônibus por conta própria para Teotihuacán, na volta fale com o motorista que vai ao santuário e ele vai te deixar próximo ao metrô ou onde dê para ir caminhando. Fui com um muito gente boa, falou para eu sentar na primeira poltrona e foi conversando comigo sobre o México e o Brasil.

    >> Saiba como é viajar de ônibus pelo México.

    Ele me deixou em uma esquina da Av Montevideu que dá acesso ao Santuário, caminhei uns 600m. Mais próximo do Santuário têm lanchonetes e restaurantes com bons preços. Aproveitei para comer, pois não havia almoçado.

    A minha visita

    Santuário de Guadalupe na Cidade do México
    Basílica Nova

    Cheguei por trás da Basílica Nova, entrei, estava acontecendo uma missa então não fiquei circulando. Observei um pouco e sai pela frente numa grande praça com mais duas igrejas. Achei a basílica mais bonita por dentro do que por fora.

    A comparação com o Santuário de Aparecida em São Paulo foi imediata. Em Aparecida a Basílica Nova é grandiosa. A de Guadalupe é grande, mas não imensa. Mas o Santuário mexicano, diferente do nosso, é formado por várias igrejas com histórias próprias, e se quiser conhecer tem que andar.

    Imaginei que fosse chegar ao Santuário, visitar uma linda igreja, conhecer a história e ir embora. E andar não estava nos meus planos. Estava cansado da visita a Teotihuacán. Mas a curiosidade foi maior e lá fui eu conhecer.

    Santuário de Guadalupe na Cidade do México
    Interior da Basílica Nova

    A Basílica Nova (Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe) é da década de 70 com uma arquitetura diferenciada das outras igrejas de épocas anteriores. Foi construída devido a problemas estruturais na Basílica Velha e também para atender um maior número de pessoas. É nela que está o tecido com a imagem original da Virgem de Guadalupe.

    Santuário de Guadalupe na Cidade do México
    Basílica Velha.

    Em frente está a grande Praça Mariana. Em uma das laterais, próxima a Basílica, está a primeira Basílica construída (Templo Expiatório a Cristo Rey). É uma linda igreja barroca do início do século XVIII.

    Ao seu lado está o ex convento Capuchino do século XVIII. Nele conheci a igreja da Paróquia de Santa Maria de Guadalupe.

    Estas igrejas chamam atenção da gente pela beleza, mas também por terem uma inclinação e isso incomoda. Mais ainda quando estamos no seu interior. A região era um lago e o terreno não suporta o peso. Ou seja, elas estão afundando.

    Santuário de Guadalupe na Cidade do México
    Basílica Velha e ao seu lado a Paróquia de Santa Maria de Guadalupe.

    Continuei à esquerda da praça e apareceram outras igrejas, mas também uma leve subida seguida por uma escadaria que levava ao alto do Monte de Tepeyac. Era tudo que eu não queria. Mas fui atraído por uma música e continuei.

    A primeira igreja ao sair da praça é a Capilla de indios. Do século XVII, é a igreja mais antiga do Santuário e está no mesmo lugar de uma das aparições e indicado por Juan Diego para construção da primeira igreja dedicada ao culto da Virgem pelos nativos (daí o nome). Foi onde ficou a imagem da Virgem até a construção da primeira Basílica. Nela estão relíquias de Juan Diego que também viveu no local.

    Santuário de Guadalupe na Cidade do México
    Capilla del Pocito

    A seguinte era a Capilla del Pocito, a mais bonita e de onde imaginei que vinha a música. Mas vinha do mercado na rua atrás da capela, rsrs.

    É uma construção barroca lindíssima do fim do século XVIII em forma oval e com o teto abaulado cheia de detalhes. Foi construída para proteger o poço que está no seu interior. No local aconteceu uma das aparições da virgem de Guadalupe e por isso a população considerava (ou considera) a água milagrosa.

    Santuário de Guadalupe na Cidade do México
    Detalhes do teto e fachada da Capilla del Pocito.

    Só faltava subir a escadaria até o seu topo onde está a Capilla del Cerrito erguida no local da primeira aparição da virgem e onde aconteceu o milagre das flores. O lugar que deu origem ao Santuário. Desci pelo lado contrário e cheguei novamente à praça.

    Na frente da igreja e em toda escadaria tem mirantes com vista para a cidade. É se vê as torres das basílicas, Praça e da cidade do México. 

    Santuário de Guadalupe na Cidade do México
    Escadaria para a colina onde teve a primeira aparição da Virgem.

    Santuário de Guadalupe na Cidade do México
    Vista que se tem do alto da colina.

    Outros espaços

    Estes foram os atrativos que conheci, e eu diria que são os principais para uma turística. Mas o Santuário conta com outros espaços abertos a visitação como Biblioteca e um museu com acervo de mais de 4000 peças.

    Tem espaços para atendimento religioso, monumentos e conta com uma estrutura para atendimento ao visitante de restaurante, lanchonete, banheiros, informações turísticas e atendimento médico. Dentro do complexo tem poucos lugares de lembranças e artigos religiosos, mas ao redor tem comércio.

    Santuário de Guadalupe na Cidade do México
    Jardins no Santuário.

    Visitação

    * Fiz a visita livremente, mas o Santuário oferece visita guiada grátis.
    * O Santuário está aberto todos os dias. Porém as igrejas têm horários diferentes.
    * Não paga para entrar.

    Como chegar

    * O lugar é bem servido de ônibus, Metrô (Estação La Villa-Basílica) e Metrobús (várias estações). Veja o que é melhor conforme o horário.
    * Na hora que fui embora (por volta das 17h) perguntei no posto de  informações turística que fica ao lado da Basílica, e foram taxativos ao indicar o Metrobús devido a lotação do Metrô.
    * Fui para o centro e usei a Estação Garrido da linha 7.


    O O Santuário de Guadalupe fez parte do meu roteiro de 4 dias na Cidade do México. Veja o meu roteiro completo pelo país.

    Veja onde ficar na cidade do México. Viaje tranquilo com um carro alugado ainda aqui no Brasil, é mais barato.

    Postar um comentário

    0 Comentários