Metrobús: Uma forma barata e prática de ir do aeroporto para o centro da Cidade do México


Metrobús, como ir do aeroporto para o centro da Cidade do México

Existem várias opções de transporte para quem quer sair do Aeroporto Internacional da Cidade do México, desde metrô a transfer privativo. Se você estiver sozinho, quiser economizar, mas não quiser encarar o aperto do metrô de uma das cidades mais populosas do mundo, então escolha o Metrobus.

O Metrobus é uma forma barata e prática de ir do aeroporto ao centro da Cidade do México.  São ônibus expressos que percorrem faixas expressas por algumas regiões da cidade, incluindo o aeroporto. São ônibus bons com informações sonoras e visuais das estações, alguns são de dois pisos, sendo que o segundo piso permite ter uma boa visão panorâmica da cidade. Usei o Metrobus não só para sair do aeroporto, mas para circular pela cidade em vários horários e só uma vez estava cheio e viajei em pé. Mas o intervalo é pequeno e é só esperar o próximo. Para usar o serviço é preciso ter um cartão.

O CARTÃO


Foto site Metrobús

Primeiro precisa comprar o cartão. Chegou ao aeroporto procure uma máquina de venda e recarga, tem tanto no Terminal 1 e no Terminal 2. Cheguei pelo 1, lá a máquina fica no térreo na porta 7, e aí seguir as orientações que estão na própria máquina. Se precisar tem um funcionário que ajuda, e a máquina aceita moedas e notas.

O cartão custa $16 pesos. E aí precisa carregar mais um valor para pagar as viagens. A tarifa normal é de $6 pesos, mas no caso do aeroporto a tarifa é de $30 pesos. Se pretender usar outras vezes é bom sempre ter um saldo, em várias estações é possível recarregar, mas não em todos pontos de embarque.

Para usar o cartão é só passar no leitor. Em algumas estações ele fica na entrada, em outras ele fica dentro dos veículos. Em algumas linhas você tem até 2 horas para sair e embarcar em outro veículo sem precisar pagar outra tarifa.

COMO IR DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE

Foto site Metrobús

A linha do Metrobús que atende o aeroporto é a linha 4. Ela têm 2 rotas diferentes, a Ruta Norte e a Rota Sur, que a partir da estação San Lázaro fazem rotas diferentes:

** Ruta Sur: Liga a estação San Lázaro a estação Buenavista.
** Ruta Norte: Liga os terminais do aeroporto a estação Buenavista passando pela estação San Lázaro.

Linha 4 que atende o aeroporto

Portanto, se a sua estação não estiver na Rura Norte você terá que descer na estação San Lázaro e pegar o Metrobús da Ruta Sur. E foi isto que fiz, pois a estação que me atendia era a do Museo de la Ciudad.

Então embarquei  na estação do Terminal 1 no aeroporto. Ela fica à esquerda de quem sai na porta 7, é simplesmente uma coluna preta com o símbolo que representa o local, no caso um T2. Desci dentro da estação San Lázaro e logo em seguida passou o Metrobús da Ruta Sur, embarquei e segui para o centro da Cidade do México. Fui sentado e tranquilo.

SOBRE AS ESTAÇÕES

Foto site Metrobús

São chamadas de estações os pontos de embarque e desembarque. Existem as fechadas com locais específicos de desembarque e embarque como a estação San Lázaro, por exemplo. Têm as que são só locais com abrigos como um ponto de ônibus aqui no Brasil. Nesses dois casos tem máquina para recarga e sempre um segurança.

Mas tem também as estações que são simplesmente uma coluna preta com itinerário e no topo tem o símbolo do local, como no aeroporto, nesse último caso é tão discreto que pode passar despercebido (aconteceu comigo). Em todas elas o acesso é fácil, ficam no nível da rua.



Metrobús, como ir do aeroporto para o centro da Cidade do México

A EXPERIÊNCIA

Gostei tanto que usei o Metrobús como principal transporte para circular na cidade indo, por exemplo, para o Museu Nacional de Antropolia, Castelo Chapultepec e Basílica de Guadalupe.

Na dia de ir embora a atendente do Hostal me convenceu de usar o metrô no lugar de Metrobús alegando que seria mais rápido e que já desceria no aeroporto, seria mais prático.  Me arrependi, fui em pé, apertado. no calor e com mala. Além de ter escadarias para descer e subir nas estações.

Postar um comentário

0 Comentários