Castelo de Chapultepec: o Museu Nacional de História na Cidade do México

Castelo de Chapultepec, Cidade do México

Um dos lugares para ir em Cidade do México é o Bosque de Chapultepec. Uma imensa área verde rodeada pela grande metrópole é se tornou o maior parque urbano do país com muitas atrações.


Os Astecas consideravam a floresta sagrada. Eles já frequentavam, mesmo sendo distante, na época, da capital (onde hoje é o centro histórico). Com os espanhóis foi transformada em reserva natural e com o crescimento urbano o bosque ficou próximo do centro. Está em Polanco o bairro mais moderno da cidade.

Castelo de Chapultepec, Cidade do México

O bosque em si já é uma atração. Fui num dia ensolarado, bonito, e tinha muita gente curtindo o lugar. E nele têm ainda outros atrativos como zoológico, parques, feiras, teatro e museus.

Fui para conhecer o Museu Nacional de Antropologia, o Museu Nacional de História e de quebra o bosque. Mas não cheguei cedo, e como precisa de tempo para os museus o que vi do bosque foi só o que estava no caminho entre os um e o outro. Mas pelo que vi, seria legal ter ficado mais tempo no bosque.

Castelo de Chapultepec

No bosque tem uma colina cujo nome é Chapulin (lembrou do chapulin colorado, né?). Significa gafanhoto e Chapultepec significa “Colina de Chapulin”.

Castelo de Chapultepec, Cidade do México

Os Astecas tinham construções na colina. Mas chegaram os colonizadores espanhóis e escolheram ter no local uma mansão de lazer. Depois resolveram ter ali a residência dos vice-reis e ergueram o Castelo de Chapultepec.

Castelo de Chapultepec, Cidade do México

Desde esta época até o ano de 1939 o Castelo de Chapultepec teve várias fazes e foi palco de vários acontecimentos históricos do país. Teve períodos de abandono e foi utilizado de várias formas. Abrigou colégio Militar, observatório astronômico do México e foi residência oficial de vice-reis da Espanha, imperador francês, governadores e presidentes mexicanos. Foi tomado pelos americanos na guerra de expansão territorial dos Estados Unidos.

Castelo de Chapultepec, Cidade do México

Em 1939 o castelo deixa de ser residência oficial do Presidente da República para abrigar o Museu Histórico Nacional. E por todos acontecimentos não teria melhor lugar para ser.

Museu Histórico Nacional

É uma construção grande e que se destaca no alto da colina. Ainda guarda características originais das diversas fases de sua ocupação. Dependendo de onde se olha parece um palácio, uma fortaleza ou um castelo. Tem jardim interno francês com torre de observação. O castelo já é uma atração.

Castelo de Chapultepec, Cidade do México
A queda de Juan Escutia, um dos Niños Héroes na intervenção norte-americana. Mural de Gabriel Flores na cúpula da entrada

O Museu Nacional de História ocupa esse ambiente com um acervo permanente, formado por obras de arte, mobílias e outros objetos, que narram os diversos períodos do México desde a chegada dos colonizadores. Contam também a história do próprio castelo e como era o seu interior na época dos seus moradores.

Castelo de Chapultepec, Cidade do México
Revolução Mexicana. Mural de David Alfaro Siqueiros.

Acontecem também exposições temporárias. Mas foram os grandes murais em paredes inteiras e tetos que mais chamaram a minha atenção no acervo. Observei que na cidade têm muitos murais que que retratam fatos históricos. Gosto muito.

Castelo de Chapultepec, Cidade do México

E outra atração é a vista que se tem dali. A sua localização no alto com sacadas e varandas permitem uma visão privilegiada do Bosque de Chapultepec e da própria Cidade do México. Então destaco o prédio, murais e a vista.

Castelo de Chapultepec, Cidade do México


Visita ao Museu

>> A visita acontece de terça a domingo das 9h às 17h, mas tem que sair 10 min antes.
>> Ao visitar o museu leve em consideração que ele não é pequeno, e fica no alto de uma colina. Você terá que subir uma ladeira. Eu fui à tarde e só tive um pouco mais de 1h para visitar e achei que foi corrido.
>> O valor do ingresso é de 80 pesos. Crianças até 13 anos, pessoas com mais de 60 anos, estudantes, professores, aposentados e deficientes tem a entrada liberada.
>> Aos domingos, mexicanos e residentes no México não pagam ingresso. Com isso pode ter um público maior.
>> O museu tem o serviço de visitas guiadas em dias e horários específicos com agendamento.
>> O Museu Nacional de História conta o México a partir da chegada dos colonizadores, e o Museu Nacional de Antropologia conta a história do país no período pré-hispânico. Sugiro conhecer primeiro o Museu de Antropologia.

Castelo de Chapultepec, Cidade do México
Altar a la Pátria. Monumento no bosque em homenagem ao Cadetes heróis que defenderam o castelo durante invasão americana.


Como chegar

>> O museu fica no Bosque de Chapultepec no Bairro de Polanco. A estação de metrô mais próxima é a Chapultepec da linha 1. A estação de Metrobús é a Gandhi da linha 7.
>> Eu visitei primeiro o Museu Nacional de Antropologia. Fui do centro histórico ao Museu de Metrobús e desci na estação Antropologia da linha 7, próxima a entrada.
>> Do Museu de Antropologia para o Museu de História fui caminhando.

Castelo de Chapultepec, Cidade do México
Paseo de la Reforma. Avenida que liga o Castelo ao Zócalo

O Museu Nacional de História fez parte do meu roteiro de 4 dias na Cidade do México. Veja o meu roteiro completo pelo país.

Veja onde ficar na cidade do México. Viaje tranquilo com um carro alugado ainda aqui no Brasil, é mais barato.

Postar um comentário

0 Comentários