Tour pelo Centro Histórico da Cidade do México

Centro histórico da Cidade do México
Catedral da Cidade do México

O meu segundo dia na Cidade do México foi reservado para conhecer o Centro Histórico. E não foi por acaso que escolhi o domingo para fazer isso. Nesse dia da semana, mas do que nos outros, os mexicanos saem para passear transformando o domingo em um dia especial para conhecer a cidade e as pessoas em um tour a pé.

Pelas ruas se vê vendedores de paletas, de churros. Nas praças têm moradores em momento de lazer e grupos folclóricos apresentando danças e rituais dos seus antepassados para os turistas. E em todos os cantos estão os “organilleros” que são músicos de rua. E não vai ser difícil ver Mariachis.

Centro histórico da Cidade do México
Organilleros

E toda esta movimentação tem como cenário monumentos históricos seculares. O centro histórico foi onde a cidade começou. Foi o centro do poder religioso e político dos Astecas, e onde os colonizadores espanhóis ergueram o centro do poder deles. Portanto há muito para ver e conhecer.

             

Centro Histórico da Cidade do México

Centro histórico da Cidade do México

Comece o tour pelo Zócalo, como é conhecida a praça principal das cidades mexicanas apesar de ter nomes específicos. Na Cidade do México é Praça da Constituição. Ela é bem grande, tem movimento dia e noite. Sempre com turistas, grupos folclóricos e policiais. 

Ao redor do Zócalo estão alguns atrativos. Em uma lateral inteira da praça está a Catedral da Cidade do México. Com todo aquele tamanho ela te convida a entrar. Demorou 240 anos para ser construída. É imensa com várias capelas e altares. Mas o que gostei mesmo foi dos grandes órgãos gêmeos (únicos no mundo) e do crucifixo com o cristo negro que eu não conhecia. Entrada livre.

Centro histórico da Cidade do México
Um dos órgãos da Catedral

Ao lado da catedral dos colonizadores cristãos está o que sobrou do centro cerimonial dos Astecas, as ruínas do Templo Mayor. Depois de passar pelas ruínas chega-se ao museu que não pode deixar de ser visitado. Além de ser bonito e interessante, é ali que você vai entender aquele local e a própria cidade. Entrada paga.

Em outra lateral do Zócalo está o Palácio Nacional, uma obra grandiosa construída pelos espanhóis no mesmo local da sede do império Asteca para sediar o novo governo. Hoje abriga a presidência da república.

Centro histórico da Cidade do México
Pátio do Palácio Nacional

A visita permite conhecer jardins, pátios e alguns ambientes como o antigo parlamento. Mas o que chamou atenção mesmo foram os grandes e coloridos painéis do pintor mexicano Diego Rivera. Neles o artista conta a história do México.

A entrada é pela Calle Moneda, é livre e só precisa deixar um documento na portaria. Também tem opção de visita guiada paga. De terça a domingo das 10h às 18h.

Centro histórico da Cidade do México
Um doa murais de Diego Rivera

Do Palácio andei pela Calle Moneda que estava bem movimentada com comércio de rua e que têm outros locais de visitação como igrejas e espaços culturais. Ao lado do palácio visitei o Museu Nacional das Culturas. Um lugar incrível com arte de vários países, com exposições e apresentações culturais. E na programação estava o Brasil, tinha música da tropicália, dança e capoeira. Entrei porque ouvi a nossa música e valeu a pena. Visitas de terça a domingo das 10h às 17h. Entrada livre.

Centro histórico da Cidade do México
Museu Nacional das Culturas

Atravessando o Zócalo, passe em frente a catedral e siga por seis quadras para chegar ao Palácio de Bellas Artes. Principal endereço da arte reunindo teatro, museus, salas e biblioteca. Local de grandes espetáculos e exposições. O tamanho e a beleza da arquitetura já causa impacto na chegada. E o interior é igualmente bonito.

Centro histórico da Cidade do México
Palácio de Bellas Artes
Na visita tive acesso somente ao grandioso saguão com exposições temporárias e murais de grandes artistas, e no último piso ao museu de arquitetura. Gostei do que vi, mas imaginei que fosse conhecer a sala principal de apresentação. Mas isso só em dias e horários específicos.  Na verdade, o bom deve ser assistir uma apresentação.

Centro histórico da Cidade do México
Um dos murais do Palácio de Bellas Artes

Foi o lugar mais cheio que visitei. Tinha gente visitando e gente chegando para as apresentações. Fui à tarde, talvez pela manhã seja mais calmo. E era domingo, dia de visita grátis. De terça a sábado paga 70 pesos para a área comum do palácio e para visita o museu de arquitetura 55 pesos. Horário das 10h às 18h.

Ao lado do Palácio das Artes está a Alameda Central, uma praça bonita e agradável. Nela está o monumento em homenagem a  Benito Juárez, ex - presidente do México.

Centro histórico da Cidade do México
Monumento na Alameda Central

Na região tem muitos museus com temas nacionais e mundiais. Em frente a praça está o Museu Memória e Tolerância, um dos belos museus que visitei no país. Mas o acervo com fotos e objetos reais é chocante e nos remete a episódios terríveis de violência contra a humanidade, incomodando e não deixando cair no esquecimento. A visita é paga e acontece de terça a domingo, veja informações no site.

Centro histórico da Cidade do México

Na mesma calçada do museu está um portal oriental do Bairro Chino e logo depois está a Torre Latinoaericana, um edifício com 44 andares que já foi o mais alto da América Latina. Conta com restaurante, dois museus e no seu topo está o que mais atrai visitantes, um mirante com uma visão de 360 graus da cidade.

Centro histórico da Cidade do México

Com o mesmo ingresso é permitido entrar várias vezes no mesmo dia. Sem planejar fui no fim da tarde e acho que fui na melhor hora, ainda estava dia e assisti um belo pôr do sol. Pode ser visitado todos os dias das 9h às 22h (público geral 130 pesos). 

A torre fica na Av Madero, uma rua de pedestres que segue até o Zócalo. É bem movimentada com belas construções e opções de bares e restaurantes. É foi em um deles que terminei o meu tour pelo centro histórico da Cidade do México.

Centro histórico da Cidade do México


Como chegar

Eu que estava hospedado no bairro não usei transporte em momento algum. Mas para quem estiver em outro lugar pode ir de metrô e descer na estação Zocalo. Tem também a opção do metrobús com vários estações. No centro tem várias opções para alimentação.

O tour no centro histórico fez parte do meu roteiro de 4 dias na Cidade do México. Veja o meu roteiro completo pelo país.

Postar um comentário

0 Comentários