O que saber antes de visitar Machu Picchu

Machu Picchu

A cidade sagrada dos incas Ă© o principal atrativo do Peru e uma das sete maravilhas do mundo. Conhecer Machu Picchu Ă© a vigem dos sonhos de muita gente. Ano passado quase 1 milhĂŁo e meio de pessoas visitaram o sĂ­tio arqueolĂłgico, mesmo localizado no alto de uma montanhas e tendo que seguir vĂĄrias condiçÔes para realizar o sonho. Portanto antes de visitar Machu Picchu Ă© preciso tomar alguma providĂȘncias e aĂ­ vocĂȘ pode procurar uma agĂȘncia de viagens para resolver tudo, mas tambĂ©m Ă© perfeitamente possĂ­vel ir por conta prĂłpria. NĂŁo precisa de visto e nĂŁo Ă© obrigatĂłrio o passaporte, pode viajar com a carteira de identidade em bom estado.
 

INGRESSO

Se vocĂȘ marcou viagem, comprou passagens, reservou hotel, mas nĂŁo comprou o ingresso, vocĂȘ corre o risco de nĂŁo conhecer a “Cidade Perdida” dos Incas. Isso porque hĂĄ um limite diĂĄrio de pessoas que podem entrar em Machu Picchu. Esta medida Ă© para preservar a atração controlando e distribuindo melhor o nĂșmero de visitantes.

EntĂŁo quando vocĂȘ tiver a data da sua viagem, antes de tudo entre no site do MinistĂ©rio da Cultura do Peru e veja se hĂĄ disponibilidade de ingressos. No prĂłprio site vocĂȘ compra o seu ingresso, observe as opçÔes de ingresso conforme as atraçÔes e que a visita estĂĄ dividida entre manhĂŁ e tarde sendo que o ingresso Ă© separado por turno. Esta novidade faz parte das novas regras que começaram a valer desde o dia 01 de julho de 2017, veja neste post.

Machu Picchu

“Como comprar o ingresso?

Primeiro: Entre no site, vĂĄ no canto superior esquerdo em “compre online”, clique em Lugar para se visitar e depois em Machupicchu. Clique logo abaixo para “selecionar a rota” e escolha entre:

Machupicchu (1Âș turno – 06 Ă s 12hs): Ingresso geral para entrar na cidade Inca.
Machupicchu (2Âș turno – 12 Ă s 17:30hs): Ingresso geral para entrar na cidade Inca.
Machu Picchu + Montanha (1Âș grupo - 7 Ă s 8hs): Entrada para a cidade Inca e subida Ă  montanha Machu Picchu.
Machu Picchu + Montanha (2Âș grupo – 9 Ă s 10hs): Entrada para a cidade Inca e subida Ă  montanha Machu Picchu.
Machu Picchu + WuaynaPicchu (1Âș grupo – 7 Ă s 8hs): Entrada para a cidade e subida a Huayna Picchu no primeiro grupo.
Machu Picchu + WuaynaPicchu (2Âș grupo – 10 Ă s 11hs): Entrada para a cidade e subida a Huayna Picchu no segundo grupo.

Tem também a opção de Machupicchu horårio vespertino, mas com a divisão do ingresso geral em turnos, parece que esta opção deixarå de existir.

“Visitar pela manhĂŁ ou Ă  tarde?

Eu viajei ano passado e o ingresso era um sĂł para o dia todo, entĂŁo nĂŁo precisei fazer esta escolha. Mas agora tem que decidir na hora da compra, nĂŁo pode trocar e se quiser ficar o dia todo terĂĄ que comprar 2 ingressos. Muita gente prefere subir bem cedo para ver o nascer do sol e chegar antes da multidĂŁo que sobe por volta das 10 horas. À tarde o pĂșblico Ă© menor e Machu Picchu fica mais tranquila. Mas quem comprar o ingresso para uma das montanhas, terĂĄ necessariamente que ir pela manhĂŁ.

Outra coisa, se escolher ir pela manhã tem que ir cedo para aproveitar, tem que necessariamente dormir em Águas Calientes e nada pode dar errado. Eu programei para subir cedo, mas tive problema na noite anterior e jå era tarde quando consegui subir.

Machu Picchu

“O que Ă© a Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu?

São duas atraçÔes dentro da cidade que precisam de ingressos específicos (são poucos e esgotam rapidamente). São montanhas e são para quem gosta de trilha, exige preparo físico e é para quem não tem problemas com altura. Eu não fui.

Segundo: Depois que escolher o seu tipo de ingresso, clique em uma data no calendĂĄrio e ao lado irĂĄ parecer se hĂĄ disponibilidade para o dia escolhido, caso tenha, preencha a quantidade de ingresso e clique em “Passo 2” . Preencha os dados solicitados e continue no “Passo 3”. Confira as informaçÔes e confirme a reserva. IrĂĄ aparecer uma tela com os dados e o cĂłdigo da reserva.

Terceiro: Clique na aba “pagamentos” e digite o cĂłdigo de reserva e clique em “pagar”. IrĂĄ aparecer outra tela com os dados, clique em “enviar” e irĂĄ abrir o site da VISA. É, pela internet sĂł dĂĄ para comprar o ingresso com cartĂŁo internacional da VISA que conte com o sistema de segurança Verifed by Visa.

Preencha os dados e conclua o pagamento. Caso nĂŁo consiga comprar pela internet, terĂĄ que comprar por uma agĂȘncia de turismo ou deixar para comprar lĂĄ no Peru correndo o risco de ficar sem ingresso.

ObservaçÔes:
  • O ingresso Ă© nominal e intransferĂ­vel;
  • SĂł pode ser usado no dia escolhido, sĂł em casos especĂ­ficos que pode trocar a data (trocaram a data do meu porque nĂŁo tinha como chegar devido a uma greve);
  • Na entrada tem que apresentar o ingresso, documento de identificação e o cartĂŁo de crĂ©dito usado para a compra;
  • Se usou cartĂŁo de crĂ©dito de outra pessoa lembre-se de levar uma cĂłpia do cartĂŁo.

Machu Picchu


    COMO IR A PARTIR DE CUSCO

    Com o ingresso comprado, agora terĂĄ que escolher como ir atĂ© Machu Picchu. NĂŁo, Machu Picchu nĂŁo fica em Cusco como eu cheguei a pensar um dia. A cidade dos Incas estĂĄ a 112 km, no alto de uma montanha na floresta e nĂŁo dĂĄ para ir de Uber. Ou vocĂȘ vai de trem ou vai caminhando. É, muita gente opta por fazer uma trilha que pode levar 3, 4 ou 5 dias passando pelo caminho Inca que liga a outros sĂ­tios arqueolĂłgicos. Tem agĂȘncia que organiza tudo e monta uma estrutura com guias, animais, comida e ajudantes. Ouvi de uma pessoa que tinha atĂ© cerveja. Quem faz a trilha jĂĄ chega diretamente a cidade perdida, que vai de trem chega ao distrito de Águas Calientes, tambĂ©m conhecido como Machu Picchu Pueblo, ponto final do trem.

    Eu fui de trem. As empresas que fazem o trajeto sĂŁo a Peru Rail e a Inca Rail, as duas sĂŁo parecidas com opçÔes de categoria de carros e as passagens tĂȘm praticamente o mesmo valor e nĂŁo sĂŁo baratas. Fui com a Peru Rail pelas opçÔes de horĂĄrios, viajei na categoria Expedition a mais simples e consequentemente com o menor preço. As cadeiras ficam de frete uma pra outra com uma mesa entre elas, ou seja, vocĂȘ vija com uma pessoa na sua frente e nĂŁo consegue esticar as pernas (esta configuração se repete em outras categorias), eu que sou grande achei desconfortĂĄvel.

    VocĂȘ compra a passagem no prĂłprio site, depois de concluĂ­da, vocĂȘ irĂĄ receber um e-mail com um voucher que deve ser trocado em algum escritĂłrio lĂĄ no Peru, tem em vĂĄrias cidades. NĂŁo tem como escolher o assento e lembre-se que terĂĄ que levar o cartĂŁo de crĂ©dito usado na compra ou se comprou com cartĂŁo de outra pessoa terĂĄ que levar uma cĂłpia do cartĂŁo e de um documento de identidade.

    Machu Picchu   
       
    A estação mais próxima de Cusco é a Poroy que fica uns trinta minutos de carro de Cusco e a partir dela a viagem tem duração aproximada de 4 horas. Tem também as estaçÔes de Urubamba (somente trem da Peru Rail) e a de Ollantaytambo, a mais próxima de Águas Calientes com aproximadamente 2 hora de vigem, atrasos são comuns. Muita gente aproveita o passeio ao Vale Sagrado e jå fica em Ollantaytambo para seguir viagem.

    Eu viajei Ă  noite tanto na ida como na volta e portanto nĂŁo pude ver a paisagem, mas quem viajou de dia garante que vale muito a pena.

    “ É possĂ­vel ir e voltar no mesmo dia?

    Sim, desde que vocĂȘ escolha conhecer Machu Picchu no perĂ­odo da tarde. Saindo de Cusco ou Ollantaytambo pela manhĂŁ e retornando somente Ă  noite, leve em consideração o tempo de viagem, o tempo para mudar do trem para o ĂŽnibus e subir e atĂ© MP e as possĂ­veis filas.

    ÔNIBUS A MACHU PICCHU

    Se for de trem, ao chegar a Águas Calientes, vocĂȘ tem a opção de subir a pĂ© uma estrada bem Ă­ngreme e estreita de 7 km, ou ir de micro-ĂŽnibus pagando uma passagem bem cara (24 dĂłlares). Esta passagem vocĂȘ pode comprar na hora sem problemas apresentando o ingresso, mas se preferir pode comprar no site da consettur. A viagem de ĂŽnibus dura uns 30 minutos.

    GUIA DE TURISMO  

    Acho essencial fazer um tour guiado pela cidade sagrada quando vamos pela primeira vez. Se visitar sem um guia vocĂȘ vai curtir o lugar e tirar fotos lindas, mas vai ficar sem entender o porquĂȘ daquilo. Antes das novas regras contratar um guia era opcional, agora Ă© obrigatĂłrio. VocĂȘ pode contratar um guia antecipadamente ou diretamente na portaria.

    Machu PicchuGuia de Turismo durante o Tour na cidade dos Incas. AtrĂĄs dela estĂĄ a montanha Huayna. 
       

    MELHOR ÉPOCA

    De maio a setembro quando chove menos, ou seja no inverno. Fui em setembro, nĂŁo peguei chuva e senti calor. DĂĄ para ir de bermuda. Os melhores meses sĂŁo junho e julho, mas tem mais gente.

    ONDE FICAR

    Se quiser visitar a cidade Inca bem cedo a opção de pernoite é em Águas Calientes (veja este site), nome dado em espanhol ao povoado de Machu Picchu. Hå opçÔes de Hostel, Pousadas e Hotel, se for em alta temporada sugiro fazer reserva antecipada para conseguir um preço melhor. O lugar é pequeno, a estação de trem é bem no centro assim como o ponto do Înibus para ir a cidade Inca . Hå restaurantes, bares, mercados e artesanato, mas os preços são melhores em Cusco. Eu cheguei tarde, dormi, passei o dia na cidade Inca e no fim da tarde retornei a Ollantaytambo, portanto não conheci Águas Calientes.

    VACINA

    Não é exigido certificado de vacinação para visitar a região e para retornar ao Brasil também não. Veja mais informaçÔes aqui

    SEGURO VIAGEM 

    NĂŁo Ă© obrigatĂłrio, mas Ă© recomendĂĄvel ter um seguro em uma viagem internacional. Eu viajei com o MONDIAL ASSISTENCE, que vocĂȘ pode adquirir aqui no blog.    

    “Viajei ao Peru em setembro de 2016, veja aqui o meu roteiro.

    Postar um comentĂĄrio

    6 ComentĂĄrios

    1. Marcelo Ribeiro
      Fiquei encatada com seu blog quanto conteĂșdo bacana, nossa tenho certeza que jĂĄ ajudou muitas pessoas pois seus artigos sĂŁo realmente de valor espero em breve poder viajar obrigada por compartilhar.
      http://vejamaissobre.com/

      ResponderExcluir
    2. OlĂĄ, gostaria de saber como fez para trocar a data dos ingressos. Vou ter que fazer isso e nĂŁo tenho a minima ideia de como se faz
      Obrigada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Joele, tudo bem?
        A troca só aconteceu porque depois que comprei os ingressos foi divulgada uma manifestação no trajeto entre Cusco e Machu Picchu para o período da minha visita. Então as pessoas estavam podendo trocar as passagens de trem e os ingressos para outras datas. Somente por isso, porque normalmente não é possível.
        Leia sobre este esse perrengue aqui: http://www.guiaeturismo.com/2017/08/machu-picchu-e-os-meus-perrengues-na-viagem.html

        Excluir
    3. Muito esclarecedor seu blog!!! Eu achava que para ter a vista que vocĂȘ estĂĄ na primeira foto, seria necessĂĄrio subir a Montanha Machu Picchu. Irei Ă  tarde no inĂ­cio de setembro, vocĂȘ lembra quantos graus pegou? Um abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ou Gilberto, obrigado por visitar o blog.
        NĂŁo lembro quantos graus peguei, mas lembro que fez calor.
        Antes de ir imaginava que faria frio e saĂ­ da posada todo agasalhado com luva e etc... mas foi desnecessĂĄrio.
        A gente anda e sobe muito e com isso faz calor. Havia muita gente de bermuda numa boa.

        Excluir