Litoral do Espírito Santo. Conheça as praias Capixabas

Praias Capixabas

O estado do Espírito Santo tem um litoral extenso oferecendo muitas opções de praias. Temos praias pequenininhas e praias extensas, praias dentro de áreas de proteção, praias desertas e praias urbanas, e temos até praia oficial de naturismo. São só 14 municípios litorâneos, mas eles ocupam mais de 400km da costa.

Aqui no blog já dei dicas de praias de alguns desses municípios. Neste post vou relembrar alguns lugares e colocar os links para você ir direto aos posts com mais informações. No final vou dar dicas de praias que ainda não tem informações delas aqui no blog. Aproveite!

Aracruz

Localizado no litoral norte do Espírito Santo, o município de Aracruz têm praias extensas, de areia grossa e que formam um belo cenário. Muitas bem movimentadas como a praia de Barra do Sahy, mas também têm outras mais tranquilas. A maioria é de fácil acesso e com estrutura de quiosques e chuveiros. Aqui no blog tem post com sugestão de 5 praias para você ficar bem em Aracruz, e também tem post só sobre a praia de Gramuté que vale muito a pena conhecer. Neste post tem dica de outras duas praias: Formosa e Barra do Riacho.

Praias Capixabas
Praia Formosa

A praia formosa é uma das primeiras de quem chega ao município pela Rodovia ES 010 vindo de Vitória. É Extensa, boa para caminhar. Na maioria das vezes o mar é calmo, em uma parte têm arrecifes que formam pequenas piscinas naturais e tem uma boa vegetação com arvores para sombra.

Fica na beira da rodovia com fácil acesso e em frente a colônia de férias do SESC que oferece hospedagem. Sem estrutura de quiosques e sem vendedores, é preciso levar o que comer e beber. No verão conta com presença de guarda vidas.

Praias Capixabas
Praia de Barra do Riacho

Ainda em Aracruz, mais ao norte, está a praia de Barra do Riacho. Ela é separada da comunidade de mesmo nome pelo Rio Riacho. Por isso  também é conhecida pelos moradores (inclusive eu que sou de lá) como a “praia do outro lado”.

Para chegar até ela é preciso fazer a travessia com algum tipo de embarcação, não tem ponte. Esta dificuldade faz com que ela se mantenha preservada já que é frequentada por poucos moradores e por alguns surfistas quando acontece algum evento. Não tem estrutura alguma, inclusive sombra. Portanto tem que levar o que for precisar.

Afastada, é uma praia bem natural com vegetação de restinga e sua areia bem grossa diferencia das outra. Lugar ideal para quem quer sossego com um marzão a sua frente. É bonita e um mergulho ali faz muito bem. Mas tem que ter cuidado, pois é ‘mar de tombo’ inclinado e com as ondas quebrando logo na entrada.

Serra

O município de Serra faz parte da região da Grande Vitória. Ao norte da capital, Serra têm praias muito frequentadas por quem gosta de praias extensas de mar aberto e com estrutura. Entre outras praias se destaca a praia do balneário de Manguinhos, ou melhor, as praias, já que devido a sua extensão apresenta características diferentes. Ao norte têm piscinas naturais formadas pelos arrecifes. No centro do balneário a opção é para quem quer ficar próximo a bares e restaurantes. E ainda tem ao sul a Ponta dos Fachos, uma região menos urbanizada com boa faixa de areia e onde o comércio é feito por um ou outro vendedor.

Praias Capixabas

Praias Capixabas

Praias Capixabas

Ao sul, colada em Manguinhos, está a Praia de Bicanga. É também uma boa praia e o que a difere é que ela têm arvores que proporcionam um boa sombra e quiosques junto a praia. Da Ponta dos Fachos chega-se a ela caminhando pela praia, basta passar por um estreito e raso rio que separa as duas praias.

Praias Capixabas  Praia de Bicanga

Também é em Serra que está a única praia de falésias do litoral norte Capixaba. A praia não é apropriada para banho devido as pedras, mas tem um belo visual. Ela fica na entrada de Nova Almeida de quem chega por Jacaraípe.

Praias Capixabas
Praia das Falésias

Guarapari

Sem dúvida alguma é a cidade mais famosa do Espírito Santo e isso se deve às suas inúmeras praias. E não são só a quantidade (há quem diga que chega a 50), mas também a beleza e qualidade delas que atraem tanta gente. Tem praia pequenininha como a Praia das Virtudes no centro da cidade entre prédios, e a Praia do Morcego cercada por pedras e mata. Mas têm também, para quem prefere, praias maiores e com boa estrutura. Enfim, tem de todo tipo e elas estão no post sobre as praias de Guarapari.

Praias Capixabas
Praia das Virtudes

Praias Capixabas
Praia do Morcego

Anchieta

Vizinho a Guarapari está o município de Anchieta. Sim, o nome é em homenagem a São José de Anchieta que viveu os seus últimos anos ali. Mas não pense que lá tem somente um belo santuário dedicado a ele, não. Em Anchieta estão belas e boas praias do litoral sul capixaba. Você irá se surpreender! Entre elas está a Praia de Ubu, cuja palavra significa queda em tupi-guarani. Lá no post eu explico porque recebeu esse nome.

Praias Capixabas
Praia da Boca da Baleia

Marataízes

Também no litoral sul está o município de Marataízes com mais de 25km de boas praias. Mas a que chamou mesmo a minha atenção (e continua chamando) quando fui lá pela primeira vez foi a Praia das falésias, que na verdade não é só uma. O lugar rústico e os paredões que podem chegar a 40m de altura formam um belo cenário. O lugar logo atrai pelo visual que se tem ainda da estrada que passa na parte alta próxima às encostas e que te convida a parar em algum mirante. Se você parar, vai querer descer. E não hesite, desça.

Praias Capixabas


Vitória

A nossa capital também tem boas praias, mas ainda não tem post sobre elas aqui no blog. Vitória é uma cidade dividida em continente e ilhas. Na parte continental está a maior delas: praia de Camburí. Já as menores estão nas ilhas onde pequenas enseadas formam agradáveis e bonitas praias como a Praia das Castanheiras na Ilha do Frade, e a Praia da Direita na Ilha do Boi. As praias de Vitória são abertas para uma baía, portanto são de mar calmo praticamente sem ondas. Só as maiores contam com quiosques.

Praias Capixabas
Praia das Castanheiras na Ilha do Frade

Praias Capixabas
Praia da Direita na Ilha do Boi

São Mateus

Aqui no blog também não tem post sobre as praias do município de São Mateus, mas vale muito a pena conhecê-las. São Mateus está no litoral norte, distante de Vitória, mas também têm praias em ilha. Só que diferente da capital, lá elas são extensas, mar aberto e a água é morna. Na ilha de Gurirí se destacam a Praia Central, próxima a bares, restaurantes e meios de hospedagem. E a Praia do Bosque que chama atenção pela sua vegetação.
       
Praias Capixabas
Praia Central

Praias Capixabas



Praias Capixabas
Praia do Bosque

Estas são algumas praias capixabas. O litoral do Espírito Santo tem muito mais praias e com o tempo outras  serão acrescentadas neste post.

Postar um comentário

0 Comentários