Praias Capixabas: Guarapari

Praias de Guarapari

O verão acabou. Mas se engana quem pensa que não iremos mais à praia. Aqui no Espírito Santo o sol "poca" o ano todo. E as nossas praias serão sempre frequentadas.

Tivemos o verão mais quente dos últimos 26 anos. Era uma praia mais cheia que a outra. Eu mesmo nunca fui tanto a praia como nesse verão. Fui à praia que há muito tempo queria conhecer e fui até a praia que nunca tinha ouvido falar.

Este post é sobre estas praias que frequentei no verão. E pode te ajudar na hora de escolher uma praia capixaba. Não precisa esperar o próximo verão não, porque aqui sempre dá praia. Ficam mais vazias e até prefiro assim.

Como foram muita praias, não vou colocar todas em um único post para ele não ficar muito grande. Neste vou colocar as praias do balneário mais famoso do Espírito Santo.

Guarapari

Distante 50km da capital Vitória no litoral sul, Guarapari é conhecida pelo seu litoral. Isso não é atoa pois ela têm mais de 40 praias, tem praia para todos os gostos. Tem praia urbanas e dentro de reservas, praias grandes e pequenas, praias onde as mesas dos quiosques ocupam quase toda faixa de areia e praias onde a areia é o seu espaço.

Setiba

Praia de Setiba

Não tem calçadão e os quiosques são simples. Mas o marzão maravilhoso faz com que ela seja uma das mais frequentadas, mesmo distante 12km do centro da cidade.

É a primeira de quem chega de Vitória pela Rodovia do Sol, tem boa área de estacionamento e conta com muitos (bastante) quiosques.

Se você gosta de praia onde é servido na areia numa mesa próxima ao mar, então Setiba é a sua praia. Talvez seja a única em Guarapari que os quiosques ocupam (quase toda) areia da praia com suas mesas.

Praia do Camping
Prainha do Camping

Setiba é uma das praias da área ambiental do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha. É a mais cheia,  mas se prefere uma praia mais vazia, natural e sem quiosques, então ao chegar vire à esquerda e  caminhe até as praias Setiba Pina e Setibão. Mais próximas ao parque estão num ambiente bem diferente.

Outra opção em dias mais tranquilos é a Prainha do Camping que fica à direita da Praia de Setiba.

Praia dos Adventistas, Três Praias

Praia dos Adventistas
Praia dos Adventistas

Já passava das 16h quando fui e não tinha mais tanta gente. A chegada é pela Praia dos Adventistas, que tem este nome por existir ali um centro de treinamento da igreja Adventista do Sétimo dia.

A praia é boa com uma boa faixa de areia. Não têm quiosques, mas na temporada e fim de semana sempre tem gente improvisa uns pontos de venda. Tem também a opção do restaurante dos Adventistas que é aberto ao público.

Três Praias
Três Praias

As Três Praias são três enseadas sem construções, com mais vegetação, divididas por pedras formando um cenário mais natural. Ao contrário da Adventista, nelas não tem ondas. Não tem estrutura de quiosques nem sombra. Não havia quase ninguém.


Fazia tempo que não ia a essas praias e elas estavam ótimas. Me arrependi de não ter ido mais cedo para poder ficar um tempo nelas. Não deu pois o objetivo era encontrar a Praia do Morcego, mas passar o fim de tarde ali já valeu.

Três Praias
Três Praias

O acesso para às Três Praias é pela Praia dos Adventistas. E estacionamento é difícil.

Outra praia que vale a pena na região é a Praia da Aldeia. Fica à direita da Praia dos Adventistas. Era uma praia privada, mas que foi aberta ao público pela justiça.

Praia do Morcego

Praia do Morcego

Nos dias de Janeiro que passei em Guarapari a toda hora ouvia falar da Praia do Morcego. Até então era novidade pra mim, e eu queria conhecê-la. Recomendaram, valeria a pena, mas era para tomar cuidado caso estivesse vazia (segurança).

A indicação de como chegar era passando pela Praia dos Adventistas e as Três Praias. E para finalmente pisar na praia é preciso passar por um caminho sobre rochas, o que permite ter do alto uma visão parcial da praia aumentando a curiosidade.

Uma praia pequenininha, deve ter uns 15 metros de largura e onde não é mar é pedra e vegetação. Um cantinho escondido. Que praia bonita!

Praia do Morcego

Havia umas 10 pessoas, que para o local já é muita gente, tranquilas curtindo o lugar. Fiquei ali por algum tempo aproveitando aquele lugar único. Mas não demorei pois era fim de tarde e não queria fazer o caminho de volta no escuro.

Conversando com o vendedor do botequinho improvisado, ele falou que tem um caminho mais curto e fácil vindo da praia de Perocão. Que tá mais seguro e que aos domingo (na temporada) ela fica lotada. Fiquei imaginando aquele lugar lotado. Não deve ser bom.

Praia do Ermitão

Praia do Ermitão

Gosto muito desta praia. Adoro ir lá. Para começar é preciso passar pelo Parque do Morro da Pescaria para chegar até ela. Um trilha tranquila de aproximadamente 1km pela mata e que no caminho permite ter um visual bonito da Praia do Morro.

A Praia do Ermitão também é pequena e deve ter uns 200 metros de largura. É quase cercada por vegetação e rochedos, o que permite caminhar e tirar belas fotos. Só deve tomar cuidado pois entre as pedras é comum formar piscinas e nelas têm ouriços do mar.

Praia do Ermitão

Existe um quiosque dentro do parque próximo a praia que abre no verão e fora da temporada nos finais de semana para atender aos visitantes, mas na areia da praia não têm mesas com guarda sol.

A última vez fui em janeiro, apesar de ser uma segunda feira, tinha até bastante gente para o dia. Ela é melhor mais vazia.

Para entrar no parque tem uma taxa de R$ 4,00.

Praia do Morro

Praia do Morro

Mas se gosta mesmo é de praia urbana com calçadão comprido e movimentado dia e noite, acompanhada por edifícios e bares e restaurantes, praia sempre cheia, então a sua praia é a Praia do Morro. É uma das maiores, com grande estrutura de quiosques, banheiros e duchas. Recebe um grande público.

Gosto do calçadão, mas não da praia, deixam a desejar na limpeza. O melhor lugar dela é bem lá no final perto do morro da pescaria.

As praias do centro

Praia da Areia Preta
Praia da Areia Preta

No centro da cidade as principais são a famosa Praia da Areia Preta conhecida pelas propriedades das areias monazíticas. A Praia das Castanheiras com muita sombra devido as arvores que dão nome a praia e que na maré baixa tem piscinas naturais formadas pelos arrecifes. Na sequencia tem a Praia dos Namorados.

E um pouco mais para a frente está Praia das Virtudes, que pra mim é a mais bonita da região central.

Praia das Virtudes
Praia das Virtudes

São praias pequenas, próprias para banho, com calçadão próximo ao comércio e de fácil acesso. Têm poucos e pequenos quiosques e cadeiras na praia só alugadas. Possui estrutura de banheiros e duchas. No carnaval elas estavam lotadas.

São as praias que mais frequento mas nunca entro na água pois vou sempre a trabalho.

Enseada Azul

Praia da Bacutia
Praia da Bacutia

No litoral sul de Guarapari estão as praias da Enseada Azul (Bacutia, Peracanga e Guaibura), distante 8km do centro da cidade. No verão os apartamentos que acompanham a orla são todos ocupados pelos moradores temporários e o lugar ganha vida.

No verão são praias muito procuradas e conseguir vaga para estacionar fica mais difícil.

Prefiro a Praia de Bacutia, o mar é maravilhoso, sem ondas, a água deliciosa. Nela não tem quiosques, mas moradores locais improvisam ponto de vendas e alugam cadeiras e guarda sol.

Praia da Peracanga
Praia da Peracanga

A praia ao lado é a de Peracanga, é maior que Bacutia. A água também é muito boa e com ondas. Nela tem um lado sem quiosques, mas tem outro lado com alguns com mesas na areia e serviço de praia.

Apesar de ser uma região bem urbana, as praias preservam características naturais com vegetação de restinga. E não se espante se aparecer tartaruga ao seu lado, é comum próximas às praias. Tanto que têm placas com orientações aos banhistas.

Praia dos Padres

Praia dos Padres

Linda praia! Fica escondia entre pedras e vegetação. Para chegar até ela só a pé através de uma escada. Mas vale a pena. Estive lá em janeiro só para tirar umas fotos, mas quando vi o visual não resisti. Tive que descer e aproveitar aquela tarde tomando um banho naquele mar.

Ela fica logo depois da Praia de Bacutia, não é possível avistar da rodovia e não tem muito lugar para estacionamento. Também não vá esperando quiosques com serviço de praia. Quando fui havia um serviço improvisado.

Dizem que o lugar era mal assombrado, então todo padre que chegava a Guarapari tinha que ir lá benzer a praia. Daí o nome.

Meaípe

Praia de Meaípe

Na mesma sequência, está Meaípe. Uma vila de pescadores que ainda mantem um pouco do bucolismo e se transformou no endereço dos tradicionais restaurantes de Moqueca Capixaba.

Infelizmente a orla foi atingida pela ressaca do mar e se perdeu muito da praia. Mas se você for até o final da orla vai poder aproveitar uma prainha deliciosa. Se for no fim do dia vai ver um belo pôr do sol.

Bom, estas foram as praias de Guarapari. Aguarde mais posts sobre as praias capixabas.




Conheça estas e outras praias capixabas. Faça um tour pelo Espírito Santo.



Fotos: Marcelo Ribeiro  –  guia&turismo.


Postar um comentário

0 Comentários