Litoral sul capixaba: Praia de Ubu em Anchieta

Ubu

A dica desta vez Ă© o litoral sul capixaba, que para quem nĂŁo sabe, nĂŁo se limita a Guarapari. A regiĂŁo tem muitas outras praias, e muito boas. 

Partindo de VitĂłria no sentido sul chega-se atĂ© o municĂ­pio de Presidente Kennedy já na divisa com o estado do Rio de Janeiro. A viagem Ă© feita pela Rodovia estadual ES-060, conhecida como Rodovia do Sol, margeando a costa capixaba com um visual incrĂ­vel. 

Ubu

Pelo caminho temos muitas praias como as de Vila Velha, cidade vizinha de VitĂłria, as famosas de Guarapari, as de Anchieta, PiĂşma, Itapemirim e MarataĂ­zes.

Há muito tempo fiz esse percurso de carro, e mĂŞs passado voltei a fazer com mais calma. Sai de VitĂłria, pulei as praias de Vila Velha e Guarapari por ir com mais frequĂŞncia. Viajando pouco mais de 70 km cheguei Ă  praia de Ubu em Anchieta, 

Ubu

Quando cheguei a Ubu gostei do que vi, em pleno verão a praia estava tranquila diferente das praias próximas. É um balneário procurado, mas ainda guarda as características de uma vila de pescadores, é um lugar bucólico com praia de água calma, clara e gostosa. É muito frequentado por famílias do interior do estado que tem casas no local e que voltam todo ano, facilitando o convívio com os moradores.

Ubu

Ubu

Em toda praia tem um calçadĂŁo estreito e castanheiras que colaboram com as sombra. Na parte central de Ubu tĂŞm mais quiosques e bares reunindo mais pessoas.

Mais para o final no sentido norte, o movimento Ă© menor com extensa faixa de areia da praia proporcionado várias atividades. Tem uma estreita rua sem saĂ­da privilegiando os veranistas e moradores daquela área no convĂ­vio.

E se quiser comprar um peixe fresquinho diretamente do pescador ali Ă© o local, pois Ă© onde eles chegam e deixam os seus barcos.


Ubu

Ubu

E se vocĂŞ curte caminhar aproveite a parte rochosa no fim da praia e faça um passeio atĂ© o outro lado para admirar a paisagem e vida marinha. E Ă© tambĂ©m dali do fim da praia que vocĂŞ terá um visual incrĂ­vel do pĂ´r do sol. 

Ubu


Ubu

Ubu

ONDE FICAR E COMER

Para o seu tamanho, Ubu tem uma boa estrutura e opções de hospedagem. Tem poucas opções de restaurantes, localizados mais no centro. Mas para almoçar uma das melhores moqueca capixaba acompanhada da moqueca de banana, uma boa sugestão é o Restaurante Moqueca do Garcia. Localizado na orla mais no final da praia.

ORIGEM DO NOME

Ubu em tupi-guarani significa “queda”. Segundo a lenda, quando o corpo do Beato Padre JosĂ© de Anchieta, estava sendo conduzido pelos Ă­ndios para ser sepultado em VitĂłria, eles deixaram cair o corpo, exatamente nesta localidade, e exclamaram “ABA UBU!” – que quer dizer – o Padre Caiu! Mas tambĂ©m tem a versĂŁo de algumas pessoas de que o nome Ă© devido Ă  fruta do umbuzeiro, o umbu, variante de imbu (do imbuzeiro), pois havia muitas dessas palmeiras no balneário.

OUTRAS PRAIAS

Seguindo na orla de Ubu no sentido sul tem uma pequena baía, é a praia de Parati. Uma vila de pescadores bem tranquila. Dali segui até a praia de Castelhanos mas dessa vez só passei e fui até o Balneário de Iriri. Continue lendo sobre outras praias do litoral de Anchieta.

Postar um comentário

0 Comentários