Voltei, Recife! o carnaval me trouxe pelo braço.

Carnaval em Recife
Realmente nada é igual ao Carnaval do Recife.


Depois de algum tempo voltei a Recife, e desta vez não fui a trabalho não, fui por lazer, fui pelo carnaval. Cansei de ficar vendo o maior carnaval de rua do Brasil pela TV.  Então fui pular carnaval no Marco Zero, acompanhar os blocos pelas ladeiras de Olinda e fui ser mais um no maior bloco carnavalesco do mundo: O Galo da Madrugada.

Fui, fiz tudo isso e agora só sobraram as cinzas. Retornei tem dois dias e ainda estou cansado. É…. lá o carnaval não é brincadeira não. Só quem já foi sabe como é, durante o dia em Olinda e a noite em Recife – as duas cidades são coladas.

Queria ter ido a mais tempo, mas deixava passar o tempo e quando chegava próximo ao carnaval já não dava mais pra ir. Mas ano passado aproveitei uma promoção e comprei logo a minha passagem, depois fui ver o restante. Na hora de ver hospedagem aproveitei para testar o serviço de um site (Airbnb) onde as pessoas alugam quartos ou até mesmo apartamentos inteiros, e fiquei hospedado na casa de uma família que eu não conhecia.

Carnaval em Recife


Como foi a minha primeira vez ( é, pretendo voltar ) no carnaval pernambucano e queria aproveitar de dia o carnaval em Olinda e a noite o carnaval no Recife Antigo, achei melhor ficar hospedado em Recife. Mas se você quer aproveitar mesmo o dia e ficar largado sem programação noturna, então tem que ficar em Olinda (Veja aqui o carnaval em Olinda).

Como eu já estava na cidade na sexta feira, aproveitei para ver como ia ser a minha movimentação na cidade durante o carnaval e fui em alguns lugares sem a multidão. Peguei um ônibus para ir ao Marco Zero mas devido ao carnaval ele fez outro caminho passando perto da ponte onde estava o grande Galo da Madrugada. Aproveitei e fui tirar algumas fotos de perto, já que no durante o desfile isso seria impossível.


Carnaval em Recife
Bairro Recife Antigo.


Continuei caminhando e cheguei até o Marco Zero no bairro Recife Antigo, principal local do carnaval da cidade. Fiquei meio decepcionado, esperava encontrar já tudo pronto mas o que vi foi muita coisa ainda sendo montada para a abertura do carnaval. Fui então a Olinda e lá foi diferente, a cidade já estava no clima do carnaval e assim que cheguei encontrei um bloco circulando pelas ruas da cidade sob o sol do meio-dia ao som do frevo. Lógico que fui junto.

Em Recife dependendo de onde você estiver hospedado o ônibus é o melhor meio de transporte. Além das linhas já existentes, durante o carnaval são criadas linhas especiais chamadas de expresso da folia. São ônibus que saem dos shoppings da cidade para os polos de carnaval, muita gente prefere deixar o carro e usar o expresso. A cidade oferece também muitos táxis.


Carnaval em Recife
Olinda na sexta-feira.

Carnaval em Recife

Carnaval em Recife

Carnaval em Recife
Prédio da prefeitura de Olinda.

Carnaval em Recife

Carnaval em Recife


À noite voltei ao bairro do Recife Antigo e as coisas estavam bem diferente do que vi durante o dia. Estava tudo pronto e o lugar se transformou no principal polo do carnaval da cidade, uma multidão tomava conta das ruas e no palco principal no Marco Zero várias atrações se revezavam no show de abertura do carnaval multicultural da cidade. Eram corais, Maracatus, orquestras, dançarinos de frevo e cantores, muitos cantores.

A maioria dos cantores era de Pernambuco, e confesso que tirando Naná Vasconcelos, Lenine e Elba Ramalho os outros que se apresentaram naquela noite eu não conhecia ninguém. As músicas então, uma ou outra que eu já tinha ouvido. Mas o povo pernambucano (até mesmo o público mais jovem) conhecia todo mundo, cantava todas as músicas (desde as mais conhecidas da Elba aos hinos dos blocos mais antigos) e a festa era igual se o cantor era uma celebridade nacional ou não.


Marco Zero no Recife Antigo. Foto: Hivor Danierbe/LeiaJáImagens (http://carnaval.leiaja.com/2014/02/28/e-carnaval-no-recife).


No Recife Antigo não acontecem apresentações só no palco principal do Marco Zero não, acontecem também em outros palcos como o da Praça do Arsenal e até mesmo nas ruas. Por isso é legal circular e poder encontrar com um trio de forró pé de serra, uma roda de samba (é, em Recife também tem samba), rock e acompanhar um cortejo de Maracatu. Não é atoa que o carnaval de Recife é conhecido como multicultural.

E além do Recife Antigo tem vários polos de folia espalhados pela cidade com apresentações simultâneas que vale a pena. Eu fui uma noite ao polo do Pátio São Pedro que fica próximo dali e tem uma  programação alternativa. Vi muita coisa boa e assisti bons shows.

Na hora da fome não vai faltar ambulante vendendo principalmente churrasquinho, salgados e charque com macaxeira. Tem alguns bares e no Recife Antigo existe o Shopping Alfandega que é uma boa opção para comer melhor. A cerveja latão é encontrada na rua por R$ 3,00.

Lá o carnaval é de rua mesmo e nos polos não tem essa de camarote, então vá sem frescura para poder aproveitar. É uma multidão nas ruas e vai ter gente encostando em você, em alguns lugares o cheiro de urina é bem forte. Então se quer conforto fica em casa e assista pela TV.

Nas 04 noites de carnaval em Recife algumas coisas chamaram a minha atenção:
-Não é só o povão que participa não, o público é formado por pessoas de várias classes sociais, e de várias idades. Vi crianças, jovens e idosos além de famílias participando da festa;
-As pessoas usam a criatividade e vão para a rua com fantasias. É o maior barato entrar no ônibus e ver o pessoal todo fantasiado;
-Há uma valorização imensa da cultura pernambucana, nas músicas regionais (lá não ouvi nada de axé e sertanejo – que alívio), nas apresentações culturais e no uso da bandeira do Estado nas roupas e fantasias. Quase me senti culpado por não ser pernambucano.

Na sexta feira não fiquei até tarde não pois no dia seguinte tinha um compromisso com Galo da madrugada e não podia faltar (VEJA AQUI COMO FOI).


Carnaval em Recife
Recife tem samba, e samba bom. Eu não sabia. Apresentação no Polo Pátio do Livramento.

Carnaval em Recife
Apresentação de Ciranda no Polo Pátio de São Pedro.

Carnaval em Recife
Pelas ruas do Recife Antigo.

Carnaval em Recife

Carnaval em Recife
Na terra do maior bloco carnavalesco, tem também o menor bloco do mundo.

Postar um comentário

0 Comentários