Vitória é premiada pelo Ministério do Turismo como um dos destinos mais competitivos do País.

FOTO: Arquivo CDV/Tadeu Bianconi.

A cidade de Vitória recebeu um prêmio oferecido pelo Ministério do Turismo (MTur), na segunda-feira (02),  por ter sido uma das cidades brasileiras que mais evoluíram em competitividade, de acordo com a 5ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, ferramenta desenvolvida pelo MTur, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para mensurar o nível de desenvolvimento do turismo nacional.


O índice mede a competitividade de 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico do país, de acordo com o Ministério. O objetivo da avaliação é elevar o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país, dado monitorado pela pasta desde 2008.


Entre os 65 destinos monitorados, 18 foram premiados: Vitória (ES), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Cuiabá (MT), Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), Corumbá (MS), Lençóis (BA), Mata de São João (BA), Ilhabela (SP), Pirenópolis (GO), Cáceres (MT), Tiradentes (MG), Ipojuca (PE).


Cada uma dessas cidades foi premiada pelo bom desempenho em pelo menos um dos 13 segmentos avaliados: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.


"O índice nos permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas. Serve para orientar a gestão pública tanto em nível local como federal", diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

VITÓRIA EM PRIMEIRO

A capital que mais evoluiu foi Vitória (de 66,7 para 73,9), considerando os dois últimos dados da pesquisa, 2011 e 2013. A capital capixaba se destacou especialmente no segmento capacidade empresarial (90,2) pela presença de instituições de ensino de formação técnica. Também obteve destaque em economia local (87,3), pelos benefícios de isenção ou redução de impostos para o setor.


O país apresentou maior evolução nas categorias: equipamentos turísticos (que passou de 52 para 56,8), economia local (60,8 para 63,6) e capacidade empresarial (59,3 para 61,2), considerando dados de 2011 e 2013 respectivamente. No evento de segunda-feira (02), as capitais e não capitais com melhores posições em cada uma das categorias foram premiadas, assim como as que apresentaram as melhores práticas no turismo.

O Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para mensurar o nível de desenvolvimento do turismo nacional. A metodologia foi elaborada levando em consideração conceitos do Índice de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, que avalia diversas dimensões do setor em escala global.

PUBLICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO DO ES.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Isso é que eu chamo de boa notícia. Um orgulho ver nosso Estado ter o destaque merecido!

    ResponderExcluir