De volta às aulas


Cheguei a pensar que não daria aulas este ano, fui chamado pela Secretaria de Estado de Educação só no final de fevereiro, e as aulas iniciaram dia 05 de fevereiro. Mas voltei e encontrei lá na Escola Gomes Cardim todos os meus alunos do curso de Guia de Turismo para o último módulo, e vários outros alunos de novas turmas.

Foi justamente esta volta que fez com que eu deixasse um pouco de lado o blog para poder organizar meus horários e material de aula de quatro disciplinas. Mas agora já estou conseguido atualizar o guia & turismo.

E como já voltei tarde, não perdi tempo e fui logo levando os alunos às aulas práticas e visitas técnicas. É muito interessante perceber que nas vistas técnicas os alunos não estão recebendo só formação profissional mas também descobrindo costumes, culturas, pessoas e lugares no lugar onde vivem.

Não sou ingênuo de pensar que todos os 24 alunos que se formarão este ano no curso seguirão como guia de turismo ou terão um lugar no mercado, mas ajudar a promover essas descobertas já me faz sentir bem. É incrível ver pessoas (alunos) que não conhecem ou nunca provaram, por exemplo, uma casquinha de siri que é tão comum numa cidade litorânea como Vitória.

Bem, já visitamos a Ilha das Caieiras num sábado ensolarado, lá puderam conhecer mais sobre a culinária capixaba num bairro simples que se transformou num polo gastronômico de Vitória (LEIA MAIS SOBRE ILHA DAS CAIEIRAS).

Outro dia visitamos a Basílica de Santo Antônio a única do estado, e no último sábado fui com os alunos até o Parque Botânico da Vale com direito a uma trilha e também com uma visita interna ao parque industrial. Vitória é uma das capitais com mais áreas verdes do Brasil (LEIA SOBRE OS PARQUES DA CIDADE).

Ilha das CaieirasConhecendo as senhoras desfiadeiras de siri.

Ilha das Caieiras

Ilha das CaieirasConhecendo o Museu do Pescador.

Ilha das CaieirasSaboreando a culinária da Ilha das Caieiras.

Basílica de Santo AntônioBasílica de Santo Antônio.

Basílica de Santo Antônio


Parque Natural


Parque Natural





Postar um comentário

2 Comentários