Basílica de Santo Antônio em Vitória.

 Basílica de Santo Antônio em Vitória

Semana passada fui visitar a Basílica de Santo Antônio, fazia tempo que eu não ia lá. A última vez que fui ela era conhecida com santuário de Santo Antônio. Fui sem saber se conseguiria fazer a visita interna, pois antigamente não tinha um horário certo. Mas agora tem e fica aberta a semana toda. A igreja continua me impressionando pelo seu tamanho, pelas formas e obras de arte no seu interior.

Em agosto de 2008 o Vaticano emitiu decreto elevando o Santuário ao título de Basílica, a única do estado. Basílica trata-se de um título honorífico que o Vaticano concede a alguns templos católicos, localizados em qualquer parte do mundo, que se distinguem pela beleza artística, pela transmissão da fé e pela vivência cristã.

O termo Basílica – do grego – “A casa do Rei”, o Basileus, designava, originariamente, o lugar de reuniões, de encontros para estabelecimento de decisões e direcionamentos constitucionais. Com o tempo, passou a designar monumentos e Templos Religiosos.

Localizada no bairro de Santo Antônio (o bairro mais antigo de vitória), foi inaugurada em 1971 e teve como inspiração a Igreja Bramantesca de Nossa Senhora da Consolação de Todi, na Itália central. Construída no topo de uma pedra e as margens da baía de Vitória, faz com que a igreja se torne maior e seja vista a distância.

Se de longe a Basílica em forma de cruz grega chama atenção, é no seu interior que as formas de sua cúpula central e semicúpulas laterais somadas aos vitrais, pinturas e escultura impressionam o visitante, até mesmo os que já conhecem. Em suas paredes estão expressivos afrescos do pintor italiano Alberto Bogani, e no altar um crucifixo em madeira do escultor, também italiano, Carlos Crépaz que viveu em Vitória.

A Basílica, de propriedade da Província Pavoniana do Brasil, foi tombada como patrimônio histórico municipal e fica aberta todos os dias de 08h às 12h e das 14h às 20h. Várias linhas de ônibus municipais atendem ao local (211, 213, 518, 052, 370), e do sistema transcol (518). De carro é só seguir para o Bairro de Santo Antônio na região da rodoviária de Vitória e perguntar onde fica a basílica. Telefone da secretaria da paróquia: 27 3322-0703.
 Basílica de Santo Antônio em Vitória  Fachada Principal da Basílica.

Igreja de Nossa Senhora da Consolação de Todi, na Itália central. Serviu de modelo para construção da Basílica.

Basílica de Santo Antônio em Vitória  Interior da Basílica de Santo Antônio. Seus vitrais e pinturas.

Basílica de Santo Antônio em VitóriaAs cúpulas da Basílica.

Basílica de Santo Antônio em VitóriaA cúpula central com 37 metros de altura.

Basílica de Santo Antônio em VitóriaPinturas de Alberto Borgoni sobre o altar. Ao centro, Pe Ludovico Pavoni fundador da congregação Pavonianos.

Basílica de Santo Antônio em VitóriaDo lado esquerdo do altar, o painel “Nascimento de Cristo”.

Basílica de Santo Antônio em VitóriaDo lado direito do altar, o painel “Ressureição de Jesus”.

Outros painéis de Alberto Borgoni pintados nas paredes da igreja retratando cenas da Bíblia.

Basílica de Santo Antônio em Vitória
  Basílica de Santo Antônio em Vitória               
Basílica de Santo Antônio em Vitória 
Basílica de Santo Antônio em Vitória
 Basílica de Santo Antônio em Vitória  Escultura do artista italiano Carlos Crépaz.

Basílica de Santo Antônio em Vitória A Basílica de Santo Antônio em destaque na baía de Vitória.

Basílica de Santo Antônio em VitóriaAproveite a Visita a Basílica e desfrute das paisagens da baía de Vitória.

Postar um comentário

0 Comentários