27 de setembro, dia mundial do turismo.



O dia mundial do turismo é comemorado em 27 de setembro. A data foi instituída pela OMT (Organização Mundial do Turismo), órgão que compõe o Sistema das Nações Unidas, em setembro de 1979. Durante a realização de uma Assembléia Geral da organização, os membros participantes decidiram que a cada ano seria abordado um tema diferente, no dia 27 de setembro.
A escolha da data se deu em homenagem à implantação do Estatuto da entidade, adotado desde 1970, um marco na história do turismo mundial, portanto, comemorando seus nove anos de vigor, em 1979.
A intenção dos organizadores do evento foi a de transformar o Dia Mundial do Turismo numa data capaz de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que esse ramo ocasiona. O turismo é uma atividade relacionada ao entretenimento, onde as pessoas se divertem ao passearem por diferentes lugares.
Além disso, é tido como a área profissional que cuida de toda a movimentação que esses passeios ocasionam, o conjunto de serviços que os mesmos geram, com o intuito de promover o bem-estar dos visitantes ou turistas, sendo que seu maior objetivo é de que o viajante sinta-se satisfeito e retorne ao local.
As movimentações turísticas abrangem boa parte da economia de um país, pois ocasionam a circulação de um número bem maior de pessoas nas regiões visitadas. Isso faz com que aumentem os empregos, os investimentos na estrutura da cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas que ali vivem.
Hotéis, restaurantes, feiras, shows, teatros, museus, dentre outros são os grandes atrativos para os turistas, levando ao aumento das arrecadações financeiras desses estabelecimentos, provocando maior arrecadação dos impostos, aumentando também a arrecadação municipal. (fonte: http://www.brasilescola.com/)
O Dia Mundial Turismo, comemorado em 27 de setembro, será celebrado pela Organização Mundial do Turismo com tema "Turismo e a aproximação das culturas".
“A mensagem deste Dia Mundial do Turismo Ă© que, graças ao turismo, milhões de pessoas de diferentes culturas se encontram em todo mundo como nunca havia ocorrido antes”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai.
“Esta interação entre pessoas com diferentes tradições e formas de vida representa uma imensa oportunidade de avançar o caminho da tolerância, o respeito e a compreensĂŁo mĂştua”, continuou.
Segundo a entidade, em 2010, 940 milhões de turistas viajaram a um país diferente, estando em contato com uma cultura tangível como arte e monumentos, e intangível como música, gastronomia e tradições. O dia Mundial do Turismo 2011 é uma celebração desta integração singular e aspira aprofundar a compreensão de valores da diversidade cultural.
“A data chamará atenção tambĂ©m sobre a importância de conservar e promover as culturas do mundo em todas suas formas. A cultura, que empurra milhões de turistas a viajar e gastar, Ă© tambĂ©m um instrumento vital para o desenvolvimento de um setor turĂ­stico sustentável”, diz a OMT. (Fonte: Panrotas)

Turismólogos darão abraço simbólico na Rosa dos Ventos durante a Expotur em Vitória-ES.

Durante a Expotur 2011, no sábado, dia 24 de setembro, às 12h, turismólogos, profissionais e estudantes da área, além da comunidade, farão um abraço simbólico na Rosa dos Ventos, uma grande esfera de inox semelhante ao Globo Terrestre, localizada ao centro da Praça do Papa, na Enseada do Suá. O monumento coincide com a posição geográfica da ilha como norte de navegação. O horário para o abraço foi escolhido, pois é exatamente o momento em que o sol está no centro da Terra.
Por meio do abraço, os participantes vão mostrar a aproximação dos municípios do Espírito Santo e o comprometimento da categoria no resguardo da cultura capixaba. Além disso, vão evidenciar o apelo às autoridades e ao trade turístico para que o profissional seja sempre reconhecido. A profissão aguarda reconhecimento no Senado Federal e os turismólogos do Espírito Santo, aliados aos demais associados das outras seccionais em seus respectivos estados vão mostrar que estão unidos pela causa. (fonte: Fabrício Faustini - Jornalista e Turismólogo).

Postar um comentário

0 Comentários