MUSEUS CAPIXABAS: Museu da Imigração Pomerana

Museu da Imigração Pomerana

Se você quer conhecer sobre a história da imigração Pomerana no estado do Espírito Santo, suas tradições, cultura e costumes trazidos da antiga Pomerânia então conheça o Museu da Imigração Pomerana localizado na cidade de Santa Maria de Jetibá, 80km de Vitória. É considerada a cidade mais pomerana do Brasil.

Ao chegar o visitante será recepcionado por uma funcionária que irá fazer um relato do povo pomerano e a imigração para o Espírito Santo. Depois ficará à vontade para conhecer o acervo do Museu. Mapas, painéis, tabelas, utensílios domésticos, textos, objetos e uma infinidade de histórias contam sobre a chegada dos pomeranos  para a colônia de Santa Maria de Jetibá, em data estimada em 1857.

O Museu de Imigração Pomerana funcionou em uma casa típica do início da década de 30 do Século XX até 2011. Neste ano foi entregue outra casa construída no mesmo local da anterior, respeitando o modelo de construção dos imigrantes e com instalações apropriadas para abrigar o acervo.

O museu está localizado no centro da cidade ao lado da Câmara Municipal, e está aberto a visitação de terça à sexta de 9:00 às 17:00 horas, sábados, domingos e feriados de 11:00 às 17:00 horas. A visitação é gratuita.

Museu da Imigração PomeranaNo primeiro ambiente, estão as ferramentas usadas pelos imigrante no seu dia a dia.

Museu da Imigração PomeranaUtensílios domésticos.

Museu da Imigração Pomerana

Museu da Imigração Pomerana

Museu da Imigração PomeranaInstrumentos musicais para os dias de folga e festa.

Museu da Imigração Pomerana

Museu da Imigração PomeranaNas paredes, muitas fotos registrando costumes e tradições dos imigrantes, além da história da região.

Os canoeiros do rio Santa Maria.


Saindo de Vitória chega-se a cidade indo pela BR 101 norte até a cidade de Fundão e lá subindo a serra passando pela cidade de Santa Teresa. Outro caminho é no sentido contrário passando pelas cidades de Cariacica e Santa Leopoldina.
 
Para ir de ônibus tem a viação Lírio dos Vales e viação Pretti.
Para informações sobre hospedagem, restaurantes e atrativos turísticos acesse o site da Prefeitura.


Postar um comentário

0 Comentários