O QUE FAZER EM ANCHIETA NO LITORAL SUL DO ESPÍRITO SANTO

Anchieta - ES

Só as praias de Anchieta são motivos de sobra para visitar este Município no Litoral sul do Espírito Santo.

Mas além das praias, Anchieta têm importantes atrativos históricos e naturais, artesanato original, turismo rural e uma ótima gastronomia, permitindo ao visitante ficar dias na terra onde viveu São José de Anchieta.

Já até escrevi aqui no blog uma sugestão de roteiro de 01 dia. Mas é pouco tempo em Anchieta.

Recentemente voltei à Anchieta, a convite da Secretaria Municipal de Turismo, para a Semana do Turismo. Pude rever praias, conhecer novas atrações e circuito turístico, e ver o Santuário Nacional de São José de Anchieta restaurado.

Aqui no blog já têm várias dicas de Anchieta, mas agora com novas informações, escrevo este post sobre o que fazer nesse munícipio do litoral sul capixaba.


O QUE FAZER EM ANCHIETA

Aproveitar as praias

Anchieta - ES

São 23 praias em Anchieta com várias possibilidades, não importa o seu perfil. Tem praia urbana e praia com área de preservação, praia mais extensa e praia pequenininha, praia para quem gosta de surfar, pescar, mergulhar ou simplesmente passear e comtemplar.

Elas estão distribuídas em 30km de litoral e para aproveitar melhor, devido a aproximação, tenha como referência os balneários de Ubu, Castelhanos e Iriri, além do centro da cidade.

No meu post sobre as praias de Anchieta, têm detalhes sobre elas. E tem também um post só sobre a praia de Ubu.


Fazer um passeio de barco até as Ruínas do Rio Salinas

Anchieta - ES

Em um dos seus dias em Anchieta reserve o fim da tarde para esse passeio. Assim, além do passeio pelo rio e de conhecer as ruínas, você vai poder contemplar um belo pôr do sol.

Navegando pelas águas calmas dos rios Benevente e Salinas dentro de uma Área de Preservação Permanente, você vai contemplar a paisagem do manguezal e a revoada das garças até chegar em um sítio arqueológico.

Foto: Renato Alves - ADETURCI

Nele, caminhando por uma passarela de madeira, chega-se em meio a mata onde estão colunas de pedra de ruínas de uma antiga salina ou de uma construção jesuítica, não se sabe ao certo. Um cenário bem curioso. E na volta ao porto em Anchieta, você terá o espetáculo do pôr do sol.

O passeio é realizado em barcos de pescadores e sai do porto da colônia de pesca no centro de Anchieta. Eu fiz com o pescador Carlinhos (27) 99881-1252.


Andar pelo Centro Histórico junto ao porto

Anchieta - ES

Junto ao porto de Anchieta tem uma parte mais antiga da cidade que muita gente não conhece, mas que vale muito a pena caminhar por suas ruas estreitas e entre casas e sobrados seculares que fazem parte do Patrimônio Histórico. Ele tantos está a Casa da Cultura.

E isto tudo está na área portuária com o mercado de peixe e onde tem quiosques que servem como opções mais econômicas de alimentação.

Você pode programar este passeio para quando for fazer o passeio de barco pelo rio, ou então quando for visitar o Santuário de São José de Anchieta. Aliás, atrás do santuário tem uma escadaria que chega até lá.


Visitar o Santuário Nacional de São José de Anchieta

Anchieta - ES

A cidade de Anchieta foi um dos aldeamentos fundados pelo Padre José de Anchieta. O jesuíta mais famoso que viveu em terras brasileiras. Devido ao seu trabalho passou a ser Apóstolo do Brasil, foi Beatificado e em 2014 foi canonizado pela igreja católica.

Ele não só fundou a Vila que recebeu o nome de Retibiba, mas também viveu os seus últimos 10 anos de vida. Por isso, em homenagem a ele,  a cidade passou a ter o nome de Anchieta.

Como em muitas localidades fundadas pelos jesuítas, em Anchieta foi construído por eles uma igreja e residência. Esta construção do século VXI tombada como Patrimônio Histórico Nacional, é o Santuário Nacional de São José de Anchieta.

Anchieta - ES

O santuário conta com a igreja dedicada a Nossa Senhora da Assunção e o Centro de Interpretação (Museu) que funciona onde era a residência dos jesuítas.

No último novembro, depois de 3 anos de obras, o santuário foi reaberto ao público totalmente restaurado. E vou falar uma coisa, Tá lindo demais! Moderno e interativo, mas não perdeu a originalidade da construção secular.

E agora conta com uma cafeteria, loja e sala dos milagres que antes não tinha.

Veja nesse post de 2012 como era o Santuário de São José de Anchieta antes da restauração e qual foi a minha primeira impressão. Mas já adianto que melhorou muito e já, já terá aqui no blog um post completo sobre como ele está agora.

VISITAÇÃO:

A igreja e quarto onde viveu e morreu São José de Anchieta podem ser visitados todos os dias das 8h às 19h e não paga nada.

O Centro de Interpretação é de terça a domingo das 9h Às 17h e o ingresso tem o custo de R$6,00.


Conhecer o Parque Sede RDS Papagaio

Anchieta - ES

Moradores e visitantes agora tem em Anchieta um parque urbano. É o Parque Sede RDS do Papagaio com 14.000m² de área.

O parque foi inaugurado recentemente e é na verdade a sede da Reserva de Desenvolvimento Sustentável que já exista faz tempo, criada em 2011.

No parque o visitante pode fazer trilhas em um circuito de caminhada, aproveitar os mirantes e a área de convivência com mesas para um lanche (não tem lanchonete). As crianças vão adorar o playground e as esculturas das espécies que vivem na reserva, como o papagaio que dá nome ao parque.

O parque ainda tem viveiro de mudas, auditório e estacionamento. A visita pode acontecer todos os dias das 7h às 18h, e é de grátis. Telefone: 28 3236-3767. Localização veja aqui.


Fazer o Circuito dos Imigrantes

Anchieta - ES

É difícil sair de uma das praias de Anchieta. Mas separe um dia para conhecer o Circuito dos Imigrantes no interior do município onde algumas comunidades  desenvolvem o turismo rural.

Pois é, Anchieta além do litoral maravilhoso têm um interior com paisagens incríveis, cachoeira, cultura e tradições dos imigrantes, curiosidades como a igreja com dois padroeiros, cachaçaria, e comida boa tanto a servida em restaurante, quanto os produtos caseiros das associações Delícias de Joeba e das Mulheres da Prata.

Anchieta - ES

E a dica de restaurante é o Dom Bernardo com comida caseira italiana feita no fogão a lenha. Ele funciona aos sábados para jantar e domingo para o almoço. Tel: 28 99907-4371.

O circuito é bem sinalizado, mas quando for entre em contato com a secretaria de turismo (28 3536-3667) para melhores informações. O Circuito deve ser feito com carro ou um guia de turismo com transporte, pois não há ônibus.

O portal principal do circuito fica entre o Km 367 e Km 368 na BR 101. Aproveite para tirar uma foto.


Comer muito e bem

Anchieta - ES

Não é atoa que em Anchieta acontecem alguns festivais gastronômico. Lá come-se muito bem, seja no litoral ou no interior.

Se você for em setembro vai poder aproveitar o Festival da Moqueca de Castelhanos. E se for em outubro vai aproveitar o Festival de Frutos do Mar em Iriri, dois dos principais festivais gastronômico daqui do Espírito Santo.

Eu não fui nem em setembro nem em outubro, fui em novembro durante a Semana do Turismo e tive o privilégio de conhecer os pratos dos festivais e outras delícias.

Na hora do almoço em Iriri, a Associação Iriri Vivo reuniu alguns restaurantes participantes do festival com os pratos do último festival de Iriri. Quanta coisa deliciosa!

Anchieta - ES

No mesmo dia a Associação Castelhanos em Ação ofereceu um jantar com a moqueca, estrela do festival deles, e outros pratos servidos no balneário. Cometi o pecado da gula.

Mas se você não for a Anchieta durante os festivais, não se preocupe pois é possível encontrar os pratos dos festivais em outras épocas do ano. Então, vou colocar aqui os restaurantes que conheci nessa maratona de sabores.

Eu já sabia dos festivais gastronômicos. Mas uma boa surpresa pra mim foi a Aryabe Cafeteria próxima ao centro de Anchieta. Um ambiente diferenciado e no cardápio cafés especiais. De quarta a domingo.

Em Iriri: Restaurante Português – Restaurante Cozinha do Pescador – Gilson Bar e Restaurante – Restaurante Delícia Mineira – Muvuca do Macarrão – Spettus Express – Empório Rerigtiba.

Em Castelhanos: Restaurante Batelão, onde é feita a moqueca gigante do festival – Moqueca do João – Beer burg Bar – Mercado do Tião – Taberna da Praia – Quiosque do Grandinho – Taiyo Sushi Bar.


Onde ficar em Anchieta

Anchieta - ES

Anchieta oferece diversas opções de hospedagem tanto no centro como nos balneários. Mas nessa última visita fiquei hospedado no Balneário de Iriri e gostei muito.

Iriri concentra algumas praias e é muito procurado durante o verão e feriados ficando bem movimentado, oferecendo boa estrutura de comércio, serviço e talvez seja onde mais tenha hospedagem em Anchieta.

A minha ida aconteceu em um fim de semana fora de temporada e com chuva, e mesmo assim havia uma certa vida noturna com bar e restaurante funcionando.

Anchieta - ES
Foto do site do Coqueiros Parque Hotel.

Eu fiquei no Coqueiros Praia Hotel. É uma boa opção de hospedagem, sem luxo, mas com bom atendimento, instalações limpas, ambientes espaçosos, quartos com ar, ventilador, TV, frigobar e Wi-Fi, mas não funcionou (problema na rede). São 3 andares além do térreo, mas atenção, não tem elevador.

O café da manhã é bem gostoso com frutas, sucos naturais, produtos caseiros como bolos, alguns vindos do circuito dos imigrantes. E se quiser um ovinho mexido eles fazem na hora.

Como lazer você poderá aproveitar uma piscina não grande, varanda, quadra de areia e espaço para churrasco.

Anchieta - ES

Tem um amplo estacionamento, o que é muito bom porque está bem localizado na avenida principal de Iriri (Av. Dom Helvécio Gomes de Oliveira) e a pouco mais de 100m das praias dos Namorados e Costa Azul. É parar o carro e aproveitar. Eu ficaria novamente no Coqueiros Praia Hotel.

Deixo aqui mais quatro dicas de hospedagem que foram utilizadas pelos outros convidados da Semana de Turismo da Secretaria de Turismo de Anchieta.

Hotel Maringá, também na Av Dom Helvécio Gomes de Oliveira.

Hotel Espadarte, na Praia de Areia Preta.

Hotel Pontal das Rochas, na Praia Costa Azul.

Pousada Barlavento, na Praia Costa Azul.


Como Chegar

Anchieta, no sul do Espírito Santo, está a 80km de Vitória onde fica o aeroporto mais próximo.

As rodovias de acesso são a BR 101 e a ES 060 (a Rodovia do Sol) pelo litoral, as duas tem pedágio. A viagem é mais agradável pelo litoral (ES 060), passando por Vila Velha e Guarapari.

De ônibus a opção é a Viação Planeta que sai da Rodoviária de Vitória diariamente.

Na cidade não têm empresas que oferecem passeios ou City Tour. Nesse caso já sai de Vitória com uma agência ou Guia de Turismo.

 

20180413_105907[5]


Guia de Turismo: Conheça o Espírito Santo com um guia. Faça contato comigo.

Hospedagem: Faça suas reservas no Booking.com e viaje tranquilo.

Aluguel de carro: Vai alugar um carro? faça cotações em várias em presas no rentcars.com.

Passagem aérea: Você pode comprar no Passagens Promo.


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Top sua publicação, retornando em Anchieta passa na loja @parada_passosdeanchieta:)

    ResponderExcluir
  2. Estive em irei em 2000mil , apaixonei com a cidade fiquei perto da praia areia preta .
    Eu ainda sonho de morar nessa cidade....As praias são muito boas.

    ResponderExcluir