PARQUE PEDRA AZUL E AS PISCINAS NATURAIS

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais

Nós capixabas temos 6 parques estaduais. E sem sombra de dúvidas um dos mais visitados é o Parque Estadual da Pedra Azul localizado em Domingos Martins na região serrana.

>> Conheça mais sobre o Espírito Santo

A principal atração é a grande pedra que dá nome ao parque, um dos cartões postais do Espírito Santo. Mas além da beleza cênica, a pedra possui cavidades que formam piscinas naturais que são alcançadas por trilha atraindo muita gente.

E este post é sobre o parque, a trilha e como chegar às piscinas naturais.

O PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais

Imagina você que alguém teve a ideia de destruir a pedra azul, símbolo do parque e patrimônio geológico brasileiro, para usar seu material na construção da BR 262 que fica a 2km do parque.

Então, antes que isso acontecesse, em 1960 a área foi transformada na Reserva Florestal de Pedra Azul protegendo não só a pedra, mas também a biodiversidade local.

>> Conheça mais sobre o Espírito Santo.

Mas a pedra azul é grande, bonita, se destaca na paisagem chamando atenção. Mas como Reserva, a pedra só podia ser vista de longe. Então, em 1991 a Reserva passou a ser Parque Estadual da Pedra Azul permitindo o lugar receber visitantes.

O parque tem uma área de 1240 hectares com grande variedade vegetal como orquídeas e bromélias, alguns representantes da fauna  e o conjunto rochoso no qual faz parte a pedra azul.  Mas só temos acesso a 5% da área do parque.

A PEDRA AZUL

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais

O símbolo do parque é uma grande pedra com 1822m de altitude conhecida como pedra azul. Mas a pedra azul não é azul!!! Já ouvi muito isso.  

Ela é azul. Ou também é azul dependendo do momento. Os líquens na superfície dão a ela um tom azulado na maior parte do tempo, principalmente quando vista de longe. Mas dependendo da hora e da incidência da luz solar outras cores predominam.

>> Conheça mais sobre o Espírito Santo.

Uma versão popular sobre o nome da pedra diz que quando os imigrantes chegaram à região e olharam para o horizonte o tom azul predominava. E na hora de escolher para onde ir apontaram para a pedra que se destacava pelo tamanho e disseram "vamos para a pedra azul”. 

Grudada na pedra azul tem uma pedra menor chamada de de pedra do lagarto por lembrar o animal. E é como se eles estivesse subindo a pedra maior.

O QUE FAZER NO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL?

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais
Centro de Apoio ao Visitante.

Você pode fazer duas trilhas, sendo que uma delas vai até as piscinas naturais que estão atraindo cada vez mais gente. Não tem outra forma de ir às piscinas se não for pela trilha.

Se não for fazer as trilhas, mas quiser conhecer um pouco do parque, você pode ir até o Centro de Apoio ao Visitante que fica num lugar bem agradável e bonito. E para chegar lá é preciso caminhar 800m por uma ladeira com uma bela paisagem que funciona como um passeio.

Também é permitido fazer escalada ao pico da pedra azul. Para isso tem horário diferenciado, fazer agendamento via e-mail e seguir as condições do parque.

AS TRILHAS

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais

O ponto de partida das trilhas é o centro de apoio ao visitante. Ou seja, você vai ter que caminhar os 800m antes.

No local tem banheiros, água e os guardas florestais que passam informações do parque e orientações para fazer as trilhas. Elas são sinalizadas e autoguiadas.

As trilhas são circulares, começam tranquilas e vão ficando com dificuldades naturais do terreno, mas nada tão difícil.  

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais
Evolução da trilha das piscinas naturais.

Durante uma boa parte do percurso as duas trilhas são uma só. Até que chega o momento em que você pode continuar por ela ou seguir outro trajeto indo até as piscinas naturais. Todas duas terminam no outro lado do centro de visitantes.

Se você continuar pela trilha básica vai caminhar aproximadamente 01km. Ela é mais tranquila e dá acesso a base da pedra azul e a dois mirantes. Se mudar de caminho você vai ter acesso a todos mirantes.

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais
Vista de um dos mirantes.

Para as piscinas naturais complica um pouco mais. A trilha termina na base da pedra e além do relevo e do terreno ficarem mais difíceis, para chegar até as piscinas, é necessário subir 90m pela pedra com ajuda de uma corda. Não é impossível, e ao parar para descansar aproveite o visual.

Mas o esforço vale muito a pena. As piscinas estão a 1450m de altitude e além de revigorante banho, o lugar possibilita uma visão incrível da região.

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais
Subida pela pedra par achegar às piscinas naturais.

A descida é por outro lado sem corda e com auxilio de degraus de madeira fixados na rocha. E o caminho até o Centro de Visitantes é mais curto, mas tão bonito quanto o outro. O trajeto tem aproximadamente 3,5km.

Antigamente podia subir pela corda ou pelos degraus. Agora não pode. Talvez isto volte um dia.

Pelos degraus fica um pouco mais distante, porém um pouco mais fácil.


Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais
Mirante na descida das piscinas naturais.

Eu fiz duas vezes a trilha das piscinas naturais e vou fazer mais. E se você tá na dúvida se consegue fazer a trilha,  vou colocar aqui as minhas características para servir de referência.

Tenho 51 anos, 1,80m, 115 kg e sedentário. Ando bem no plano, mas na subidas fico muito ofegante. Subo de vagar e paro algumas vezes.

>> Conheça mais sobre o Espírito Santo.

Do centro de visitantes até às piscinas, pela corda, faço entre 1h e 1:20h aproveitando o caminho e parando nos mirantes. Lá no alto fico o maior tempo possível, e a volta faço em uns 40min.

Faça o passeio com calma, curtindo o trajeto, curtindo o parque.

AS PISCINAS NATURAIS

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais

As piscinas são cavidades na rocha formadas pela ação da água com o tempo. Umas são maiores que outras e com profundidade variada. Outra característica é que quase sempre a água é gelada. 

Em tempo de chuva elas ficam mais cheias transbordando a água de uma para a outra. A piscina de baixo chega a ficar com borda infinita.

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais

As piscinas são maravilhosas e elas já valem pela subida. Mas a localização delas permite uma vista incrível, então não deixe de aproveitar a paisagem.

E se der a sorte de encontrar o lugar vazio (o que é quase impossível) o lugar vai ficar especial.

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais

VISITAÇÃO

>> O parque abre de Terça a Domingo das 8h às 16h. Visitação gratuita.

>> Devido a grande procura e para diminuir o impacto na natureza e promover uma boa experiência, o Parque Estadual da Pedra Azul limita em 150 pessoas por dia para as trilhas.

>> Devido a pandemia entram 30 pessoas por horário. Às 8h, 9h, 10h, 11h e 13h. Mas ATENÇÃO: Aa fichas são distribuídas por ordem de chegada logo pela manhã. Mesmo que você queira às 13h tem que ir cedo porque as fichas acabam rápido.

>> Precisa de pelo menos 2,5h a partir do Centro de Visitantes. Quem quiser ficar mais tempo nas piscinas tem que entrar nos primeiros horários.

>> A procura aumenta muito nos finais de semana, feriados e inverno. A chance de conseguir é maior durante a semana.

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais

Este sistema de controle é horrível! Prejudica as pessoas que moram longe. Tem que voltar com o agendamento e fazer ele funcionar.

Antigamente era feito agendamento, mas pararam. A explicação foi de que muitos não compareciam impedindo a visita de pessoas que chegavam sem agendamento. É só agendar por horário e se a pessoa não chegar na hora libera a vaga.

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais
A pedra do lagarto vista por baixo.

>> Use roupas leves, calçados fechados, repelente, protetor, água, boné ou chapéu.

>> Não leve animais domésticos, caixa de som, drones, bebida alcóolica.

>> Siga as orientações da Conduta Consciente em Ambientes Naturais.

  • >> Traga seu lixo de volta.
  • >> Não faça coletas.
  • >> Não faça pichações.
  • >> Não faça fogo.
  • >> Não saia da trilha principal.
  • >> Não use a vegetação como banheiro.

LOCALIZAÇÃO

Distante 90km de Vitória, o Parque Estadual da Pedra azul está no município de Domingos Martins na região serrana do Espírito Santo. Telefone: (27) 3248-1156.

O acesso é pela Rota do Lagarto logo após o KM 88 da BR 262. A portaria do parque está a 2km do início da Rota do Lagarto. Da portaria em diante só entra caminhando. No local tem estacionamento.

CONHEÇA OS OUTROS PARQUES ESTADUAIS NO ESPÍRITO SANTO:

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, Parque Estadual de Itaúnas, Parque Estadual do Forno Grande, Parque Estadual de Mata das Flores e Parque Estadual Paulo Cesar Vinha.

Parque Pedra Azul e as Piscinas Naturais


PARA SUA VIAGEM:

Guia de Turismo: Conheça o Espírito Santo com um guia. Faça contato comigo.

Hospedagem: Faça suas reservas no Booking.com e viaje tranquilo.

Aluguel de carro: Vai alugar um carro? faça cotações em várias em presas no rentcars.com.

Passagem aérea: Você pode comprar no Passagens Promo.


Postar um comentário

0 Comentários