Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, lagoa e mar em um só lugar

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

 

Aqui no Espírito Santo temos 6 parques estaduais. Um deles é o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha localizado em Guarapari no litoral sul. O parque fica aproximadamente 40km de Vitória, sendo o mais próximo da nossa capital e de fácil acesso. 

O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha ocupa uma área de 1500ha em uma região de grande importância ambiental reunindo mata atlântica, praia, dunas, planícies alagadas e vegetação de restinga. Mas antes da criação do parque, a região sofreu com desmatamento, retirada de areia e criação de loteamento.

 

NOME DO PARQUE

Em 1990 no dia 05 de junho, dia do meio ambiente, foi criado o Parque Estadual de Setiba. E em 1994 em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha que foi assassinado por atuar em defesa do local contra a extração de areia, o parque teve o nome alterado.

 

O QUE FAZER NO PARQUE

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha


Para muitos que visitam o parque o principal atrativo é a Lagoa de Caraís devido a cor da água. Por ela ser escura é chamada popularmente de Lagoa Coca-Cola. Mas além da lagoa, você pode aproveitar praia e mirantes, fazer trilhas e passeio de caiaque. Ou seja, dá para passar o dia no parque.

>> Conheça mais do Espírito Santo.

A partir da sede do parque siga pela Trilha da Restinga para chegar aos outros atrativos. São 1500m percorridos por um caminho largo, plano e firme, mas à medida que se aproxima da praia a areia vai ficando mais fofa. De qualquer forma é um trajeto fácil de ser feito.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Trilha da Restinga.


Durante a trilha é possível observar quanto muda a vegetação de restinga. Próxima ao mar ela é rasteira, e ao se afastar passa a ter arvores e pequeno porte chegando a fazer sombra em alguns trechos. E se tiver sorte poderá ver alguns animais silvestres. Existem algumas placas com informações sobre a fauna, flora e tipo de solo. Inclusive em Braille.

No trajeto da trilha da restinga você terá outras duas trilhas. A primeira delas é a Trilha da Capivara. Ela é curta e uma parte dela é um deck de madeira pois fica em uma das áreas alagadas do parque. Ela termina na margem da Lagoa da Caraís de onde sai o passeio de caiaque.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Trilha da Capivara.

 

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha


Voltando para a trilha da restinga e seguindo por mais 300m chega-se ao início da segunda trilha, a Trilha do Alagado. Com quase 500m de extensão ela termina em um mirante construído de onde se tem uma ampla visão da área alagada do parque.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha


Depois de 1,5km, a trilha da restinga termina na praia. É uma praia extensa e deserta sem sombra e sem estrutura alguma, portanto leve o que for precisar e volte com o seu lixo.  O mar é agitado, então tenha cuidado.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Final da trilha da restinga e início da praia.


Se preferir águas mais calmas e com temperatura mais agradável vá para a lagoa. Será preciso caminhar por mais 1km por uma trilha que acompanha o mar, nela não tem sombra e o chão, apesar de plano, é de areia bem fofa. Se preferir, pode ir pela areia da praia.

>> Conheça mais do Espírito Santo.

Ao final da trilha tem uma formação rochosa e logo depois está a Lagoa de Caraís que se destaca pela coloração de sua água. Devido a decomposição de folhas e raízes que ficam aos seu redor, ela tem uma cor escura, mas é boa para banho.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Lagoa de Caraís.


Dependendo da época do ano, com a chuva ela pode ter um volume maior de água se transformando em uma laguna alcançando o mar que está a poucos metros. Normalmente a lagoa é rasa, mas quando isto acontece precisa de precaução.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Lagoa de Caraís.


Depois de 2,5km de caminhada aproveite a lagoa para relaxar. Mas não vá embora antes de ir ao Mirante da Lagoa. Ele fica a poucos metros dali no alto da formação rochosa e é fácil de chegar. Nele você terá visão da extensa lagoa com serras ao fundo.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Lagoa de Caraís vista do mirante. 

 

SERVIÇOS OPCIONAIS

Para fazer tudo isto você não precisa pagar nada e pode ser feito de forma independente, é tudo muito bem sinalizado. Mas se preferir, pode pagar e ter o acompanhamento de um monitor ambiental. Eu conheço, e indico, o Giovanni. Ele é Guia de Turismo credenciado e faz um bom trabalho.

Também é o Giovanni que faz o passeio de caiaque pela lagoa. Tanto a monitoria como o passeio de caiaque são pagos e precisam agendar diretamente com o Giovanni. Entre em contato com ele para informações. Telefone: 27 99500-2405.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Caiaques na Trilha da Capivara.

 

APOIO AO VISITANTE

Na sede do parque o visitante vai encontrar uma pequena área de estacionamento para veículos. Banheiros, bebedouro e área com mesas para lanche. Não tem lanchonete nem restaurante. Na praia e nem na lagoa não têm quiosques.

Serviço de Monitor Ambiental é opcional e pago. Assim também como o passeio de caiaque pela lagoa. Telefone: 27 99500-2405.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Área para lanche.

 

VISITAÇÃO

O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha é o mais próximo de Vitória e é de fácil acesso pela Rodovia do Sol (ES 060) no Km 37.5. Mas ele está em Guarapari a 13km do centro. Telefones: (27) 3636-2522. Ônibus do sistema Tanscol e da Viação Planeta passam em frente a portaria do parque.

HORÁRIO: Durante a Pandemia do novo Coronavirus o parque poderá ser visitado de segunda a sexta das das 8 horas às 16 horas. Os finais de semana e feriados serão liberados conforme avaliação do governo do estado.

>> Capacidade de visitantes por dia: 100 pessoas por ordem de chegada. Não precisa agendar.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Portaria do Parque.

ORIENTAÇÕES:

>> O visitante deverá usar máscaras, levar o próprio recipiente para beber água, além do álcool gel 70% para realizar a higienização das mãos.

>> Use roupas leves, repelente, protetor, boné ou chapéu.

>> Siga as orientações da Conduta Consciente em Ambientes Naturais.

  • >> Traga seu lixo de volta.
  • >> Não faça coletas.
  • >> Não faça pichações.
  • >> Não faça fogo.
  • >> Desligue as caixas de som.
  • >> Não saia da trilha principal.
  • >> Mantenha distância de animais.

OUTROS PARQUES ESTADUAIS NO ESPÍRITO SANTO:

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, Parque Estadual da Pedra Azul, Parque Estadual de Itaúnas, Parque Estadual do Forno Grande e Parque Estadual de Mata das Flores.

>> Conheça mais do Espírito Santo.

 


PARA SUA VIAGEM:

Guia de Turismo:  Conheça o Espírito Santo com um guia. Faça contato comigo.

Hospedagem: Faça suas reservas no Booking.com e viaje tranquilo.

Aluguel de carro: Vai alugar um carro? faça cotações em várias em presas no rentcars.com.

Passagem aérea: Você pode comprar no Passagens Promo.


Postar um comentário

0 Comentários