Historia, sol e praia em São Mateus–Espírito Santo

São Mateus, Espírito Santo.

 

A 219km de Vitória, no norte do Espírito Santo, está o município de São Mateus que fundado em 1544 é o mais antigo do estado.

São Mateus possui um extenso litoral com boas praias, rios que movimentaram a economia regional, e guarda marcas históricas em casarões erguidos onde até metade do século XIX existiu o porto mais importante do norte do estado e sul da Bahia.

>> Veja todos destinos capixabas.


Curiosidades históricas de São Mateus:

> Foi em São Mateus que Fernão dias, filho de Men de Sá, Governador Geral do Brasil, foi morto numa batalha em que os índios resistiam ao portugueses e que ficou conhecida como a Batalha do Cricaré.

> São Mateus já pertenceu a Bahia. Por 59 anos fez parte da Capitania de Porto Seguro e só voltou a pertencer ao Espírito Santo na primeira metade do século XIX.

 

São Mateus, Espírito Santo.
Local do antigo porto.

 

> São Mateus teve um porto fluvial importante que movimentou a economia da região e transformou a cidade em um centro comercial com saída, principalmente, de farinha de mandioca e chegada de negros escravizados.

> São Mateus foi grande produtora de farinha de mandioca, sendo por muito tempo o principal produto da economia do norte da província. Considerada a melhor do Brasil era comprada por vários estados.

> O porto de São Mateus foi um dos que mais recebeu negros escravizados no Brasil. Foi ali que em 1856 foi apreendido a última embarcação clandestina de negros escravizados.


São Mateus, Espírito Santo.


> Os escravizados eram comercializados ali mesmo e levados para as fazenda da região. Assim, o município é o que tem a maior população afrodescendente no estado. Hoje existem muitas comunidades quilombolas.

> A farinha e a escravidão sustentavam uma época luxuosa e movimentavam o núcleo urbano que surgiu ali com casarões e sobrados residenciais e casas comerciais. Hoje é o bairro Porto.


São Mateus, Espírito Santo.
O casarões do porto hoje.

> Com a rodovia o porto perdeu a sua importância. As famílias mudaram para a parte alta da cidade e depois para outras cidades e com o tempo o porto foi ficando abandonado.

> Nos casarões passaram a funcionar bares e casas de damas da noite ( que já existiam, mas timidamente). A região se transformou em uma zona boêmia e graças a isso os casarões existem até hoje.


São Mateus, Espírito Santo.
Uma placa em homenagem as prostitutas que viveram no porto.

 

> Para acabar com a prostituição a prefeitura quis derrubar tudo, mas não conseguiu. Por sua vez a elite conseguiu na justiça o fechamento das casas e as prostitutas tiveram que sair.

> Por outro lado, um grupo formado por boêmios e intelectuais começou um movimento pela preservação do casario conseguindo que o conjunto fosse transformado em Sítio Histórico de São Mateus e que mais tarde foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional.


São Mateus, Espírito Santo.
Projeto social que acontece em um dos casarões.

> Hoje os casarões abrigam espaços culturais, repartições públicas, associações e um ou outro bar. Tem também o museu África Brasil, ele é particular e devido a falta de recurso está fechado ao público.

> Até recentemente era possível encontrar no local senhoras ex-prostitutas daquela época. Em 2013, durante uma visita, conheci uma dessas senhoras.


Atrativos na cidade alta

São Mateus, Espírito Santo.
Acervo do térreo do Museu Municipal.

Na parte alta da cidade de São está o Museu Municipal. Instalado em um sobrado do século XVIII construído para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia.

No piso térreo estão diversas peças arqueológicas encontradas em vários lugares do município. No acervo estão, entre outras peças, urnas funerárias usadas em sepultamentos indígenas.


São Mateus, Espírito Santo.
Acervo do segundo piso do Museu Nacional.

No segundo piso um acervo de quadros e mobília que pertenceram às famílias locais remontam ambientes e costumes de outro grupo social vividos no município no século XIX.


São Mateus, Espírito Santo.
Vista que se tem da janela do Museu Nacional (Rio São Mateus).

O museu tem um bom acervo e é bem cuidado, além uma bela vista do rio que corta a cidade. Mas não abre nos finais de semana. Para visitar tem de ir de segunda a sexta, das 8h às 17h, entrada grátis.

OBS.: A minha visita foi antes da Pandemia. Confirme as informações com a Secretaria da Cultura. Tel. (27) 3763-1565. 


São Mateus, Espírito Santo.
Ruínas da Igreja Velha.

Outra atração histórica na cidade alta é a Igreja Velha do século XIX. Na verdade são ruinas do que seria a maior igreja da cidade. É fácil de ser encontrada no centro da cidade Próxima do Museu Municipal.

Devido ao custo e o tempo necessário para concluir a igreja, a obra foi encerrada pela Câmara Municipal, ficando só as paredes feitas com as pedras dos lastros dos navios que chegavam ao porto.


IMG_20190206_165638066 (Copy)
Mercado Municipal.

Também na cidade alta, bem no centro, está o Mercado Municipal. Ele não é grande, mas é uma boa opção para você comprar temperos, pimentas, condimentos e no fim de semana comer tapioca.

 

Guriri

Distante 12km do centro da cidade está a Ilha de Guriri com boas opções de praias de água morna e onde está a Casa de Cabeça para Baixo, a mais nova atração da cidade e que tem atraído muitos curiosos.

São Mateus, Espírito Santo.
Casa de Cabeça para Baixo.

A casa  foi construída por um pedreiro aposentado e desde então todos os dias tem gente no portão para conhecer o interior da casa, que é bem interessante, e tirar fotos engraçadas. É cobrado uma taxa de visitação que quando fui era de R$ 3,00. 

OBS.: A minha visita foi antes da Pandemia. Confirme as informações pelo telefone: 27 99794-0336.

 

São Mateus, Espírito Santo.
Praia de Guriri.

Mas voltando a falar das praias, a principal é a Praia de Guriri. Uma praia urbana extensa e bonita com calçadão, bares e restaurante. Tudo isso faz com que seja frequentada por muita gente.

Um dos atrativos no calçadão da Praia de Guriri é a Capelinha, bem no centro, que foi construída por uma família em homenagem a Iemajá, mas depois se tornou uma capela católica.


São Mateus, Espírito Santo.
Capelinha de Guriri.

Alguns quilômetros para o sul está a Praia do Bosque, linda praia cheia de arvores que dão nome a praia. Mais tranquila e com características mais naturais é frequentada por pessoas que vão passar o dia.


São Mateus, Espírito Santo.
Praia do Bosque.

E a 25km de Guriri está Barra Nova, uma vila bucólica de pescadores com mar, rio e lagoa atraindo muita gente. No local tem pousadas e restaurantes. O trajeto é em estrada sem asfalto.


São Mateus, Espírito Santo.
Lagoa em Barra Nova.

Já mais distante ainda, na divisa com Linhares, está a Praia de Urussuquara e se atravessar o rio você chega a Barra Seca, a única praia de naturismo do Espírito Santo.


São Mateus, Espírito Santo.
Urussuquara.

Como chegar

> A partir de Vitória seguindo pela BR 101 norte. A rodovia corta a cidade de Sã Mateus.

> De ônibus é com a empresa Águia Branca que têm vários horários sando de Vitória.



PARA SUA VIAGEM:

Guia de Turismo: Conheça o Espírito Santo com um guia. Faça contato comigo.

Hospedagem: Faça suas reservas no Booking.com e viaje tranquilo.

Aluguel de carro: Vai alugar um carro? faça cotações em várias em presas no rentcars.com.

Passagem aérea: Você pode comprar no Passagens Promo.


Postar um comentário

0 Comentários