Ruinas, praias e cenotes em Tulun, México

Praia de Akumal

Quando fui ao México em abril do ano passado, fiquei somente dois dias em Tulum depois de fazer um bate e volta a Isla Mujeres a partir de Cancun, e ter um dia em Playa del Carmen.

De Playa del Carmen segui para Tulum, outra cidade na Riviera Maya distante 65km. Têm vans que fazem o trajeto e são mais baratas que os ônibus, mas optei em ir de ônibus pelo conforto e bagagem. Apesar de não ser ônibus direto, teve poucas paradas e em uma hora eu estava no centro de Tulum.

>> Veja o meu roteiro completo pelo México.

A cidade de Tulum se divide no centro e zona hoteleira. O centro é cortado por uma rodovia, não é bonito, é onde está o comércio com bares e restaurantes, é movimentado, têm hospedagens mais econômicas e é prático para quem não estiver de carro.

Praia de Akumal

A zona hoteleira fica na praia distante 5km do centro. É lá que estão as hospedagens mais caras no estilo rústico chique. Elas dividem a praia e o visual com os clubes. Se ficar lá talvez você precise ir à noite até o centro em busca de um restaurante.

Eu fiquei hospedado no centro e foi prático para fazer o meu roteiro. Mas se voltar a Tulum gostaria de ficar na zona hoteleira, sem sargaço. Tulum estava infestado com essas algas marinhas com cheiro ruim e que ficam na água e beira da praia. Antes de viajar veja como está a situação.

 

O que fazer em Tulum

Praia de Akumal
Acesso para Akumal.

Fiquei dois dias na cidade onde conheci as ruinas da cidade Maya de Tulum, praias e cenotes. Este post é mais sobre as praias pois já tem post exclusivos sobre as ruínas e os cenotes.

Comecei o primeiro dia na Praia de Akumal. Outra praia indicada, principalmente para quem quer mergulhar ao lado de tartarugas. Eu não ia mergulhar, mas quis conhecer Akumal.

Akumal está a 26km do centro de Tulum, sentido Playa del Carmen. Fui de van que me deixou no trevo que entra para Akumal. Daí em diante são uns 700m para chegar à praia e não tem opção de transporte.

Praia de Akumal
"Bilheteria oficial" da Praia de Akumal.

No trajeto tem box de venda de passeio e mergulho. Mais próximo à praia tem loja, restaurante, mercadinho e estacionamento de carros (pago).

O acesso a praia de Akumal é pago e a entrada “oficial” fica a uns 100m depois da recepção do Hotel Akumal Caribe. O valor é de 100 pesos com direito a usar banheiro.

Eu acabei passando pela entrada e andei mais uns 200m quando cheguei a uma cancela com um segurança que indicou a entrada ao lado, quando entrei apareceu um morador cobrando 50 pesos. Não é uma entrada oficial e sim alternativa.

Praia de Akumal

O caminho que fiz passa por umas casas que de veraneio para só depois chegar ao centro da praia. Isso permitiu que eu tivesse uma visão ampla de Akumal, e mesmo com o céu nublado ameaçando chuva e muito sargaço, deu para ver como ela é bonita. 

>> Veja o meu roteiro completo pelo México.

Água calma, cristalina e com uma cor bonita. Mas tinham pequenos barcos e  muitas boias demarcando áreas de mergulho que são vendidos em quiosques e por vendedores na praia.

Praia de Akumal
Praia de Akumal.

A areia também é demarcada com espreguiçadeiras de hotéis e clubes, e alguns coqueiros cujas sombras são disputadas pelos sem-hotel e sem-clube.

Apesar do tempo ruim tinha um número razoável de pessoas. Arrisco em dizer que com o tempo bom ela fique lotada (e insuportável) Eu procurei um lugar mais tranquilo e tomei os meus últimos banhos no mar do Caribe, porque depois o tempo só piorou.

Praia de Akumal
Entrada "principal" da praia de Akumal.

Gostei da praia de Akumal, mas o tempo ruim, chuvisco e sargaço fez com que eu desistisse de praia e fosse em busca dos cenotes, atração mexicana que eu queria muito conhecer.

Caminhei novamente até a rodovia e peguei uma van para o Cenote Azul e foi ótimo! Leia como foi no post sobre os 10 cenotes que conheci no México.

Gostei do cenote e quis aproveitar o restante da tarde para conhecer outro, mas não me liguei na hora e quando cheguei lá, já estava próximo de fechar e não valeria a pena entrar. Pior que não dava nem para ir outra praia porque elas também têm horário para fechar (17 horas).

Costa de Tulum
Uma das praias na Zona Hoteleira de Tulum

Só restou ir na zona hoteleira para conhecer as praias de Tulum, mas elas são cercadas por hospedagens e restaurantes. Só um pequeno trecho não tinha nada, mas o mar estava agitado e feio com tanto sargaço.

No segundo dia aluguei uma bicicleta para passar o dia. Em Tulum é comum o uso da bike e dá para ir a muitos atrativos. Têm muitos lugares para alugar e não é caro. E muitos meios de hospedagem emprestam.

O tempo estava fechado e comecei o dia pelas Ruinas de Tulum. Veja como foi a minha visita nas únicas ruinas de uma cidade maia à beira mar.

Playa de Santa Fé, Tulum

Segui para as praias públicas de Tulum. elas ficam próximas da ruinas. Passei pela Playa Santa Fé, mas tinha muito sargaço, vento e ameaçava chover. Insisti e cheguei à Playa Pescadores e mais um pouco chegaria a Playa Paraiso que era outra que queria conhecer, mas o tempo piorava e desisti.

Fui então procurar o Gran Cenote que estava na minha lista. Depois fui conhecer os Cenotes Escondido e o Crystal indicados por um morador. Valeu a pena a pedalada, aproveitei a minha tarde muito bem.

De volta ao centro, pensei em ficar mais uma noite e ver se no dia seguinte teria mais sorte com as praias. As de Tulum eram as que eu mais queria aproveitar. Mas a previsão não era boa, não parecia que o tempo fosse melhorar e tinha muito sargaço. Comprei passagem para Valladolid e viajei seguindo o meu roteiro.

Playa de Santa Fé, Tulum

Onde ficar

Fiquei por duas noites no Hotel Mundo Maya e gostei. Bem localizado na av principal próximo a comércio e do terminal de ônibus. O quarto era nos fundos longe do barulho da rua, era amplo e tinha uma boa e grande cama. O atendimento foi legal e o café da manhã muito gostoso é servido no Café anexo ao hotel. Fiz minha reserva ainda aqui no Brasil.

>> Veja o meu roteiro completo pelo México.

>> Todos os meu posts sobre o México.

>> Veja quanto custa uma viagem econômica pelo México.

>> Veja como é viajar de ônibus pelo México.


+ HOSPEDAGEM: Reserve sua hospedagem no Booking.com sem pagar a mais por isso.

+ ALUGUEL DE CARRO:  Se preferir usar carro em sua viagem faça uma cotação na Rentcars.com.


Postar um comentário

0 Comentários