Praias Punta Esmeralda e Xpu-ha em Playa del Carmen, México

Playa del Carmen

Estive em Playa del Carmen em abril do ano passado quando fiz um roteiro pelo México. No litoral mesmo só tive 4 dias, 1 dia em Isla Mujeres, outro em Playa de Carmen e 2 dias em Tulum.

Depois  de passar o dia na praia em Isla Mujeres retornei a Cancun e no mesmo dia fui para a cidade de Playa del Carmen distante 60km na Riviera Maya.

>> Veja todos os meus posts do México.

Fui de ônibus da empresa ADO, mas em frente ao terminal de Cancun têm vans que fazem o trajeto praticamente pela metade do preço. Escolhi o ônibus pelo conforto e pela bagagem. A viagem demorou um pouco mais de uma hora e deu até para dormir.

O terminal de ônibus da ADO de Playa del Carmen fica bem no centro na Quinta Avenida, a principal da cidade, e quando cheguei por volta das 8h da noite ela estava bem movimentada. Logo gostei do que vi, tinha um clima gostoso, despojado.

Fui para o hostel e demorei mais do que devia, pois quando voltei pouco mais de 2 horas depois o povo tinha sumido e a maioria das coisas já estava fechada. Não sei se é sempre assim ou se porque era dia de semana.

Playa del Carmen, Punta Esmeralda
Acesso à praia Punta Esmeralda. Se não for de carro vai precisar caminhar 500m.

 

O que fazer em Playa del Carmen

Devido a localização e proximidade com Cancun e Tulum (e pelo melhor custo), Playa del Carmen é escolhida por muita gente como base para conhecer a região.

E é do centro de Playa del Carmen que saem as embarcações Cozumel, uma ilha muito procurada para mergulho e que está a pouco mais de meia hora de navegação.

Em Playa del Carmen você pode aproveitar além das praias, museus, cenotes, parques do grupo Xcaret com atrações naturais, ecológicas e culturais onde se passa o dia.

Deve ser muito bom passar uns dias ali, mas eu só tinha 1 dia, preferi aproveitar as praias do mar do Caribe. Escolhi praias fora do centro.

 

Playa Punta Esmeralda

Playa del Carmen, Punta Esmeralda

Logo pela manhã segui para a Praya Punta Esmeralda. Fui de micro-ônibus pagando 5 pesos. Falei com o motorista onde estava indo e ele me deixou próximo. Para chegar à praia foi preciso caminhar uns 500m por um trajeto calçado.

>> Veja todos os meus posts do México.

Ela fica no lado norte de Playa cerca de 5km do centro, dá para ir caminhando pela Quinta Avenida até a Calle 112 e depois entrar à direita.

Playa del Carmen, Punta Esmeralda
Punta Esmeralda é uma praia inclusiva.

Punta Esmeralda é uma praia boa e tranquila. E melhor, é publica. Muitas praias na região são particulares com acesso restrito aos hospedes dos hotéis ou aos usuários de bares e clubes daquela praia. E têm outras em que o acesso é cobrado.

É também uma praia inclusiva com estrutura para receber cadeirantes, e tem o certificado Blue Flag, um símbolo de qualidade atribuído a praias que cumprem um conjunto de critérios.

Playa del Carmen, Punta Esmeralda

Fui em um dia de semana e ela estava só com algumas pessoas, mais famílias. Ela é mais frequentada por moradores locais. Imagino que final de semana fique muito cheia.

A praia é bonita, com vegetação e sem construções diferenciando das praias do centro. Na chegada têm alguns coqueiros cujas sombras já estavam todas ocupadas, o sol estava forte. De estrutura de bar e restaurante tem o Cocoa Beach Club.

Playa del Carmen, Punta Esmeralda

Punta Esmeralda tem, além do mar maravilhoso, um cenote aberto que deixa o lugar mais interessante. Eu ficaria ali por bom tempo se não não fosse o sargaço. Até tomei uns banhos, mas aquilo incomoda e tem um cheiro é muito ruim.

Queria conhecer outras praias então voltei para o centro caminhando pela praia. No caminho estão passei pelas praias 88 e Marmitas, duas muito procuradas. A primeira também é publica e a segunda o clube que dá nome ao lugar ocupa quase toda extensão de areia com suas espreguiçadeiras.

Playa del Carmen

A cor do mar deixava a paisagem linda. O que atrapalhava o visual e o banho, era o sargaço, ele fica acumulado na água na beira da praia. Onde foi possível entrei mais para o mar saindo dele e aproveitei.

À medida que se aproximava do centro tinha mais sargaço e o cheiro ruim ficava mais forte, logo vi que meus dias de praia não seriam bons.

Playa del Carmen
Sargaço.

Mas apesar do sargaço, nas praias do centro tinha muita gente curtindo no meio de tudo aquilo. Achei muito estranho.

>> Sargaço é um tipo de alga marinha com cheiro ruim e forte que são levadas pela corrente para a praia. É comum sargaço na região de Cancun e Riviera Maya, mas quando fui em abril/2019 tinha uma invasão. É uma ação da natureza e pode ter em qualquer época. Você pode acompanhar a situação aqui.

Praia Xpu-ha

Playa del Carmen, Xpu-ha

Nas praias do centro não dava para ficar. Então, depois de comer fui tentar a sorte em uma praia mais afastada. Fui conhecer outra praia indicada, Xpu-ha. Ela fica a 26km para o sul em direção a Tulum.

Fui de van, elas saem do centro, circulam toda hora e são baratas. São utilizadas principalmente por moradores. As vans ajudam muito quem está a pé e quer economizar, mas claro que com carro você aproveita melhor o seu tempo.

A van te deixa na rodovia, tem que lembrar ao motorista onde você vai para ele te deixar próximo. Da rodovia até a praia são uns 600m de caminhada. De carro chega até ela.

Playa del Carmen, Xpu-ha

Desci da van e ia pelo acesso que estava na frente quando duas moças que desceram juntas me chamaram para ir pelo caminho que elas iam fazer. O acesso à praia é pago e pelo caminho delas o valor era mais barato (50 pesos) e saia dos clubes de praia.

Xpu-ha tem os clubes de praia, mas também tem uma área vazia sem estrutura. Ou seja, quem quiser pagar pela espreguiçadeira e ficar de boa vai para os clubes, mas também dá para levar a caixa térmica e passar o dia.

Eu não estava com caixa térmica, mas já tinha almoçado. Então fui para o lado contrário dos clubes, estava praticamente vazia, procurei uma sombra (tem pouca) e passei o resto da tarde ali. Xpu-ha é uma praia bonita com muita vegetação e extensa.

Playa del Carmen, Xpu-ha

Nela também tinha sargaço, mas não tanto como nas praias do centro e não chegou a incomodava. Deu para aproveitar o banho de mar. Quando fui embora passei pelos clubes e lá estava infestado de sargaço.

Voltei ao hostel e depois segui viagem para Tulum de ônibus. Se estivesse de carro não precisaria voltar a Playa del Carmen porque estava praticamente na metade do caminho.

>> Saiba como é viajar de ônibus pelo México.

Onde ficar

Me hospedei no Enjoy Playa Hostel, e não ficaria novamente. As instalações estavam ruins, o café era legal e o melhor é a localização a duas quadras da quinta avenida. Mas Playa del Carmen tem muitas opções de hospedagem que você pode reservar aqui.

>> Veja todos os meus posts sobre o México.

Postar um comentário

0 Comentários