O melhor da Street Art em Vitória

O melhor da Street Art em Vitória

Muito bom que as ruas das cidades se transformaram em espaços de arte.  Hoje é praticamente impossível andar pelas ruas sem ser atraído pela arte visual que vem tomando conta dos espaços urbanos. Muros, paredes, bancos, tudo virou tela para os artistas. Que bom!

Estas manifestações artísticas deixam a cidade muito mais interessante visualmente, valorizam o espaço e permitem que mais pessoas vejam arte simplesmente fazendo um passeio ou circulando por onde moram através do transporte, sem necessariamente ir a uma galeria de arte.

O melhor da Street Art em Vitória

Esta arte vista nas ruas é a Street Art, e é toda manifestação artística em espaço público, não é só grafite ou outras pinturas em muros e paredes como muitos pensam. Os temas podem ser os mais variados e estão em todos lugares, da periferia aos bairros nobres da cidade.

Os artistas estão ganhando mais espaço e fazendo trabalhos cada vez mais impressionantes. Em muitas cidades estes trabalhos entraram nos roteiros turísticos como é o caso do Beco do Batman em São Paulo que conheci ano passado.

O melhor da Street Art em Vitória

Praticamente em todas cidades têm trabalhos incríveis de arte urbana, basta prestarmos mais atenção, e eu passei a prestar mais atenção aqui na região metropolitana da grande Vitória, onde moro. Neste post, que faz parte de uma Blogagem Coletiva sobre Street Art pelo mundo (#streetartpelomundo), vou mostrar alguns dos trabalhos em Vitória.

Ficore Kabelera

Um dos principais representantes da cultura urbana daqui do Espírito Santo nasceu em Belo Horizonte – MG. Na arte visual ele trabalha o Grafite e través dele chegou ao Hip Hop. Gosta de formas geométricas e figurativas abstratas em trabalhos que podem ser vistos pelas ruas de Vitória, em outras cidades do Brasil e até de outros países como Inglaterra e Itália. Em 2013 viajou pelos dois países e teve um mural tombado como patrimônio cultural da cidade histórica italiana de Spinoso.

O melhor da Street Art em Vitória
Cardume de Cordas de 2015 na Faculdade de Música do espírito Santo. Instrumentos e elementos marinhos fazendo uma referência a localização na baía de Vitória, centro da cidade.

O melhor da Street Art em Vitória


O melhor da Street Art em Vitória
Com vários trabalhos em área nobre de Vitória, o que ele considera a sua obra prima fica em um beco de um condomínio simples que foi ocupado. O mural de de 2014 com 300 m² ocupa toda parede externa de um prédio. A obra com tema africano recebeu o nome de Raízes da Cor e teve uma boa repercussão sendo incluída na lista de 20 melhores murais de artistas brasileiros do site especializado Street Art Brasil

Raízes de Cores.
A obra impressiona, ainda mais sendo grande em um espaço pequeno. Pena que fique em um lugar tão escondido sendo vista por poucos. As paredes laterais estavam pichadas, mas ela estava intacta. Para ver tem que entrar em um beco na esquina das ruas Antônio Engrácio da Silva com Alcino Pereira Neto próximo ao Restaurante Victória Doc. O lugar estava tranquilo, havia trabalhadores e um casal de jovens conversando. Como Ficore mesmo diz, o trabalho recuperou o espaço.

Diário de Arte


O melhor da Street Art em Vitória

Durante uma semana os artistas grafiteiros do Grupo Força Graffitacional Crew: Moris - Luahn Gaba - Liam - Keka – Starley, trabalharam em um dos painéis mais marcantes na ilha de Vitória. Ele está na Praça do Cauê em Santa Helena e é logo visto por quem chega pela terceira ponte.

O melhor da Street Art em Vitória

Um painel feito especialmente para o Projeto Conexões da Organização Médicos Sem Fronteiras para marcar a luta mundial contra a AIDS. A obra foi inspirada em depoimentos de profissionais que atuaram em projetos em países africanos e nele está o rosto de um dos médicos.

O melhor da Street Art em Vitória


Mural da Fábrica de Ideias

Uma antiga fábrica em Vitória se tornou espaço de economia criativa. E sua parede de 250 metros ganhou um painel em grafite de autoria do Artista Plástico Emílio Aceti e de artistas do Centro Grafitacional, nele estão colocados histórias, sentimentos e homenagens.


O painel modificou a paisagem de Jucutuquara, colorindo um dos bairros mais tradicionais de Vitória.

Jardim Araceli


O melhor da Street Art em Vitória

Em um viaduto no final da Praia de Camburi está o maior mural de Vitória com 1400 m². O trabalho realizado por sete artistas grafiteiros (Fel, Nico, Fagundes, Chic, Iran, Maik e Art Oi) é belíssimo apesar da história triste de duas meninas que sofreram exploração sexual e foram assassinadas.

O melhor da Street Art em Vitória

Araceli foi morta em 18 de maio 1973 e ninguém foi punido. Aqui no Estado é conhecido como o caso Araceli e a data da sua morte passou a ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O melhor da Street Art em Vitória

O trabalho foi inspirado nos quadrinhos retratando brincadeiras infantis homenageando as crianças.

Blogagem Coletiva

Veja as dicas de todos os blogs que participam da blogagem Street Art pelo mundo:

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Engraçado como muitas vezes a gente visita as cidades e não presta muita atenção nelas. Nunca tinha percebido como Vitória possui tanta arte de rua bonita.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isto acontece com nós mesmos moradores. Temos que perceber melhor o espaço que vivemos.
      Obrigado Aline!

      Excluir
  2. Adorei o post! Não conhecia esses trabalhos em Vitória. Muito interessante cada um deles :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos outros lindos. Com o tempo vou atualizar este post.
      Obrigado Luciana!

      Excluir
  3. Cada mural mais lindo que o outro! Este da Faculdade de Música me encantou muito!
    Ansiosa por voltar a Vitória e ver as obras de perto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho lindo este mural! E participar da blogagem coletiva fez eu prestar mais atenção nos trabalhos daqui de Vitória.

      Excluir
  4. Olá Marcelo, que interessante seu post. Não sabia que Vitória tinha tantos murais de Street Art, uma grata surpresa para mim que não vou à cidade há anos.
    Surpresa também por ver o painel da Araceli, me lembro muito bem deste caso em Vitória, que envolvia inclusive pessoas da alta sociedade capixaba. Muito triste este caso de abuso e assassinato, uma justa e bonita homenagem à esta menina que perdeu a vida de forma estúpida e violenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, temos muitos e por causa da blogagem coletiva a cada dia descubro mais.
      O caso Araceli é uma vergonha, mas o trabalho de arte é lindo e fica justamente na avenida que leva o nome do pai e avô dos acusados.

      Excluir
  5. Adoramos os grafites do Kabelera, pois a montagem dos elementos para formar a imagem maior é demais!
    Quanta arte urbana bacana!! Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Kabelera é fantático, os trabalhos são ótimos!
      A minha participação na blogagem coletiva fez eu me aproximar do trabalho dele.
      Obrigado.

      Excluir
  6. Adorei o "Raízes de Cores"! Pena que não vi nenhum desses em Vitória em abril! Vou ter que voltar? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte mesmo Fernanda!
      O "Raízes de Cores" é impressionante e tem uma história muito boa!

      Excluir
  7. Agradeço por prestigiar meu trabalho que feito através de uma homenagem a uma criança que se foi chamada araceli . mais trabalho meus pode encontrá no Instagram @art_oi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu trabalho é muito bom e não podia ficar de fora de um post que fala sobre o melhor da arte de rua.
      Parabéns e obrigado por visitar o meu blog.

      Excluir