Como é o desfile das campeãs do Rio de Janeiro

Desfile das Campeãs

Em vários lugares do Brasil acontecem desfiles de escolas de samba. Acontece em São Paulo, Florianópolis, Vitória…. aliás é em Vitória que acontece o primeiro desfile, uma semana antes do carnaval e se eu não estiver trabalhando, serei encontrado no nosso sambódromo que é conhecido como Sambão do Povo (já escrevi sobre o nosso carnaval) . Mas quando o assunto é desfile de escolas de samba é no Rio de Janeiro que pensamos, o mais famoso de todos.

Mas muita gente não consegue, por vários motivos, ir assistir o maior espetáculo do carnaval brasileiro. Ainda bem que acontece, no sábado seguinte ao carnaval, o desfile das campeãs e aí resolve o problema de muitas gente que não pode ir assistir o desfile oficial.

Assistir o desfile das campeãs faz parte da história de muita gente, inclusive de um casal amigo meu, Marcelino e Tânia. Eles trabalhavam durante o carnaval e não podiam ir ao desfile no Rio, como são apaixonados por samba resolveram um dia viajar para assistir o desfile das campeãs e nunca mais pararam. No início viajam sozinhos ou com a família, mas muitos amigos começaram a pedir para ir juntos, então eles passaram a organizar as excursões para o desfile das campeãs e lá se vão 28 anos. Este ano aceitei o convite para viajar com eles e voltei ao desfile das campeãs depois de muito tempo, mas agora fui como passageiro e não trabalhando como Guia de Turismo como nas vezes anteriores.

Desfile das Campeãs


Como é a viagem?

O Marcelino e a Tânia montam um pacote saindo de Vitória, com transporte rodoviário, serviço de bordo na ida, Guia de Turismo, hospedagem em hotel com café da manhã, transfer hotel/sambódromo/hotel e ingresso para arquibancada ou frisas. E tem ainda a opção de 01 ou 02 pernoites. Fui no pacote com 02 pernoites saindo na quinta-feira e assim tive mais tempo no Rio. A viagem foi em ônibus leito e apesar de ser viagem de carnaval, samba, não teve farra ou bebedeira e foi bem tranquila.

Como é o desfile das campeãs?

Desfile das Campeãs

Desfilam as 6 escolas de samba melhores classificadas seguindo a ordem da 6ª para a 1ª colocada. As escolas participam quase completas, digo quase porque talvez algum componente falte, uma fantasia não esteja tão perfeita mais ou falte algum detalhe das alegorias, mas o que não falte é alegria. Acho até que no dia do desfile das campeãs a alegria é maior na avenida, pois não estão disputando mais, não estão preocupadas com as notas dos jurados, aliás nem tem mais jurados. No desfile das campeãs elas só comemoram, as escolas estão mais alegres porque simplesmente são campeãs.

O desfile das campeãs dura a noite toda então vá preparado. Descanse para você aproveitar.


Sambódromo


Desfile das Campeãs

A avenida onde acontece o desfile das campeãs fica novamente lotado. Tem quem foi no dia oficial e volta para ver a sua escola campeã, tem quem só pode ir agora e tem quem prefere ir ao desfile das campeãs pois vê as melhores num dia só. O desfile oficial acontece em dois dias, ou melhor, duas noites inteiras, são dois ingressos e no desfile das campeãs é um ingresso só que custa a metade do preço. Isso ajuda também a encher o sambódromo.

E para atender a essa gente toda o sambódromo funciona com todos os serviços normalmente. Tem segurança, serviço médico, praça de alimentação e ainda vendedores que circulam o tempo todo nas arquibancadas para você não precisar sair do lugar.

Desfile das Campeãs


Pode levar comida e bebida

Claro que os preços de lanches e bebidas são bem mais caros (cerveja lata R$ 8,00) e só vai ter a cerveja patrocinadora do evento e pode ser uma que você não gosta. Mas você pode economizar levando uma bolsa térmica com lanche e sua cerveja preferida. Mas atenção não pode entrar com caixa térmica.

No desfile das campeãs todos os setores são vendidos: arquibancada, frisas, cadeiras numeradas e camarotes. Arquibancada tem uma visão panorâmica, é de concreto, não tem lugar marcado e sem cobertura. Frisas e cadeiras ficam próximas a avenida sendo possível ver detalhes, são marcadas, mas também não tem cobertura. Camarote é para quem quer uma festa particular. É só escolher e aproveitar.

Desfile das Campeãs


Arquibancada

Na excursão que fui as opções eram arquibancadas e frisas. Fui de arquibancada. Elas não são todas iguais não. Dependendo da localização você tem uma visão diferente do desfile. As de numeração menores ficam mais próximas do início do desfile. Fiquei na número 11 mais para o final. Uma vantagem foi ver de frente a escola praticamente toda na avenida e já super animada, outra vantagem foi ficar ao lado do recuo da bateria, ou seja, ao lado do coração da escola. O recuo é o local que a bateria fica para a escola passar.

A arquibancada é super animada e o público é bom. Ao meu redor havia uma casal carioca que cantava com muita empolgação o samba de toas escolas, uns jovens argentinos que começaram empolgados, mas com o passar do tempo já não estavam tanto e uma senhora de aproximadamente 80 anos desacompanhada e muito feliz. Era a quinta vez dela no desfile.

Desfile das Campeãs

A maioria das arquibancadas não tem lugar marcado (somente a turística de número 09) e a sua visão muda conforme o lugar, então é interessante ir mais cedo para conseguir um bom lugar. Mas se isso não faz diferença para você então tudo bem, mas saiba que vai ter que passar entre as pessoas pois fica lotada. Nas espaços (frisas, box, …) que tem lugar marcado você pode chegar uns minutos antes do desfile.

Em excursão seguimos os horários marcados e cheguei umas duas horas antes. Esperei muito tempo, mas consegui um bom lugar ao lado da bateria. Mas indo de excursão tem a comodidade de receber o ingresso com tranquilidade e o ônibus nos deixa na entrada próxima a nossa arquibancada e ao final do desfile nos pega no mesmo lugar e nos levar para o hotel. Nessa hora estava muito cansado, mas muito feliz. Se gosta de escola de samba vá pelo menos ao desfile das campeãs, vale muito a pena!

Postar um comentário

0 Comentários