Real Gabinete Português de Leitura, uma das Bibliotecas mais bonitas do mundo

Real Gabinete Português de Leitura


Uma estante escura cheia de livros ocupando uma imensa parede. Imagem que não lembro em que situação e nem quando vi, mas que nunca esqueci e que descobri depois que se tratava do Real Gabinete Português de Leitura na cidade do Rio de Janeiro. Um Gabinete Português de Leitura é muito mais que uma biblioteca, é uma associação, uma instituição criada por portugueses para promover cultura, conhecimento e estreitar a relação entre os portugueses de Portugal e os do Brasil.

E até escrever este post eu acreditava que o Gabinete de Leitura da cidade do Rio de Janeiro fosse o único no Brasil, mas não é, agora sei que existem pelo menos mais dois, o Gabinete Português de Leitura da Bahia, em Salvador, e o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco em Recife.

Real Gabinete Português de Leitura

Mas voltemos ao do Rio de Janeiro. O Real Gabinete Português de Leitura, entre os três é o mais antigo, foi criado em 1834 por imigrantes portugueses pensando nos conterrâneos que moravam na capital do Império. Em 1900 passa a ser uma biblioteca pública e o título “Real” foi dado pelo Rei de Portugal D. Carlos 6 anos depois quando no Brasil já era República.

Real Gabinete Português de Leitura

Há muito tempo queria conhecer o lugar e aproveitei minha ida ao Rio no último fim de semana para ir até lá. Só sabia que ficava no centro e tinha a Praça Tiradentes como referência. Fui de metrô, desci na estação Uruguaiana e passando pelo comércio popular caminhei para lá.

A uma quadra da praça, por sorte, vi uma pequena placa indicando o Real Gabinete Português de Leitura pra uma das estreitas ruas do centro do Rio de Janeiro, a Rua Luís de Camões. Endereço apropriado para quem guarda um dos poucos exemplares da primeira edição do livro Os Lusíadas. No número 30 uma placa confirmava que eu havia chegado ao endereço que abriga desde 1887 o Real Gabinete Português de Leitura e que foi inaugurado pela Princesa Isabel.

Real Gabinete Português de Leitura

Só uma pequena recepção separa a rua da sala de leitura. Não é necessário pagar para visitar, basta colocar num livro de registro os seus dados e entrar. Pronto, estava eu ali diante das estantes escuras, bonitas e cheias de detalhes. Elas cobrem toda parede e vão até o teto e quem as acompanha com o olhar chega a uma vitral central que ilumina naturalmente todo o ambiente, mas ainda assim há no centro um lustre vindo de Portugal. Nas estantes estão exemplares do maior acervo de livros portugueses fora de Portugal. A biblioteca possui também edições e até manuscritos raros que não ficam expostos ali.


Real Gabinete Português de Leitura


Livros disponíveis no Real Gabinete Português de Leitura

O salão não é tão grande, pensei que fosse maior, mas é alto tendo três níveis de estantes. No centro da sala só há umas poucas mesas em madeira para leitura ou pesquisa. Sim, os livros não estão ali servindo de decoração. Você pede o livro para uma das funcionárias que ficam na sala, outro funcionário irá buscá-lo pois não pode tocar neles nas estantes.

Se o livro estiver na última estante do último andar é só você virar bem a cabeça para o alto e conseguirá ver a pessoa no alto de uma escada. Só não sei se conseguirá ler pois toda hora tem gente visitando o espaço tirando fotos (pode sem flash) e conversando, mesmo sendo proibido. Se você for sócio do Real Gabinete Português de Leitura pode até levar o livro para ler em casa, mas só edições a partir de 1950.


Real Gabinete Português de Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura é uma das maiores bibliotecas da América Latina com um acervo com mais de 350.000 livros. Possui também obras de arte, mas não estavam expostos na sala de leitura que é o único espaço aberto a visitação. Entre outros ambientes, no prédio tem o auditório que só é frequentado em eventos ou cursos que são promovidos. O Real Gabinete já abrigou a Academia Brasileira de Letras e é a quarta biblioteca mais bonita do mundo na lista da revista Time.


Real Gabinete Português de Leitura

Quando cheguei ao Real Gabinete Português de Leitura queria logo entrar e não prestei atenção na sua fachada. Ela é bonita toda feita em pedra de Lioz trazidas de Lisboa, lembra construções da capital portuguesa. Tem também algumas estátuas de personagens portuguesas como Luís de Camões. Quando for ao Rio de Janeiro conheça uma das Bibliotecas mais bonitas do mundo.


Real Gabinete Português de Leitura


VISITA

Aberta de segunda a sexta das 09 às 18 horas. Visitação grátis.
Não pode comer nem beber no interior;
Tocar os livros,
Falar ao celular,
Conversar,
Ler livros pessoais,
Colocar objetos sobre as mesas.
Há guarda volume na recepção.

ONDE FICA

Rua Luís de Camões, Nº 30 no centro do Rio, próximo a Praça Tiradentes.
A estação de metrô mais próxima é a Uruguaiana, mas a Carioca também não é distante.
Mais informações no site oficial

Postar um comentário

0 Comentários