3ª edição do Pocando no ES foi um sucesso!

POCANDO NO ES
(Foto: Aline Dias) 
   
    
No último fim de semana aconteceu a terceira edição do POCANDO NO ES. Um encontro de blogueiros de viagem com o objetivo de promover o turismo do Espírito Santo. E como as edições anteriores, esta também foi um sucesso! Participaram 26 blogueiros de todas as regiões do Brasil que ficaram encantados com a experiência que viveram aqui.

 
A ideia do encontro é de Deivson Santana do blog Capixaba na Estrada e que na realização conta com vários parceiros (veja no final do post). O nome não poderia ser mais original: Pocando. Uma gíria só nossa, um verbo que só nós capixabas conjugamos. Para os que nunca ouviram falar em ‘Pocar’ o significado pode ser:
  
Estourar. EX: o menino POCOU o balão (estourou o balão);
Pocar + Fora, é o mesmo de ir embora ou mandar alguém embora, sair. EX: vou POCAR fora (vou embora). Ou ainda: POCA fora daqui (vai embora, sai daqui);
Sucesso, algo muito bom, animação, arrasando. EX: Pocando no ES. 

22814190_1271801672924355_4571617014169845101_nO anfitrião Deivson Santana dando as boas-vindas. (Foto: Roger dos Santo). 
     
Eu tive a honra se ser convidado novamente e tive a responsabilidade de ser o guia do roteiro. Tarefa que realizo com muito prazer pois conheço blogueiros feras, pessoas interessantes e encontro colegas e amigos. O “Pocando no ES” proporciona ao participante conhecer lugares incríveis, a maravilhosa gastronomia capixaba, participar de boas palestras, aprender (e ensinar) com a troca de experiências. Na verdade é uma grande confraternização onde nos divertimos (boas risadas e histórias), mas também trabalhamos (blogueiro trabalha) e que ao final deixa muita saudade.

DSC_4489
 Dando entrevista para o blog Tudo é Mara, na Casa de Pedra.(Foto: João Olavo) 
    
    

A programação

O Pocando acontece sempre num fim de semana com um roteiro estabelecido, nessa edição foi o litoral dos municípios de Serra e Aracruz. Mas fugindo a regra aconteceu o ‘esquenta do Pocando’ com programação já na quinta-feira nas Montanhas Capixabas. Sendo assim foram quatro dias intensos com um roteiro diversificado onde os convidados puderam conhecer interior e litoral.

Montanhas Capixabas


POCANDO NO ES
Pedra Azul na Rota do Lagarto 
   
    
Subimos a serra e ficamos hospedados no Hotel Fazenda China Park onde fomos muito bem recebidos pela sorridente Lucélia. O hotel oferece condições para quem pretende ficar dias ou simplesmente passar o dia. E nós aproveitamos o que foi possível: teleférico, tirolesa (alguns) e passeio de trenzinho na fazenda. Pena que não foi possível aproveitar do parque aquático. Comemos bem (e muito) e terminamos à noite no bar do (gente boa) Edmar que fica dentro da vila dos funcionários.  Lá conversamos, rimos e bebemos (não exatamente nessa ordem).
 
POCANDO NO ES
Hotel Fazenda China Park 
   
    
No dia seguinte trocamos o conforto do China Park pela beleza da Rota do Lagarto. Os visitantes ficaram encantados, tiraram fotos de vários ângulos da principal atração: a pedra azul. Pena que não tivemos tempo suficiente para outros atrativos, mas pelo menos tivemos para um café na Tuia Gastronomia e Arte antes de seguimos para o Hotel Bristol Vista Azul. Eu ainda não o conhecia e gostei muito de saber que temos um hotel desses aqui no estado. Lá não ficamos hospedados (eu poderia ficar dias ali), mas visitamos as suas instalações e almoçamos muito bem.

POCANDO NO ES
Convidados e palestrantes na bertura do encontro. (Foto: Livia Bellotti)
 
Após o almoço foi hora de descer a serra. À noite participamos com outros blogueiros e convidados da abertura oficial no Hotel Senac Ilha do Boi. Tivemos palestras incríveis sobre Arte e Turismo com a artista plástica, e também blogueira, Dayse Resende e sobre Mercado e Blogueiros com  Frankin Rocha, especialista em Marketing Digital. Ganhamos brindes e jantamos maravilhosamente bem no Caponata Gastrobar.
  

Litoral Norte


POCANDO NO ES
Comemos bem e muito no Pocando ES. Moqueca Capixaba do Espaço Maresia’s

O sábado amanheceu chovendo, uma pena pois o roteiro era pelo litoral norte capixaba,  mas seguimos a programação. A chuva logo parou e mesmo sem aquele sol e calor que conhecemos, os visitantes aproveitaram o dia no litoral. A primeira parada foi na Vila das Artes em Jacaraipe, visitando principalmente a Casa de Pedra, construção curiosa do artista Neusso Ribeiro que atrai visitantes o ano todo. Seguimos para Manguinhos, o balneário mais charmoso de Serra. Andamos pelas praias e no Espaço Maresia's fomos muito bem recepcionados pela Bia e o Chef David que nos ofereceram um almoço maravilhoso tipicamente capixaba com peroá frito e moqueca de badejo entre outros pratos. Não consegui evitar e tirei um cochilo em uma das redes que ficam a disposição dos clientes.
 
POCANDO NO ES

Mas não dava para dormir à tarde toda, havia outros atrativos no roteiro. Paramos em uma praia única do litoral norte capixaba: Praia das Falésias em Nova Almeida. Quem passa pela rodovia não têm ideia do visual dessa praia. Ainda em Nova Almeida visitamos a Igreja e Residência Reis Magos do século XVI, o principal cartão postal do balneário. No local os visitantes conheceram também um pouco do congo, folclore religioso do nosso Estado. Tivemos tempo ainda para o tradicional quindim e o picolé itú.
  
POCANDO NO ES

O destino final foi o litoral de Aracruz. Visitamos a Praia de Gramuté, um pedacinho lindo e desconhecido que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas. Passamos pelo distrito de Santa Cruz onde está a antiga Casa de Câmara e Cadeia que hoje abriga um museu. Minutos depois chegamos ao Coqueiral Praia Hotel, localizado de frente para o mar com um belo visual. Tivemos poucas horas para aproveitar ou descansar pois à noite prometia. Fomos brindados com um luau a beira da piscina em comemoração aos 30 anos do hotel.
  
POCANDO NO ES
Praia de Gramuté em Aracruz

O último dia foi dedicado ao litoral aracruzense. Acompanhados pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo iniciamos o dia a bordo da Escuna Princesinha do Mar para o passeio pelo Rio Piraque-açú que faz parte de uma reserva sustentável. O passeio acontece margeando o 5º manguezal da América Latina e a acontece uma parada para mergulho no rio. Apesar de já ter feito esse passeio eu nunca mergulhei por ter ido a trabalho, mas dessa vez não perdi a oportunidade.
  
POCANDO NO ES
(Foto: Giovana Duarte) 
   
    
O passeio de escuna terminou na aldeia Piraqueaçú onde existe uma aldeia temática que recria o ambiente dos índios Guaranis. Foi construída para servir de cenário de um filme e que hoje é mantida para mostrar os costumes e tradições aos visitantes. Fomos recebidos pelo cacique Karaí que nos contou sobre a história do seu povo, conhecemos o artesanato, almoçamos uma comida deliciosa e assistimos apresentações de dança e música. Sou natural do município e não conhecia esta aldeia, fui pego de surpresa e pra mim foi o diferencial do roteiro.
 
POCANDO NO ES
Apresentação na aldeia temática Guarani em Aracruz 
       
À tarde percorremos as praias de Barra do Sahy, Putiry, Mar Azul e finalizamos na Praia dos Padres onde fizemos o nosso último brinde do Pocando no ES. Foram só 4 dias, mas foi tão intenso e prazeroso (como nos divertimos) que parecia que estávamos juntos há muito mais tempo.
 
POCANDO NO ES
Os sobreviventes. (Foto: Marcio) 
   
    

CONHEÇA O ESPÍRITO SANTO COM UM GUIA DE TURISMO CREDENCIADO

Blogs da 3ª edição do ‘Pocando no ES’:    
POCANDO NO ES

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Foi maravilhoso estar com vocês! Você realmente arrasou como guia, sempre alto astral e dando muitas informações sobre os lugares sem ficar chato. Parabéns pelo trabalho, pela companhia e pelo profissionalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian... obrigado você por ter vindo conhecer o meu lugar e pela sua alegria de viver a vida!

      Excluir
  2. Sua participação foi fundamental para conhecermos melhor cada local por onde passamos, para ficarmos mais por dentro da história e da cultura de algumas cidades do Espírito Santo. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Foi lindo!! E muito obrigada por ser o melhor Guia Turístico da vidaaaaa <3

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, não poderíamos encontrar um guia melhor do que você para nos acompanhar nessa viagem! Obrigada por compartilhar conosco todo o seu conhecimento sobre esse estado maravilhoso! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mariana pelo carinho. Adorei te conhecer, volte mais vezes.

      Excluir
  5. Marcelo, valeu pela recepção e parceria com o PocandonoES. Um guia realmente incrível e o Post ficou lindo viu...eheheh..
    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. O Pocando sempre é especial né? Ver nos olhos de quem não está acostumado com as nossas paisagens o encantamento pelo estado e estranhamento por não escutar tanto nas mídias de turismo o ES só ressalta a importância deste evento!

    ResponderExcluir