Santa Bárbara - MG

DSCF2044
 
Queria chegar logo ao Santuário do Caraça mas estava difícil, pois toda cidade que se aproximava eu queria entrar, foi assim com Catas Altas e foi assim com Santa Barbara. Localizada a 100 km de Belo Horizonte a cidade faz parte do circuito da Estrada Real e é a mais próxima do Parque do Caraça (24 km), o principal atrativo da região. Mas para quem vem da capital mineira pela BR 381, a cidade de Barão de Cocais fica mais perto do parque.
 
Santa Barbara ao contrário de Catas Altas tem um grande trevo de entrada que chama atenção e nele já é possível ver parte da cidade . Da rodovia MG 129 até o centro da cidade o acesso é por uma outra rodovia em mão dupla e pelas construções comuns que vi à beira da estrada imaginei que fosse uma cidade igual a tantas outras sem nada que lembrasse as cidades históricas de Minas, mas quando cheguei ao centro da cidade percebi que estava enganado  quando vi o casario colonial e a calma do interior mineiro.
 
 
bt_mapa_como_chegar
 
Cheguei até uma praça (Clovis Faria ou praça da Matriz) bem cuidada e com um acervo conservado de construções históricas. Parei ali mesmo, até porque eu não sabia aonde ir. Fui até a igreja que se destacava na praça mas estava fechada, dei uma volta e ali em frente a ela estava um sobrado bonito onde funciona o Hotel Quadrado – fui até a recepção e pareceu ser bem interessante. Ao lado do hotel uma construção modesta abriga a Prefeitura Municipal -  abrigou a oficina de pintura do Mestre Ataíde.  Na ponta da praça um prédio que parecia ser recentemente restaurado abrigou a antiga Casa da Câmara e Cadeia.
 
Quando voltei à igreja a porta lateral já estava aberta a visitação (de terça-feira a Domingo, das 13h às 17 horas, gratuitamente), entrei e fiquei surpreso com o contraste do interior da igreja tão ornamentado e rico com a simplicidade do lado de fora. A construção aconteceu na época áurea da mineração no município, por isso não economizaram no ouro e a igreja Matriz de Santo Antônio faz parte do importante conjunto da arquitetura religiosa mineira.
 
DSCF2047 Igreja Matriz de Santo Antônio.
 
6944318803_26379f72cc_z
Interior da Igreja Matriz. (Foto: Sérgio Mourão - Acervo Setur MG).
 
DSCF2051 Teto da Igreja Matriz. O teto da nave pintado representa a assunção de Nossa Senhora, feito por Manoel da Costa Ataíde.
 
DSCF2062
   Ao fundo o prédio da antiga cadeia que foi Inaugurada em 1900 para ser Casa da Câmara e Cadeia. Sua desativação aconteceu em 1999, quando presos que iriam ser transferidos atearam fogo no local. O prédio foi restaurado.
 
A senhora que estava atendendo na igreja Matriz sugeriu outros lugares para visitação na cidade. Próximo dali, na parte alta da avenida da Matriz tem uma outra praça com a Capela Nossa Senhora do Rosário dos Negros e a Casa da Cultura. Na hora que fui não estavam abertas a visitação.
 
Fora daquele núcleo outros atrativos foram indicados: a estação ferroviária, a casa de mel e o memorial Afonso Pena. Santa Barbara é terra natal de Afonso Pena, o primeiro presidente da República eleito pelo voto direto (1906 a 1909). Também foi presidente do Estado de Minas Gerais, a sua casa que foi transformado no Memorial Affonso Penna.
 
Desses lugares só consegui visitar o Memorial Afonso Pena (visitação de terça-feira a domingo, das 09h às 12h e das 14h às 17h, gratuitamente), a estação estava fechada e a casa do mel não encontrei. Não estava com tanto tempo para visitar os atrativos da cidade, como coloquei no início deste post eu queria chegar logo ao parque do Caraça, moradia do Lobo Guará. Veja na página da prefeitura OUTROS ATRATIVOS e mais informações da cidade.  Gostei do que vi em Santa Barbara.
 
    DSCF2060 Capela Nossa Senhora do Rosário dos Negros.
 
{10BA07AA-A8C5-BAD6-336D-D2AE7AD3CAC0}
  Memorial Afonso Pena. Casa onde nasceu o Ex-presidente da República. (foto do site da prefeitura).































Postar um comentário

3 Comentários