FERIADO DE TIRADENTES NA TERRA DO INCONFIDENTE.

Minas

Sábado (17/04), 5 horas da manhã, sai de casa para mais uma viagem. Desta vez fui com o grupo do Espaço Cultural Consultime de Vila Velha. Gosto muito de viajar com esse grupo, já conheço a maioria das pessoas e temos um bom relacionamento. Nesta Viagem tive a oportunidade de rever uma senhora de 97 anos, que se tornou uma amiga. O destino desta vez foi Belo Horizonte com Tiradentes e São João Del-Rei. Um roteiro que eu não fazia desde 2006 e no primeiro dia fomos a Belo Horizonte.

No dia seguinte, domingo, a programação era manhĂŁ livre para aproveitar a feira de arte e artesanato da Avenida Afonso Pena. Nunca ouviram falar desta feira? e da Feira Hippie, Já ouviram? Pois Ă©, Ă© a mesma feira. Foi criada em 1969 em Belo Horizonte a feira hippie da praça da liberdade, mas em 1991 a feira já nĂŁo cabia na praça e foi entĂŁo transferida para a Av. Afonso Pena com o novo nome, a era dos hippies já tinha passado, deram outro  nome para a feira, mas a feira continua sendo chamada de Feira Hippie.

Como a programação da manhã era livre e eu não me acostumo com o tumulto da feira, fui conhecer o Mercado Central de Belo Horizonte que fica no centro de BH e pode ir caminhando. Veja http://www.mercadocentral.com.br/. Em pleno domingo de calor o Mercado Público estava cheio e o que predominava era o belo-horizontino, o sotaque deixava o som ficar mais interessante.
Minas
Vale a pena uma visita, vocĂŞ encontra nele desde  flores, carne, artesanato, frutas e verduras atĂ© Ăłtimos botecos. Aliás tem que ser muito forte para nĂŁo cair em tentação pois o cheiro do tira gosto que vem dos botecos Ă© irresistĂ­vel e como se nĂŁo bastasse isso, funcionários de alguns botecos quase que jogam cerveja gelaaaaaada na sua mĂŁo. Isso Ă© golpe baixo. Pois Ă©, dá para ir ao mercado comprar cebolinha verde e aproveitar para beber umas.
Dentro do mercado um box chamou a minha atenção pela quantidade de pessoas. Fui ver o que era vendido e logo percebi que nĂŁo era cebolinha verde. O movimentado era do Bar da Lora, participante do concurso "Comida di Buteco" acontece desde  9 de Abril e vai atĂ© 9 de maio. O concurso para eleger o melhor tira-gosto Ă© mais uma desculpa (como se precisasse) para o mineiro ir em um dos vários e bons botecos da cidade.

Na hora de ir embora, me confundi e sai do lado contrário ao que entrei e bem em frente ao Minas Centro (Centro de Convenções), do para a minha surpresa estava acontecendo o SalĂŁo Mineiro do Turismo. EntĂŁo aproveitei e entrei par ver o que um Estado com mais de 850 municĂ­pios pode oferecer turisticamente. Foi muito fácil entrar, logo na entrada recebi o adesivo de visitante ( sem precisar pagar) e pude conhecer um pouco mais  dos roteiro, rotas, destinos e produtos turĂ­sticos das Minas Gerais. De Diamantina veio a Chica da Silva.

De volta ao hotel tive a notĂ­cia que uma passageira tinha sido furtada na Feira Hippie. Mesmo seguindo  as orientações de segurança que eu havia passado , ela teve a sua bolsa cortada e levaram os documentos, cartões e dinheiro. SĂł Percebeu mais tarde quando foi efetuar um pagamento em uma das barracas da feira. Ela precisou ir em 06 delegacias para poder fazer um boletim de ocorrĂŞncia, mesmo sendo a feira hippie do tamanho que Ă© e tendo vários furtos, nĂŁo tem uma delegacia de plantĂŁo.

Minas

Ă€s 14 horas saĂ­mos em direção a cidade de Tiradentes, antes, porĂ©m, paramos na cidade de Lagoa Dourada conhecida como a terra do rocambole. Esta fama começou com o casal Miguel Youssef  do LĂ­bano, Estrangeiro, e Sua Esposa D. Dolores, lagoense, no bar central em Lagoa Dourada. Com objetivos de melhorar o atendimento e atrair o interesse dos consumidores pelos produtos, o casal experimentou receitas vindas da França. DaĂ­, o InĂ­cio do Sucesso, destacando-se o rocambole. Hoje tem na cidade várias lanchonetes que vendem o doce. Se estiver na regiĂŁo, procure a lanchonete com a placa "O legĂ­timo Rocambole". Mas se vocĂŞ nĂŁo gosta de doce, em frente a lanchonete existe um lugar que vende maravilhosas empada ao preço de R $ 1,25. A de lombo com palmito Ă© fantástica.

Tiradentes

Ă€s 18 horas chegamos em Tiradentes e fomos para a pousada Coração Inconfidente no centro histĂłrico. A cidade apresenta um dos centros centros histĂłricos mais conservados do Estado. Pouco mais de 01 Hora depois já estava saindo com o grupo  para a Matriz de Santo AntĂ´nio onde aconteceu as 20 horas o espetáculo de som e luz. A apresentação interna narra a formação, arquitetura, talhas, artistas e todo o encanto da matriz. Tem a duração de 15 minutos e o ingresso Ă© adquirido na hora (R $ 10,00). O grupo adorou. Em seguida descemos atĂ© a praça principal para jantarmos . A cidade estava tranquila, os visitantes do fim de semana foram embora depois do almoço e os do feriado chegaram na terça feira no inĂ­cio da noite.

Na manhã seguinte saímos às 09 horas Para um passeio pela cidade. Muitos do grupo estavam voltando pela 4 ª vez, então preferiram andar sem rumo pela cidade, os passageiros de 1 ª viagem acompanharam o Edmilson, guia local, no tour onde conheceram a história da cidade visitando o Museu Padre Toledo, Matriz de Santo Antônio, câmara e o chafariz de São José. Depois do almoço no restaurante Divino Sabor (R$ 26,90 o quilo), fomos até os municípios de Prados e Resende Costa. O primeiro se destaca pelo artesanato de madeira e o segundo se destaca pelos trabalhos como, tapetes, colchas, cortinas, etc ..,. Chegamos de volta a Tiradentes por volta das 19 horas.
Chafariz São José construído em 1749 pela Câmara com uma tríplice função: abastecer com água potável a vila pelas bicas frontais, lavagem de roupas pela lateral direita e bebedouro dos cavalos pela lateral esquerda.

Tiradentes

Na terça feira fomos pela manhĂŁ a cidade vizinha de SĂŁo JoĂŁo Del-Rei. A programação era ir  de Maria Fumaça fazendo assim um passeio entre as duas cidades, mas era dia de manutenção. Fundada no inĂ­cio do SĂ©culo XVIII, Ă© dona de dos mais belos PatrimĂłnios Culturais e HistĂłricos do Estado. Acompanhados Pelo guia local Reginaldo , fizemos um tour pela cidade, visitando a Igreja de SĂŁo Francisco de Assis.
SĂŁo JoĂŁo Del Rei

A rua Santo AntĂ´nio no centro da cidade apresenta um conjunto de casas onde suas paredes sĂŁo inclinadas  fazendo com que seja conhecida com rua das casas tortas.

No Largo do Rosário, está a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o solar onde viveu o ex-presidente Tancredo Neves, natural de São João Del-Rei. Pertence à família Neves. Está no Largo também o Solar da família do dentista Paulo de Almeida Lustosa, criador da "Cera Dr. Lustosa", utilizada para dor de dentes. Conhecido no País e exterior desde 1922, o medicamento é preparado, hoje ainda, artesanalmente, no andar térreo do sobrado.

Solar dos Neves e Solar dos Lustosa.

Terminamos o passeio com o almoço no restaurante Chafariz (R$ 23,90 o quilo). Voltamos então para Tiradentes e aproveitarmos o fim da tarde e nossa última noite na terra do Inconfidente. Na quarta feira começamos a nossa viagem de volta às 07 horas e 30 minutos, 01 hora depois paramos em Barbacena para comprarmos queijo tipo reino e flores. Seguimos viagem parando para o almoço em Muriaé e parada técnica no trevo de Apiacá já no Espírito Santo. Chegamos em Vila Velha depois 12 horas.