3ª edição do Pocando no ES foi um sucesso!

POCANDO NO ES
(Foto: Aline Dias) 
   
    
No último fim de semana aconteceu a terceira edição do POCANDO NO ES. Um encontro de blogueiros de viagem com o objetivo de promover o turismo do Espírito Santo. E como as edições anteriores, esta também foi um sucesso! Participaram 26 blogueiros de todas as regiões do Brasil que ficaram encantados com a experiência que viveram aqui.

 
A ideia do encontro é de Deivson Santana do blog Capixaba na Estrada e que na realização conta com vários parceiros (veja no final do post). O nome não poderia ser mais original: Pocando. Uma gíria só nossa, um verbo que só nós capixabas conjugamos. Para os que nunca ouviram falar em ‘Pocar’ o significado pode ser:
  
Estourar. EX: o menino POCOU o balão (estourou o balão);
Pocar + Fora, é o mesmo de ir embora ou mandar alguém embora, sair. EX: vou POCAR fora (vou embora). Ou ainda: POCA fora daqui (vai embora, sai daqui);
Sucesso, algo muito bom, animação, arrasando. EX: Pocando no ES. 

22814190_1271801672924355_4571617014169845101_nO anfitrião Deivson Santana dando as boas-vindas. (Foto: Roger dos Santo). 
     
Eu tive a honra se ser convidado novamente e tive a responsabilidade de ser o guia do roteiro. Tarefa que realizo com muito prazer pois conheço blogueiros feras, pessoas interessantes e encontro colegas e amigos. O “Pocando no ES” proporciona ao participante conhecer lugares incríveis, a maravilhosa gastronomia capixaba, participar de boas palestras, aprender (e ensinar) com a troca de experiências. Na verdade é uma grande confraternização onde nos divertimos (boas risadas e histórias), mas também trabalhamos (blogueiro trabalha) e que ao final deixa muita saudade.

DSC_4489
 Dando entrevista para o blog Tudo é Mara, na Casa de Pedra.(Foto: João Olavo) 
    
    

A programação

O Pocando acontece sempre num fim de semana com um roteiro estabelecido, nessa edição foi o litoral dos municípios de Serra e Aracruz. Mas fugindo a regra aconteceu o ‘esquenta do Pocando’ com programação já na quinta-feira nas Montanhas Capixabas. Sendo assim foram quatro dias intensos com um roteiro diversificado onde os convidados puderam conhecer interior e litoral.

Montanhas Capixabas


POCANDO NO ES
Pedra Azul na Rota do Lagarto 
   
    
Subimos a serra e ficamos hospedados no Hotel Fazenda China Park onde fomos muito bem recebidos pela sorridente Lucélia. O hotel oferece condições para quem pretende ficar dias ou simplesmente passar o dia. E nós aproveitamos o que foi possível: teleférico, tirolesa (alguns) e passeio de trenzinho na fazenda. Pena que não foi possível aproveitar do parque aquático. Comemos bem (e muito) e terminamos à noite no bar do (gente boa) Edmar que fica dentro da vila dos funcionários.  Lá conversamos, rimos e bebemos (não exatamente nessa ordem).
 
POCANDO NO ES
Hotel Fazenda China Park 
   
    
No dia seguinte trocamos o conforto do China Park pela beleza da Rota do Lagarto. Os visitantes ficaram encantados, tiraram fotos de vários ângulos da principal atração: a pedra azul. Pena que não tivemos tempo suficiente para outros atrativos, mas pelo menos tivemos para um café na Tuia Gastronomia e Arte antes de seguimos para o Hotel Bristol Vista Azul. Eu ainda não o conhecia e gostei muito de saber que temos um hotel desses aqui no estado. Lá não ficamos hospedados (eu poderia ficar dias ali), mas visitamos as suas instalações e almoçamos muito bem.

POCANDO NO ES
Convidados e palestrantes na bertura do encontro. (Foto: Livia Bellotti)
 
Após o almoço foi hora de descer a serra. À noite participamos com outros blogueiros e convidados da abertura oficial no Hotel Senac Ilha do Boi. Tivemos palestras incríveis sobre Arte e Turismo com a artista plástica, e também blogueira, Dayse Resende e sobre Mercado e Blogueiros com  Frankin Rocha, especialista em Marketing Digital. Ganhamos brindes e jantamos maravilhosamente bem no Caponata Gastrobar.
  

Litoral Norte


POCANDO NO ES
Comemos bem e muito no Pocando ES. Moqueca Capixaba do Espaço Maresia’s

O sábado amanheceu chovendo, uma pena pois o roteiro era pelo litoral norte capixaba,  mas seguimos a programação. A chuva logo parou e mesmo sem aquele sol e calor que conhecemos, os visitantes aproveitaram o dia no litoral. A primeira parada foi na Vila das Artes em Jacaraipe, visitando principalmente a Casa de Pedra, construção curiosa do artista Neusso Ribeiro que atrai visitantes o ano todo. Seguimos para Manguinhos, o balneário mais charmoso de Serra. Andamos pelas praias e no Espaço Maresia's fomos muito bem recepcionados pela Bia e o Chef David que nos ofereceram um almoço maravilhoso tipicamente capixaba com peroá frito e moqueca de badejo entre outros pratos. Não consegui evitar e tirei um cochilo em uma das redes que ficam a disposição dos clientes.
 
POCANDO NO ES

Mas não dava para dormir à tarde toda, havia outros atrativos no roteiro. Paramos em uma praia única do litoral norte capixaba: Praia das Falésias em Nova Almeida. Quem passa pela rodovia não têm ideia do visual dessa praia. Ainda em Nova Almeida visitamos a Igreja e Residência Reis Magos do século XVI, o principal cartão postal do balneário. No local os visitantes conheceram também um pouco do congo, folclore religioso do nosso Estado. Tivemos tempo ainda para o tradicional quindim e o picolé itú.
  
POCANDO NO ES

O destino final foi o litoral de Aracruz. Visitamos a Praia de Gramuté, um pedacinho lindo e desconhecido que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas. Passamos pelo distrito de Santa Cruz onde está a antiga Casa de Câmara e Cadeia que hoje abriga um museu. Minutos depois chegamos ao Coqueiral Praia Hotel, localizado de frente para o mar com um belo visual. Tivemos poucas horas para aproveitar ou descansar pois à noite prometia. Fomos brindados com um luau a beira da piscina em comemoração aos 30 anos do hotel.
  
POCANDO NO ES
Praia de Gramuté em Aracruz

O último dia foi dedicado ao litoral aracruzense. Acompanhados pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo iniciamos o dia a bordo da Escuna Princesinha do Mar para o passeio pelo Rio Piraque-açú que faz parte de uma reserva sustentável. O passeio acontece margeando o 5º manguezal da América Latina e a acontece uma parada para mergulho no rio. Apesar de já ter feito esse passeio eu nunca mergulhei por ter ido a trabalho, mas dessa vez não perdi a oportunidade.
  
POCANDO NO ES
(Foto: Giovana Duarte) 
   
    
O passeio de escuna terminou na aldeia Piraqueaçú onde existe uma aldeia temática que recria o ambiente dos índios Guaranis. Foi construída para servir de cenário de um filme e que hoje é mantida para mostrar os costumes e tradições aos visitantes. Fomos recebidos pelo cacique Karaí que nos contou sobre a história do seu povo, conhecemos o artesanato, almoçamos uma comida deliciosa e assistimos apresentações de dança e música. Sou natural do município e não conhecia esta aldeia, fui pego de surpresa e pra mim foi o diferencial do roteiro.
 
POCANDO NO ES
Apresentação na aldeia temática Guarani em Aracruz 
       
À tarde percorremos as praias de Barra do Sahy, Putiry, Mar Azul e finalizamos na Praia dos Padres onde fizemos o nosso último brinde do Pocando no ES. Foram só 4 dias, mas foi tão intenso e prazeroso (como nos divertimos) que parecia que estávamos juntos há muito mais tempo.
 
POCANDO NO ES
Os sobreviventes. (Foto: Marcio) 
   
    

CONHEÇA O ESPÍRITO SANTO COM UM GUIA DE TURISMO CREDENCIADO

Blogs da 3ª edição do ‘Pocando no ES’:    
POCANDO NO ES

10 comentários :

  1. Foi maravilhoso estar com vocês! Você realmente arrasou como guia, sempre alto astral e dando muitas informações sobre os lugares sem ficar chato. Parabéns pelo trabalho, pela companhia e pelo profissionalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian... obrigado você por ter vindo conhecer o meu lugar e pela sua alegria de viver a vida!

      Excluir
  2. Sua participação foi fundamental para conhecermos melhor cada local por onde passamos, para ficarmos mais por dentro da história e da cultura de algumas cidades do Espírito Santo. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine,adorei te conhecer pessoalmente. Que bom que gostou.

      Excluir
  3. Foi lindo!! E muito obrigada por ser o melhor Guia Turístico da vidaaaaa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovana minha querida.Foi muito bom te reencontrar. Bjs.

      Excluir
  4. Marcelo, não poderíamos encontrar um guia melhor do que você para nos acompanhar nessa viagem! Obrigada por compartilhar conosco todo o seu conhecimento sobre esse estado maravilhoso! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mariana pelo carinho. Adorei te conhecer, volte mais vezes.

      Excluir
  5. Marcelo, valeu pela recepção e parceria com o PocandonoES. Um guia realmente incrível e o Post ficou lindo viu...eheheh..
    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dudu! Volte mais vezes ao Espírito Santo. Abraço!

      Excluir