TOUR VIRTUAL, GUIAS DE TURISMO E O NOVO MODO DE VIAJAR

Foto: Ekaterina Bolovtsova - pexels

Com a pandemia o turismo parou. Quando nós Guias de Turismo poderemos voltar às ruas com os viajantes e apresentar cidades e atrativos, ainda não sabemos.

Se não estamos trabalhando significa que muita gente não está viajando ou não visitando alguma atração na sua própria cidade.

Trancados em casa, nós, guias e turistas, recorremos à internet procurando por vídeos aleatórios de “como fazer tal coisa”, ou assistir lives e séries.

Mas com o tempo perdeu a graça e era preciso aproveitar a internet a nosso favor. Se por um lado o Guia de Turismo precisa trabalhar, por sentir falta e por necessidade financeira mesmo, do outro lado o turista também sente falta (e precisa) de passear e viajar, sair de casa.

Ano passado alguns Guias de Turismo começaram a fazer tours virtuais de algum destino ou atrativo. Apresentando de sua casa pela internet para outras pessoas que assistem (viajam) do conforto de suas casas.

Turismo virtual
Minha primeira experiência online

A pandemia não passou, a vontade de viajar só aumentou e o turismo virtual cresceu. Hoje em todo Brasil têm Guias de Turismo trabalhando nessa modalidade. E acredito que este novo modo de exercer a nossa profissão irá continuar mesmo depois que tudo isto passar.

Antes mesmo da pandemia já era possível fazer um tour virtual em alguns atrativos. A novidade agora é a participação ao vivo do Guia de Turismo. O tour não é uma gravação ou programa. Você pode interagir com o guia fazendo perguntas como se estivesse em um tour presencial.

No dia e horário marcado o Guia de Turismo irá apresentar pela internet um destino, atrativo ou até mesmo um tema. Além de usar um vasto material, o guia enriquece a experiência com informações e curiosidades locais.

Com o crescimento desse novo jeito de viajar, hoje têm sites e plataformas oferecendo vários tours e experiências online em vários lugares.

ENTREI PARA O BANDO

Turismo virtual
Foto site Bando Experiências Guiadas

Eu, depois de um ano esperando pela volta dos turistas e viagens, aderi ao novo jeito de guiar. Na internet conheci a plataforma Bando Experiências Guiadas desenvolvida por Guias de Turismo pensando nos viajantes que estão sem sair de casa e nos guias que estão sem trabalhar.

O Bando (como é chamada carinhosamente) foi criado por guias de turismo e todos que apresentam as experiências são Guias credenciados pelo Ministério do Turismo, valorizando a profissão.

Além de dar todo suporte para o profissional que quer trabalhar como turismo virtual, eles também dão suporte durante a transmissão para que a sua experiência seja a melhor possível.

Fiz contato com eles e logo me responderam. Através de mentorias tiraram minhas dúvidas e me orientaram como fazer a minha primeira apresentação, e hoje sou um guia do Bando. Acesse o site e veja a minha experiência ou de algum colega.

A partir do Bando passei a participar de outros sites. Tenho uma página no Sympla com meus tours virtuais além de serviços presenciais de guias de turismo.

COMO ASSISTIR UMA EXPERIÊNCIA ONLINE

- Clique no link do Bando e assista o meu virtual de Vitória.    
- Preencha os dados, efetue o pagamento e siga as orientações.

- Ou clique no site do Sympla e escolha outra experiência.
- Faça a contribuição e siga as orientações. 

É CARO?

Não. As experiências têm a duração em torno de uma hora e meia e custam a partir de R$ 10,00.

 

Turismo virtual

 

PARA QUE ASSISTIR UM TOUR VIRTUAL?

>> Com o tour virtual você conhecer lugares, mata saudade de algum que você visitou e também adquiri informações para montar o seu roteiro para quando puder viajar.

>> O turismo virtual não atende só aos turistas que estão isolados em casa. Ele também é acessível às pessoas que nunca viajaram ou não podem viajar, pois não é caro.

>> Você conhece o trabalho do Guia de Turismo e fica com uma referência para quando puder fazer um tour presencial.

>> E sem contar que possibilita aos profissionais Guias de Turismo exercerem a profissão e conseguir renda durante este período da pandemia.

 

Guia no Espírito Santo


Guia de Turismo: Conheça o Espírito Santo com um guia. Faça contato comigo.

Hospedagem: Faça suas reservas no Booking.com e viaje tranquilo.

Aluguel de carro: Vai alugar um carro? faça cotações em várias em presas no rentcars.com.

Passagem aérea: Você pode comprar no Passagens Promo.


Postar um comentário

0 Comentários