PARQUE DA FONTE GRANDE EM VITÓRIA

Parque da Fonte Grande

Vitória é uma das capitais mais arborizadas, e fazendo parte da área verde da cidade estão bons parques que são bem aproveitados pelos moradores, e alguns deles também entram nos roteiro de quem visita a nossa capital. Um desses é o Parque da Fonte Grande.

>> Conheça também os Parques Estaduais do Espírito Santo.

O diferencial dele é a sua localização no alto do maciço central da ilha de Vitória. Isto proporciona uma vista incrível da ilha e da região.

Bem no centro de Vitória, equivalente a 218 campos de futebol, é a maior área de remanescentes de Mata Atlântica protegida por Lei em área urbana do país. É um respiro da agitação da cidade.

Parque da Fonte Grande

O que fazer no Parque da Fonte Grande

No Parque da Fonte Grande o visitante tem momentos de bem-estar junto a natureza, seja contemplando a paisagem de algum mirante ou fazendo uma de suas trilhas.

Mesmo localizado em um terreno acidentado ele atende também quem gosta de um parque natural, mas não quer ou não pode fazer muito esforço.

Parque da Fonte Grande

Tem trilhas curtas e tranquilas em meio a Mata Atlântica que levam a mirantes com vistas sensacionais. Mas se você gosta de fazer trilhas em terrenos mais difíceis curtindo o visual no caminho também tem. E tem ainda mirantes que você chaga a eles sem precisar fazer nenhuma trilha.

As trilhas mais tranquilas começam na sede do parque que apesar de ficar no alto de 300m, chega-se facilmente de carro por uma estrada calçada de aproximadamente 3km.

Parque da Fonte Grande
Mirante Mochuara.

Se preferir pode subir de bike ou até mesmo a pé. Seja como for, no caminho foi construído o Mirante Mochuara com uma vista que vale a pena parar.

Na sede tem banheiros, bebedouro e estacionamento. E lá funciona o Centro de Educação Ambiental com informações do parque, principalmente sobre a fauna e flora.

Parque da Fonte Grande
Trilha da Pedra da Batata.

Atrás da sede tem início a Trilha da Pedra da Batata com 320m. Uma trilha calçada e fácil de ser feita em meio a mata terminando no Mirante Sumaré. 

Ele é um dos principais construído na encosta do parque com uma vista ampla e bonita da região serrana do estado e também de rios, mangue, atrativos naturais e históricos da região metropolitana.

Parque da Fonte Grande
Mirante Sumaré.


Parque da Fonte Grande

Parque da Fonte Grande

Parque da Fonte Grande

 

Em frente a sede começa a Trilha do Caracol sem calçamento, porém fácil. Passa pela mata, mas não demora muito chega-se a uma área aberta de onde é possível observar a extensão do parque com vegetação rupestres, arvores centenárias, fauna variada, mirantes naturais, trilhas mais difíceis e fontes de água que dão nome ao parque. Esta área deve ser explorada com guias de turismo ou condutores ambientais.

Parque da Fonte Grande

Parque da Fonte Grande

Continuando pela trilha chega-se às torres de comunicação colocadas ali devido a altura. Passando por elas está o Mirante da Cidade de onde se tem uma vista panorâmica voltada para outro lado da cidade e litoral.

Parque da Fonte Grande
Mirante da Cidade.

Existe um caminho que liga a sede do parque ao mirante da cidade sem precisar fazer a trilha, mas se puder faça.

Visite o Parque da Fonte Grande e se possível vá durante a semana quando ele fica quase vazio. Nos finais de semana o número de visitantes aumenta bastante.

 

Centro de Educação Ambiental (CEA)

É possível fazer uma visita orientada ao parque. O CEA desenvolve atividades de trilha interpretativa onde são apresentados os espaços, promovendo uma interação homem/natureza e provocando questionamentos.

Esta visita está disponível para escolas, comunidade e também grupos de turistas. Mas para isso é preciso fazer o agendamento pelo telefone (27) 3382-6576.

Parque da Fonte Grande

 

O surgimento do Parque da Fonte Grande

O Parque da Fonte Grande foi criado em 1986 para interromper o desmatamento e a ocupação desordenada que acontecia no local evitando tragédias. Isto porque no ano anterior um grande bloco de rocha deslizou com uma forte chuva matando 40 pessoas na comunidade Morro do Macaco.

O Parque da Fonte Grande é administrado pela Prefeitura de Vitória, mas está em uma área que pertence ao Estado do Espírito Santo.

IMG_20210608_123934057 (Copy)

 

Programe a visita

O acesso por carros é feito pela guarita Tião Sá, através da Rodovia Serafim Derenzi.

O acesso a pé também pode ser feito pela guarita da Rua João Ferreira de Souza do Bairro Fradinhos.

Horário de funcionamento:
De terça a domingo, inclusive feriados,  das 8 às 17 horas (subida até às 16:40h).

O Parque conta com segurança 24 horas, estacionamento, banheiros e bebedouro. NÃO TEM LANCHONETE.

COVID-19

Durante a Pandemia o funcionamento é conforme o mapa de risco informado pelo Governo do Estado.

  • Durante a visita:
  • - Uso de máscara durante todo o período de permanência no parque;
  • - Uso de recipientes de água individual;
  • - Manter 1,5 metro de distância em relação aos demais visitantes e funcionários;
  • - Não visitar o parque em casos de sintomas de gripe ou de contato com pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19 até que se encerre o período de quarentena;
  • - Dispor de álcool para a higienização das mãos;
  • - Evitar aglomerações nos bebedouros e sanitários.

Telefone: (27) 3381-3521 e 3382-6576. 


Serviço de guia de turismo


Guia de Turismo: Conheça o Espírito Santo com um guia. Faça contato comigo.

Hospedagem: Faça suas reservas no Booking.com e viaje tranquilo.

Aluguel de carro: Vai alugar um carro? faça cotações em várias em presas no rentcars.com.

Passagem aérea: Você pode comprar no Passagens Promo.


Postar um comentário

1 Comentários