A Histórica e bela Puebla de Zaragoza

Puebla de Zaragoza

Com a pandemia do Coronavirus não é hora de viajar, sei disso. Mas as informações desse post poderão ser úteis para o futuro. E você ler sobre outros assuntos ajuda a passar esse momento de isolamento. E a mim ajuda escrevendo, além de manter o blog atualizado. Se puder, fique em casa.

No trajeto até o centro da cidade achei Puebla de Zaragoza um pouco parecida com Oaxaca (de onde tinha acabado de chegar) e pensei que seria mais do mesmo. Mas me enganei, de igual mesmo só o Zócalo com a catedral como a maioria das cidades mexicanas. Ela é muito mais. 


Fundada no século XVI, Puebla foi projetada para ser a primeira cidade só para espanhóis na América. Tinha que ser diferenciada com belas e importantes construções (destaque para as igrejas), o centro histórico tem destaque com um grande acervo preservado que fez Puebla Patrimônio Mundial da UNESCO. Nesse cenário aconteceram fatos históricos importantes, entre outros, a Batalha de Puebla.

Puebla de Zaragoza

Puebla, ao contrário do que o nome sugere, é uma cidade grande. É a 4ª maior do país com uma população que ultrapassa 2 milhões de habitantes, mas é charmosa e consegue ser acolhedora. Distante somente 130km da Cidade do México, Puebla é uma boa opção para quem gosta de arquitetura, cultura e boa gastronomia. A culinária Poblana é uma das mais famosa no México.

Programei um dia e meio para Puebla e Cholula, uma cidade vizinha bem interessante. Cheguei a cidade às 14h e como gosto de conhecer a cidade andando e sem correria, no final do primeiro dia só tinha visto a região do Zócalo e até achei que tinha resolvido Puebla e no dia seguinte podia ir para Cholula, mas depois de um tour percebi que Puebla precisava de mais tempo e cancelei a ida a Cholula, mesmo querendo muito conhecer.

Puebla de Zaragoza

A Histórica e bela Puebla de Zaragoza

Puebla com esse cenário, ruas cheias arte, atrativos e sabores é uma cidade que te convida a andar, e sem pressa. E foi o que fiz. Então a minha primeira dica é andar pela cidade.

Puebla de Zaragoza

Mas se você não quiser ou não puder tem opção de Tours realizados em ônibus e jardineiras. Eles são boas opções para quem tem pouco tempo e também para ter uma visão da cidade além do núcleo do centro histórico. Eu fiz o Tour Bairros Antigos e foi aí que vi que precisava ficar mais tempo em Puebla.

Eu fiz o tour à noite, mas ele também acontece durante o dia. Esse e outros passeios você pode adquirir diretamente no Zócalo (a praça Principal) ou no escritório de turismo próximo dali. Nele você terá dicas e informações de outros passeios e o atendimento foi muito bom como nos de outras cidades.

Puebla de Zaragoza

Ao redor do Zócalo tem teatro, museus, Palácio de Governo e, claro, a Catedral que por sinal é lindíssima tanto por fora como por dentro. A Catedral Nossa Senhora de Imaculada Conceição é do século XVI, chama atenção externamente pelas suas torres altas. Aberta de segunda a sábado das 7h às 19h e aos domingos até às 20h.  

Puebla de Zaragoza, Catedral de Puebla

A catedral sem dúvida merece ser visitada, mas a 2 quadras do Zócalo está o Templo de Santo Domingo, uma construção grande, austera de cor forte como tantas outras da cidade e pode não te atrair para entrar. Eu mesmo não entrei na primeira vez que passei por ela. Mas ainda bem que a curiosidade me convenceu pois ele abriga a Capela do Rosário com o interior surpreendente. Foi a mais bonita da minha viagem pelo México.

Construída no século XVII no estilo Barroco Mexicano dourado e cheio de detalhes é reconhecida como a oitava maravilha do mundo. Localizado na Avenida 5 de Mayo com 4 Poniente, aberta das 8h às 13h e 16h às 20h.

Puebla de Zaragoza, Capela do Rosário

Na rua lateral da catedral, contrária ao zócalo, está a Casa da Cultura numa construção grande com uma fachada bonita. Se der sorte pode ver alguma movimentação interessante no seu pátio. Mas é no segundo piso que fica a atração principal: Biblioteca Palafoxiana.

Este nome vem do antigo proprietário, Bispo de Puebla Juan de Palafox. No século XVII ele abriu a sua biblioteca pessoal ao público, sendo então considerada a primeira biblioteca pública do continente americano. O espaço não é grande, mas é bonito com estantes e móveis de época, e com títulos que deram a ela o Registro de Memória do Mundo pela UNESCO. Aberta de terça a domingo das 10h às 18h. Ingresso 40 e 20 pesos, na terça é de graça.
     Puebla de Zaragoza, Biblioteca Palafoxiana

Na rua da casa da cultura vire à direita na Av 2 Sur e procure pelo Museu Amparo. Puebla têm inúmeros museus, eu gosto de museus, mas estava afim de andar pela cidade e esse museu foi o único que visitei e valeu muito ter conhecido. O museu funciona em uma construção do século XVI, mas internamente têm instalações modernas. O acervo é de arte pré-hispânica a arte contemporânea no México, além de exposições temporárias. Visite com calma e depois suba até o terraço e aproveite o café e a vista que se tem do centro histórico. Aberto de quarta a segunda das 10h às 18h. Ingresso 35 pesos, sendo aos domingos e segunda é de graça

Puebla de Zaragoza

Seguindo pela Av 7 Ote (oriente) você logo chegará a Plazuela de los sapos. É uma estreita praça em uma quadra da Calle 6 Sur onde antigamente existiam sapos e que hoje em construções coloniais bem preservadas funcionam ateliês, cafés, restaurantes e nos finais de semana acontece uma feira de artesanato, objetos de arte e antiguidade.

Puebla de Zaragoza

Se andar pelas ruas de Puebla é agradável, pela Calle 6 Sur é mais ainda. Ela te levará ao Mercado de Artesanato El Parian que fica no Bairro dos artistas, curta o lugar.

Puebla de Zaragoza

Mais a frente estará o Teatro Principal de Puebla, uma construção grande toda amarela bem interessante e tido como o mais antigo do México, mas não consegui visitar internamente. 

Puebla de Zaragoza, Teatro Principal

Próximo dali está a igreja que mais chamou a minha atenção externamente: Templo de San Francisco. Do teatro já avista a sua torre, mas é só atravessar a avenida Heroes del 5 de Mayo para ver de perto aquela igreja de cores fortes, fachada bonita com detalhes em azulejos e só uma torre comprida de um lado. À noite ela fica também muito bonita toda iluminada.

Puebla de Zaragoza, templo San Francisco

Essa região merece um tempo para aproveitar melhor. Há uma mistura do passado com o presente com ruinas e construções mais modernas e opções de restaurantes e bares. Um exemplo é o Parque Paseo San Francisco.

Os Segredos de Puebla

Puebla têm atrativos até embaixo da terra. Há poucos anos descobriram túneis subterrâneos que foram iniciados ainda na época da construção da cidade no século XVI. Um sistema de quilômetros de túneis ligando igrejas e outros edifícios serviram como para escoamento das riquezas da igreja e também há quem diga que foram usados estrategicamente pelos soldados mexicanos para derrotar o exército francês na histórica Batalha de Puebla no século XIX.

Puebla de Zaragoza, Ponte de Bubas

Em Puebla estão sendo abertos pontos para pesquisa e visitação e assim foi criado o circuito turístico “Os segredos de Puebla”. Li um relato de alguém que não gostou tanto, mas como curioso lá fui eu e me surpreendeu, Acho que vale a pena sim.

Visitei primeiro Ponte de Bubas na Av Heroes del 5 de Mayo esquina com a Av 2 Ote, perto do Templo de San Francisco. Bubas foi o nome de um hospital que existiu no local, e para chegar até ele era preciso atravessar uma ponte sobre o rio San Francisco. Essa ponte acabou sendo enterrada com as transformações urbanas. Com as pesquisas dos túneis ela foi encontrada e hoje pode ser visitada dentro de um pequeno túnel. Mas antes de chegar ao túnel o visitante passa por outros ambientes onde recebe informações históricas do local e da cidade. Gostei. Visitas de terça a domingo das 10h às 16h, ingresso 20 pesos.

Puebla de Zaragoza, Pasaje Histórico 5 de Mayo

Outro local que pode visitar os túneis é o Pasaje Histórico del 5 de Mayo. Lá você já vai direto para os túneis, não tem salas para visitar antes, as informações estão nos túneis em vídeos, quadros e em objetos que foram encontrados no local. O percurso é maior com ambientes largos e estreitos e passagens com degraus. Para quem quer ver e andar pelos túneis, esse lugar é mais interessante e se for conhecer os dois deixe ele por último. Ele fica na Calle 2 Norte, aproximadamente 1300m distante de Ponte de Bubas. Cuidado para não passar direto pois não é algo que chame atenção. Visita de terça a domingo das 10h às 16h, ingresso 26 pesos. Mas se visitar Ponte de Bubas no mesmo dia, ele fica de graça.

A minha saída do Pasaje Histórico numa rua no Bairro Xanenetla. Foi uma boa surpresa, pois é um bairro tradicional, e me pareceu bucólico, com muitos painéis nos muros e casas que fizeram eu lembrar do Beco do Batman em São Paulo.  O bairro também é conhecido como cidade mural.

Puebla de Zaragoza

Puebla de Zaragoza

Colado ao bairro está o Parque Centro Cívico 5 de Mayo. Uma área imensa que reúne inúmeras atividades e atrativos como museus, construções históricas, esculturas, lago, mirante com vista panorâmica, teleférico e até um Estádio Olímpico. É possível ocupar todo o seu dia com os atrativos do lugar. Eu não tive esse tempo, então só dei uma volta em uma pequena área. Veja 10 coisas que você pode fazer e ver no parque.

Puebla de Zaragoza

Ele fica a 2km do Zócalo. Caminhando pela Calle 2 Nte (norte) chega até ele. Os passeios turísticos que saem do Zócalo vão até lá e fazem uma parada rápida no Mirador La Mantarraya.

Isto foi o que eu consegui fazer e ver em Puebla, mas a cidade tem muito mais atrações, inclusive um safari. Então é perfeitamente possível ficar mais tempo. Sendo que é preciso reservar um dia só para a cidade vizinha de Cholula.

Tem gente que visita Puebla num bate e volta a partir da Cidade do México. Acho que não vale a pena, tem muita coisa para ver e fazer. Um dia e meio foi pouco.

Puebla Gastronômica

Puebla é um famoso destino gastronômico no México e eu não via a hora de conhecer a culinária poblana, mas não foi dessa vez. Em Oaxaca, que também tem uma cozinha famosa, fiquei mal do estômago e aí tive que manter distância dos cheiros e sabores poblanos. Fiquei mais no suco e frutas, que por sinal tem umas casas de suco legais. 

Mas posso indicar um lugar que vi em um blog e acabei encontrando por acaso. É Herência 811, um casarão centenário que reúne comida típica, música e arte. Um lugar gostoso com dois pisos e um pátio interno cercado por restaurantes, cafés, loja de produtos naturais e de objeto de arte. E é decorado com muitos painéis. Vale a visita nem que seja só para conhecer. Av 2 Ote com a Av Heroes del 5 de Mayo.

Puebla de Zaragoza

Os doces também tem destaque em Puebla. Tanto é que tem uma rua para eles.  É a Calle de los dulces de Santa Clara que fica bem no centro a 3 quadras do Zócalo na Av 6 Oriente. Santa Clara é uma referência ao convento que existiu na rua e de onde surgiram os doces.

Como chegar a Puebla

>> A cidade tem aeroporto internacional, mas está a um pouco mais de 2 horas de viagem do aeroporto da Cidade do México
>> Eu fui de Oaxaca para Puebla de ônibus. Foram 5 horas de uma viagem tranquila pela empresa ADO. A chegada foi pela Central de Autobuses de Puebla (CAPU), ela não fica no centro e paguei 81 pesos para ir até lá, onde estava o meu hostel. Veja como é viajar de ônibus pelo México.
>> De Puebla seguia direto para o aeroporto internacional da Cidade do México onde embarquei para o Brasil. O ônibus para o aeroporto sai do Terminal 4 Poniente no centro da cidade. Fui com a empresa ADO, mas também tem a empresa Estrella Roja que pareceu ser também muito boa.
>> Para circular no centro da cidade não precisa de carro, é possível fazer tudo a pé. Se for para atrativos mais distantes ou até mesmo para os arredores, aí talvez precise ter um carro. E você pode já sair com o carro alugado daqui do Brasil.

 

Onde ficar

>> Eu me hospedei no centro histórico e é o melhor lugar para ficar já que as principais atrações e restaurantes estão nele, além de ser tranquilo e agradável.
>> Fiquei na época no Hostal Santo Domingo, mas agora é Hotel Santo Domingo. Boa localização a 3 quadras do Zócalo, bom atendimento do pessoal, café da manhã simples e lugar agradável. Fiquei num quarto privativo legal, mas tinha um inconveniente de ter uma telha translúcida. A cidade tem muitas outras opções de hospedagem.

>> Confira o meu roteiro de viagem.
>> Leia todos posts sobre o México.

Viajei ao México em abril de 2019.

Postar um comentário

0 Comentários