Cariacica lança Circuito Religioso Fé e Devoção

Foto: Cláudio Postay. Prefeitura de Cariacica.

Cariacica é uma das cidades da região metropolitana da Grande Vitória. Localizada ao lado da capital, tem a terceira maior população do estado. Cortada por importantes rodovias federais tem uma região urbana dinâmica com boa logística para o com comércio, empresas e indústrias importantes que movimentam a economia estadual. Mas ao mesmo tempo, mais da metade do seu território está na zona rural com atrativos naturais, áreas de preservação e comunidades que parecem distantes das cidades, mas que guardam costumes e tradições como o Congo de Máscara que só tem em Cariacica.

Mesmo com vários pontos positivos, muitos Capixabas (inclusive eu) muitas vezes só lembram de Cariacica pelos seus problemas. E por causa desse olhar preconceituoso (e também por falta de um trabalho para melhorar a imagem do Município), não se percebe a importância da economia, cultura e turismo local. Turismo??? Sim, turismo. Em Cariacica não têm só o Parque do Moxuara.

Cicuito Religioso Fé e Devoção - Cariacica
Fotos: guia&turismo.

Cariacica oferece muitas possibilidades de circuitos e roteiros turísticos. No Município têm atrativos históricos, culturais, naturais e religiosos. E esta semana o Instituto de Desenvolvimento de Cariacica (IDESC), por meio da Gerência de Fomento ao Turismo, lançou um circuito pensado na diversidade religiosa existente no Município.

Existem vários templos e espaços de diversas religiões, Católica, Evangélicas e de Matrizes Africanas. Alguns desses têm destaque como o Templo da Fraternidade Tabajara que deu origem ao bairro com o seu nome.

Batizado de “Circuito Religioso Fé e Devoção”, o lançamento aconteceu na última segunda-feira, dia 24, com a realização do primeiro roteiro para um grupo de Guias de Turismo. Por ser dia de São João Batista, padroeiro do Município e santo da Igreja Católica, o roteiro contemplou 04 atrações católicas. Mas outros roteiros estão sendo criados com representações de outras religiões.

O Roteiro

A primeira visita foi na Paróquia Santa Maria Goretti, da década de 1960. Eu não conhecia, e o destaque ficou por conta da torre sineira de 30 metros que chama atenção de longe, lembra a torre de Pisa, e é dela que todos os dias sai o som da “Ave Maria” às 6h e 18h. Endereço: Rua Bolívia, nº 234, Jardim América, Cariacica, – ES.

Foto: Cláudio Postay. Prefeitura de Cariacica.

Em seguida visitamos o Santuário Bom Pastor, no bairro Campo Grande. Eu já conhecia, mas antes das novas obras. O templo novo chamou a minha atenção pois é cheio de simbolismo e arte com um lindo painel no altar e vitrais nas paredes. Endereço: Rua Dom Luiz Scortegagna, s/n, Campo Grande, Cariacica – ES.

Cicuito Religioso Fé e Devoção - Cariacica

A terceira visita foi nos Arautos do Evangelho, eu não fazia a menor ideia do que era e o que encontraria. Fica mais para a área rural, e logo no caminho o lugar chama atenção pela tranquilidade e beleza. Os Arautos do Evangelho é uma associação de fiéis ligados a Igreja Católica, como um Ordem Religiosa. Arauto tem como um dos significados mensageiro. Então eles são aqueles que levam o evangelho, mas fazem isso também através da arte. E uma das atrações que chamou a atenção do grupo foi um presépio muito interessante que existe em todas sedes dos Arautos pelo mundo.

Cicuito Religioso Fé e Devoção - Cariacica

Fomos muito bem recebidos pelo simpático diácono responsável pela casa. Ainda não tem ali uma igreja, mas já tem o projeto de uma imponente que demorará mais de 2 anos a sua construção. Enquanto isso, a missa acontece na quadra. O local é como se fosse um seminário, e funciona também ali uma escola regular mantida por eles para a comunidade. Eles realizam eventos abertos ao público em geral.

Cicuito Religioso Fé e Devoção - Cariacica

Foi a surpresa do roteiro e vale muito a visita. Endereço: Rua Princesa Isabel, 701 – Bairro Nova Campo Grande, Cariacica – ES.

Cicuito Religioso Fé e Devoção - Cariacica

Terminamos a programção já à noite na primeira igreja construída em Cariacica: Igreja de São João Batista, a matriz da sede do município. Fomos recebidos por uma banda de congo que fez todo mundo dançar na praça onde está a igreja e que ao seu redor a cidade cresceu. A igreja do século XIX tem o estilo arquitetônico diferente de todas as outras, é menor, aconchegante e bonita. Eu já conhecia, e tem uma história muito interessante. Endereço: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, s/n, Centro, Cariacica.

Foto: Cláudio Postay. Prefeitura de Cariacica.

Gostei do roteiro apresentado e acho que é válido. Mas é claro, precisam alguns detalhes que com certeza serão providenciados. Fazer esse roteiro é uma ótima oportunidade para conhecer o Município de Cariacica.




***Participei a convite da Gerência de Fomento do Turismo de Cariacica. Para a realização do evento, o IDESC contou com a parceria da Chover Brasil, ABAV_ES, SINDEGTURES, ETTCA e Secretaria Municipal de Cultura e Educação.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Show de bola, fiquei impressionado com as igrejas e já fiquei doido para conhecer os Arautos, muito lindo este lugar, parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigos!
      Realmente vale uma visita. Os Arautos é um lugar diferenciado, eles promovem atividades nos finais de semana e não deixe de ver o presépio, é diferente de todos que você viu.Abraço

      Excluir