Expoflora, a maior festa de flores do Brasil

No fim deste mês começa mais uma edição da Expoflora na cidade de Holambra, interior de São Paulo. A festa que tem duração de um mês é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Portanto a maior festa de flores do Brasil.

Expoflora

Lembro da primeira vez que estive em Holambra e sai de lá sem entender como que ali acontecia uma festa tão grandiosa como a Expoflora. Ainda lembro de uma simpática cidade do interior, bem cuidada, com construções de fachadas típicas holandesas, moinhos …., mas pequena com ruas quase vazias (diria desertas). O Tour foi só a cidade e acabou sendo rápido, e de flores só vi os arranjos das casas e dos canteiros.

Encontrei uma cidade bem diferente nas outras vezes que voltei por ocasião da Expoflora e quando visitei os campos de flores.

Quem comete este erro de visitar só o centro da cidade vai sair, assim como eu, com a impressão de que não conheceu Holambra, porque a atração principal e que promove o lugar são as várias fazendas de flore que estão na área rural. E se você quiser entender a importância do município no mercado de flores do Brasil, então tem que ir na Expoflora.


A cidade de Holambra


Após a segunda grande guerra imigrantes holandeses chegaram e formaram a colônia holandesa com o nome Holambra juntando as iniciais de HOLanda, AMérica e BRAsil. 


Foto prefeitura de Holambra

Tentaram a pecuária e a agricultura, mas não tiveram sucesso. Iniciaram a floricultura e Holambra se tornou a maior produtora de flores do país. E é lá que está a Veiling Holambra o maior leilão de flores e plantas do Brasil.  

A comunidade estava localizada em terras de quatro municípios e com isso enfrentava dificuldades. Para ter autonomia passou a reivindicar a emancipação política, o que aconteceu 1991 e desde 2011 é reconhecida como a Capital Nacional das Flores. 

Localizada a 120km da cidade de São Paulo, Holambra com 12 mil habitantes realiza anualmente a Expoflora a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.


Expoflora, a festa das flores

Ainda quando era uma colônia, Holambra já promovia a Expoflora. A maior festa de flores do Brasil começou com uma exposição com o objetivo de mostrar as flores e plantas cultivadas ali aos moradores das cidades vizinhas. O sucesso foi tão grande que atraiu em um fim de semana um público igual ao número atual (12 mil) de habitantes, hoje recebe mais que o dobro em um dia de festa.

Expoflora
Um dos espaços dentro da área da festa

Com o tempo a Expoflora passou a mostrar também aspectos da cultura holandesa como a gastronomia, danças e artesanato. Mas a flor continuou sendo o foco da festa e tudo que é ligado a produção e ornamentação de flores foi incorporado e hoje a Expoflora é uma grande exposição de tudo isto. Eu diria que se tornou uma grande feira comercial com aspectos culturais.

A feira atende ao público que só quer ver flor bonita, tirar foto num arranjo, comer e assistir apresentações, mas também atende ao público que trabalha no ramo de decoração e produção e quer ver e comprar novidades, utensílios, máquinas e ferramentas.

O espaço da festa é grande e bonito, quem conhece a Holanda vai lembrar dela. O país de origem dos fundadores da cidade está representada por toda festa. Tem orelhões em forma de tamancos, as lojas e restaurantes têm a fachada típica, tem moinhos, tem pratos típicos e doces holandeses e é claro muitas flores.

O que fazer na Expoflora

Ver flores, muitas flores. Elas estão por todos os lugares, mas tem ambientes especialmente preparados por profissionais: Exposição de Arranjos Florais e Mostra de Paisagismo. Tem também a Parada das Flores que é um desfile e ao final acontece a Chuva de Pétalas onde toneladas delas são lançadas ao ar. E se você além de ver quiser comprar tem o Shopping das Flores.

Expoflora

Assistir as danças típicas. Elas acontecem nos palcos e outros espaços espalhados pela festa e tem horários marcados. Holambra tem muitos grupos de dança e vê neles uma forma de guardar a tradição. Os grupos usam trajes típicos e acho legal a apresentação.  

Expoflora

Comer. Tem barraquinhas espalhadas por toda festa, tem praça de alimentação e claro que tem também restaurantes com gastronomia holandesa. Ou seja, tem uma diversidade de comida desde pastel de feira a joelho de porco passando por doces, não faltando a cerveja.

Comprar. Se você curte, vai ter se divertir bastante. Tem, claro, flores e plantas, mas tem também lembrancinhas típicas como os tamancos holandeses e as porcelanas pintadas e também as ‘made in china’ que você encontra em muitos outros lugares.

Passeio Turístico aos campos de flores. Se você quiser ver flores em uma fazenda isto é possível. É só você comprar um passeio turístico ali mesmo dentro da festa. Ele é guiado e feito em ônibus, nele você conhece um pouco da cidade e também os campos de flores. O passeio acontece em vários horários, ele sai da festa e retorna. 

Foto prefeitura de Holambra

Tem também um mini sítio, parque de diversões (ingresso separado) e o Museu de Holambra para quem quiser saber mais da história da cidade através de fotos, vídeos e relíquias.

O tamanco

Um dos símbolos da Holanda presente na Expoflora que mais chama a minha atenção é o Tamanco. Mas o tamanco de madeira (tem de porcelana) porque é usado pelas pessoas. Ele é grandão, faz barulho e é colorido, acho ele desproporcional. Ele faz parte do traje típico e aqui ele é usado pelos grupos de dança. Não é fácil andar com ele, então em Holambra ele é usado com muitas meias para firmar no pé e também não fazer calos. 


Expoflora

O tamanco era usado (ou ainda é) no interior da Holanda em regiões úmidas para proteger da chuva e esquentar o pé. Mas uma das curiosidades que eu mais gostei em saber é que na época da guerra usavam o tamanco com o solado invertido para as marcas no chão enganarem os soldados alemães que perseguiam os holandeses.

Durante a Expoflora vem um tradicional tamanqueiro diretamente da Holanda para fazer os tamancos na festa.

Personagem

O que também sempre chama atenção é um senhor que circula a festa toda com trajes típicos e tamancos . Tudo bem, o que não falta na festa é gente de traje típico, mas esse é diferente, é marcante. Parece que ele se multiplica e está em tudo que é canto. 

Expoflora
Com o simpático Piet Schoenmaker, símbolo da Expoflora

O nome dele é Piet Schoenmaker, mas é chamado de “Pit”. Ele é holandês e veio para o Brasil com 15 anos. Começou a participar da Expoflora, como a maioria dos jovens de Holambra, se apresentando nos grupos de dança, foi se envolvendo e nunca mais parou. Ele participa de tudo, é simpático, bem humorado e paciente porque é parado muita vezes pelas pessoas para tirar fotos. Por ser uma pessoa marcante na festa ele se tornou o embaixador da Expoflora.

A Expoflora tem o Tulipo com símbolo, mas é o “Pit” que se destaca. Tanto que construíram uma estátua na cidade em homenagem a ele.

  
Expoflora


Considere na hora de ir

>> A Expoflora acontece em uma grande área com várias opções e como toda grande festa atrai um imenso público, principalmente sábado, domingo e feriado (chegam muitas excursões). O público é tão grande que existe um limite de pessoas por dia que é respeitado. Por tudo isso o visitante precisa disponibilizar de um bom tempo e boa dose de paciência para enfrentar as filas. Portanto se puder vá na sexta-feira.

>> Chegue cedo, a parte da manhã é mais tranquilo;

>> Outro fator que deve ser considerado é o calor que faz na época da festa, faz muito calor então vá com roupas adequadas e água. Inclusive lá tem bebedouros que você pode encher a sua garrafinha.

Quando acontece a Expoflora?

Vai acontecer de 24 de agosto a 23 de setembro/2018, de sexta a domingo. Das 9h às 19h.

Valor do ingresso?

R$ 48,00 e meia R$ 24,00
Este ano não dá mais, mas se for ano que vem compre os ingressos antecipados com descontos.

Como chegar?

Holambra fica a 35km de Campinas onde está o aeroporto mais próximo.
Se for de carro veja os detalhes aqui.

Tem estacionamento pago, caixas eletrônicos, cadeira de rodas e carrinho de bebês são alugados. Mais informações sobre a infraestrutura da festa no site oficial da Expoflora.

Bonus

Na cidade de Atibaia distante 66km de Campinas acontece na mesma época, de 31 de agosto a 23 de setembro, a Festa de Flores e Morango. A área onde acontece a festa é menor e possível de ser visitada em poucas horas, mas muito bonita e lá, como o nome da festa já diz, as flores dividem a atenção dos visitantes com os morangos. Tem muita coisa gostosa.

Não tem a mesma estrutura da Expoflora, mas acho bem organizada e há quem diga que os arranjos de flores são mais bonitos. 

Se ficar mais dias na região aproveite para conhecer. Também faz calor e sugiro ir pela manhã quando o público é menor.

Expoflora
Pastel de Morango




Postar um comentário

0 Comentários