Mosteiro Zen Morro da Vargem, o primeiro mosteiro budista da América Latina

Mosteiro Zen Morro da Vargem

Até 2004 quem passava pela BR 101 no município de Ibiraçu,  norte do Espírito Santo, não imaginava a existência de um Mosteiro Budista no alto daquelas montanhas. Daquele ano em diante alguns sinais foram dados. Construíram à beira da rodovia uma praça com um imenso Portal Torii, um portal vermelho que se destaca de longe. Mais tarde colocaram 15 esculturas de buda sentado meditando. Hoje, com todos estes símbolos, quem passa pelo local pelo menos desconfia.

Mosteiro Zen Morro da Vargem
O grande portal Torii virou parada obrigatória para fotos

Sim, próximo dali está o Mosteiro Zen Morro da Vargem, o primeiro mosteiro budista da América Latina. Fundado em 1974 distante de cidade no alto de um morro, o Morro da Vargem. 

O lugar era de difícil acesso e ainda hoje é possível imaginar as dificuldades da época quando percorremos uma estrada íngreme e estreita para chegar ao mosteiro.

Mas as dificuldades não estavam só no caminho. Hoje quem vê os belos templos cercado por natureza não imagina que eram casebres improvisados, e que todo aquele verde que enche os olhos foi plantado pelos monges pois na época a Mata Atlântica estava devastada no alto do morro.

Budismo


Mosteiro Zen Morro da Vargem

Eu ficava confuso com Budismo Tibetano, Budismo Zen, Budismo….  pra mim tudo era a mesma coisa, mas não é. Depois da morte de Buda houve uma separação surgindo um grupo mais tradicional e outro mais progressista, e ainda em cada um deles surgiram inúmeras correntes do budismo que são as escolas que receberam nomes diferentes. Existem as que priorizam a liturgia, aos escritos e existem as que para alcançar o entendimento dá ênfase a meditação, o Zen.

Mosteiro Zen Morro da Vargem


Estação Cultural - foto Alair Caliari (arquivo do mosteiro)

Fundado pelo monge japonês Ryohan Shingu seguindo a escola Soto Zen com base na prática do Zazen (meditação sentada), o mosteiro tem como objetivo principal a formação de monges. Hoje o Abade do mosteiro é o monge Daiju Bitti, capixaba, que foi discípulo do fundador. 

Mosteiro Zen Morro da Vargem

No alto de 350 metros ele ocupa uma grande área verde com um belo paisagismo. Compondo o cenário estão várias construções, entre elas os templos, diversas estátuas de buda sendo que a que mais chama a minha atenção é a do buda deitado. 

Nesse ambiente vivem alguns monges com rigorosa disciplina dividindo o tempo entre meditação, receber visitantes e as rotinas diárias como lavar e cozinhar. Para os monges todas atividades são sagradas portanto refeitório, banheiro e sanitários também são templos. 

Mosteiro Zen Morro da Vargem

Fazia tempo que eu não visitava o mosteiro e recentemente voltei acompanhando um grupo de alunos dentro de um dos projetos que é desenvolvido com as escolas. Gostei de ver que o lugar está cada vez melhor e continua transmitindo muita paz.

Templo da Oracao - foto Alair Caliari
Templo da Oração - foto Alair Caliari (arquivo do mosteiro)

Um dos ambientes que mais gosto é o Estação Cultural, que muita gente conhece como casa do artista. É um local oferecido aos artistas para eles desenvolverem os seus projetos. Fica num lugar privilegiado cercado por natureza com uma vista inspiradora. 

Atividades


Mosteiro Zen Morro da Vargem
Dia de visita das escolas

O Mosteiro Zen Morro da Vargem desenvolve várias atividades socioambientais com vários setores da comunidade como treinamento para policiais militares, capacitação de professores e empresários, e recebe grupos de alunos agendados que durante algumas horas desenvolvem várias atividades como trilhas e o Zazen. É muito legal ver as crianças praticando a meditação.

Existem programações especiais como o Zenzinho, outra atividade voltada para as crianças, mas com pernoite no mosteiro. Para os adultos tem retiros com duração de três dias a uma semana para quem quer se aprofundar na vivencia de um mosteiro zen, veja a programação anual e leia a experiência da Elaine do Blog Viagem Massa. 

Mosteiro Zen Morro da Vargem
Zazen: meditação sentada

E para quem gosta de peregrinação espiritual existe Caminhos da Sabedoria, um circuito de 108km resultado do diálogo inter-religioso entre o Budismo e o Cristianismo. Nele o participante percorre pela Mata Atlântica passando por igrejas, capelas e templos. Saiba mais detalhes no site e assista este vídeo incrível.

Pessoas de qualquer religião podem participar das atividades. Informações e agendamento das atividades no site.

Visita aos domingos


Mosteiro Zen Morro da Vargem
Verde por todos os lados

Mas se você não se encaixa em nenhum dos casos anteriores, mas quer visitar o Mosteiro Zen Morro da Vargem fique tranquilo pois ele recebe visitantes aos domingos. Lá você será guiado por um monitor que irá apresentar o mosteiro e falar mais sobre o budismo. Você terá oportunidade de praticar o Zazen e terá tempo livre para desfrutar da área verde, curtir o lugar e tirar muitas fotos. Com certeza um passeio que vale a pena.

Mosteiro Zen Morro da Vargem

A visita acontece aos domingos das 8hs às 12hs (DEVIDO A PANDEMIA A VISITA ESTÁ SENDO LIMITADA A 150 PESSOAS E A ENTRADA DEVE ACONTECER ATÉ ÀS 10H). Menos em algumas datas especiais ou quando chove. Portanto telefone antes de ir (27) 3257-3030. A visita tem uma taxa de R$ 10,00. Não é permitido piquenique, mas caso dê fome lá são vendidos lanche e sucos. Também não é permitido presença de animais de estimação.

O número de visitantes aumenta cada vez mais, portanto quando visitar o Espírito Santo aproveite para conhecer o Mosteiro Zen Morro da Vargem, o primeiro mosteiro budista da América Latina.

Mosteiro Zen Morro da Vargem


Localização


O Mosteiro Zen Morro da Vargem está aproximadamente a 70km de Vitória pela BR 101 no município de Ibiraçu, norte do Estado. A beira da rodovia no Km 2017 está o grande Portal Torii vermelho e as estátuas de Buda sentado. Mas a portaria fica uns 2km dali e para chegar ao mosteiro tem que percorrer uma estrada estreita e bem íngreme. Ou seja, você vai precisar de um carro. 



Este post faz parte da blogagem coletiva sobre #templosreligiosos. Conheça os outros blogs participantes:

Destinos por onde andei... - Chen Tien, o Templo Budista de Foz do Iguaçu
Mulher Casada Viaja - A Sinagoga Espanhola de Praga: beleza, informação e emoção 
Fui ser viajante - A Catedral de São Bavão, o tesouro gótico de Haarlem
London, sô! - 15 dos mais impressionantes templos do Japão
Cantinho de Ná - A Capela Sistina das Américas em Andahuaylillas - Peru
Turistando.in - As igrejas de Florença que você tem que conhecer
Uma Viagem Diferente - Visitando a Catedral de Maringá 
Viagens Invisíveis - Abadia de Melk na Áustria, patrimônio mundial 
Ligado em Viagem - Templos hinduísta Sri Veeramakaliamman e Shree Lakshminarayan no bairro Little India em Singapura
Vem que te Conto! - Visitando a Mesquita Muçulmana e o Templo Budista de Foz do Iguaçu

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Adorei saber da existência desse Mosteiro.
    Quero muito conhecer pois, pelo que você descreveu, podemos participar de atividades por lá e não apenas visitar.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem várias atividades. Eu penso um dia fazer um retiro. Tomara que eu consiga.
      Obrigado Aline pela visita.

      Excluir
  2. Não sabia deste templo, que interessante e bonito de ver. Deve ser uma paz enorme conhecer, eu adoraria, quem sabe um dia terei a oportunidade de visitá-lo? Adorei a sugestão, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um lugar que deve ser visitado em uma viagem ao Espírito Santo. Tomara que um dia você consiga.
      Obrigado Gisele por visitar o blog.

      Excluir
  3. Que surpresa saber que no Espírito Santo tem um mosteiro Budista como esse. Nunca tinha ouvido falar. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynara, o lugar é incrível e merece uma visita. Assim como o Mosteiro, temos lindas surpresas aqui no Espírito Santo.
      Obrigado.

      Excluir
  4. Amei saber desse lugar! Já abri a agenda para ver os cursos, quem sabe não consigo passar 03 dias meditando por lá!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Tomara que consiga participar de alguma atividade do Mosteiro. Depois conte como foi a experiência.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Esse é um dos tesouros do Espírito Santo! Já tive o privilégio de ir, e gostaria de voltar muitas outras vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa terra têm muitos tesouros né Ana. Este é um deles.
      Lá dá vontade de ir sempre!

      Excluir
  6. Fiquei aproximadamente uma semana neste mosteiro em dezembro de 1984. Foi uma experiência inesquecível. Muita meditação Zazen, muito trabalho na cozinha, na horta... Quem medita e tiver oportunidade de passar uma semana por lá, deve aproveitar. Acredito que o monge responsável pelo local ainda seja o mesmo. Brasileiro, com muita experiência em meditação, tendo inclusive vivido quando jovem quatro a cinco anos em templo no Japão. Fico contente que ainda exista e traga paz, amor e alegria a outros frequentadores. Salve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!
      O mosteiro não só existe como está cada dia melhor. Que bom que você teve a oportunidade de viver uma experiência nele.

      Excluir