A arte de rua em Barra do Jucu

Arte nas ruas de Barra do Jucu

Andar pelas ruas de Barra do Jucu é como visitar uma galeria a céu aberto, a todo momento somos atraídos por alguma pintura, escultura ou detalhe artístico. As paredes das casas, muro e até mesmo os postes foram usados como fundo para alguma arte.

Arte nas ruas de Barra do Jucu

Hoje cada dia mais vemos a arte tomando conta dos grandes centros urbanos, é a Street Art (Veja o melhor do Street Art em Vitória). Mas antes disso ser uma novidade em algumas cidades, Barra do Jucu já tinha a sua arte de rua.

Arte nas ruas de Barra do Jucu


Barra do Jucu

É um pequeno balneário, próximo a Vitória, no município vizinho de Vila Velha. Além de boas praias e gastronomia a base de frutos do mar, Barra do Jucu é reduto da cultura popular, com artistas, artesãos, festas tradicionais e com as bandas de congo que são grupos folclóricos importantíssimos para a cultural capixaba. 

Arte nas ruas de Barra do Jucu

Por tudo isto a Barra tem um clima diferente e muito bom. É comum, independente do estilo musical, músicos e bandas homenagearem o balneário em suas canções. Até Martinho da Vila que conheceu o lugar em uma de suas vindas ao Estado, canta a Barra em um dos seus sambas mais populares e usando uma personagem da música de congo: Madalena.   

“Madalena, Madalena, você é meu bem querer (……) Eu fui lá pra Vila Velha direto do Grajaú, só pra ver a Madalena e ouvir tambor de congo lá na barra do Jucu (…) Oh! Madalena.

Arte nas ruas de Barra do Jucu
Banda Kitento Congo que apresenta músicas de congo e músicas populares em ritmo de congo. À esquerda da foto está o Mestre Vitalino que faz a casaca, instrumento típico capixaba usado nas bandas de congo.


Com tanta história, arte e tradição, em 2015 foi criado o Museu Vivo da Barra do Jucu para resgatar, valorizar e promover a cultura do lugar e através dela oferecer novas possibilidades para os moradores. O Museu Vivo desenvolve vários projetos como Arte na Barra, Galeria Livre, exposições culturais, apresentações culturais, oficinas ….

Arte nas ruas de Barra do Jucu


A arte nas ruas de Barra do Jucu

E na Barra do Jucu a arte é mostrada nas ruas para todos verem, principalmente a arte visual. E legal é que vemos o cotidiano e a cultura local nos trabalhos feitos por artistas já conhecidos e também por moradores, inclusive crianças.

Arte nas ruas de Barra do Jucu
O congo tá sempre representado nos trabalhos


Ano passado o Museu Vivo junto com a Secretaria de Estado de Cultura desenvolveu o Projeto Galeria Livre disponibilizando 10 muros para que artistas da comunidade e de fora pintassem temas ligados a comunidade, deixando a principal rua do bairro mais colorida.

Arte nas ruas de Barra do Jucu

Também em 2017 a prefeitura criou o Projeto Escola Colorida onde as paredes da escola no balneário serviram de fundo para a arte desenvolvida pelas crianças que estudam na escola. Mais do que uma brincadeira, elas foram incentivadas pelo projeto a perceberem o lugar onde moram e se aproximarem da arte. Muito bacana isso.  

Arte nas ruas de Barra do Jucu
Projeto Escola Colorida, arte feita pelas crianças

Para os trabalhos chegarem às paredes da escola, primeiro o artista e professor ‘Toninho Natural’ fez um passeio com as crianças pelo bairro para que elas observassem o lugar delas. Depois elas desenharam o que viram e os desenhos escolhidos foram feitos nas paredes da escola em auto relevo.

Arte nas ruas de Barra do Jucu

Mas a arte nas ruas de Barra do Jucu existe independente dos projetos criados por organizações.Os próprios moradores usam paredes e muros como pano de fundo para expressar suas artes chamando a atenção de quem passa pelas ruas. 

Arte nas ruas de Barra do Jucu

Faça um passeio despretensioso pela Barra do Jucu, aproveite a praia, a boa comida, visite um ateliê conheça a arte exposta pelas suas ruas.

Arte nas ruas de Barra do Jucu

Postar um comentário

0 Comentários