Encontro de Folia de Reis em Muqui, Espírito Santo

Encontro de folia de reis em Muqui

Muqui, uma cidade do interior do Espírito Santo, realiza desde 1950 o encontro de Folias de Reis. É o mais antigo e com o tempo se tornou o maior encontro de Folia de Reis do Brasil. Este ano o encontro aconteceu sábado (12/08) e eu fui pra lá.


As ruas no início da cidade estavam muito tranquilas e cheguei a pensar que não estivesse acontecendo a festa, mas foi só continuar que logo se ouviu o som dos instrumentos. Já no centro, era possível ver os grupos que surgiam de repente de várias ruas, à frente ia a bandeira e acompanhando o cortejo ia o palhaço. Na praça principal todos se reuniam e o colorido e as cantorias tomavam conta da cidade. Eu já havia visto Folia de Reis, em Muqui mesmo, mas não com tantos grupos como vi nesse encontro.

Encontro de folia de reis em Muqui

Encontro de folia de reis em Muqui

Folia de Reis

Também conhecido como Reisado, é uma manifestação folclórica religiosa cristã trazida da Europa pelos portugueses. Aqui no Brasil sofreu influências conforme a região. É uma tradição do período entre o natal e o dia de Reis (6 de janeiro), fazendo uma referência a ida dos 3 reis magos ao encontro de Jesus. Assim, os grupos saem pelas ruas tocando instrumentos, cantando músicas religiosas e visitando as casas onde são recebidos com um presépio montado, no local cantam e falam versos. No encontro de folias os grupos não visitam as casas pois é um momento de apresentação.
.
Encontro de folia de reis em Muqui

Encontro de folia de reis em Muqui

Os grupos vestem uniformes coloridos, fitas e enfeites nos chapéus e instrumentos. Alguns componentes vão vestidos de personagens como os reis magos. Mas o que se destaca no grupo é o palhaço com roupa diferenciada e com uma mascara assustadora, pois ele representa a maldade, os soldados de Herodes disfarçados que seguiam os Reis magos para descobrir onde estava Jesus. Durante o cortejo os palhaços dançam e declaram versos, pois eles se convertem e dançam para atrair as pessoas e esconder os Reis durante a passagem.
.
Encontro de folia de reis em Muqui

Cidade de Muqui

Distante aproximadamente 170 km de Vitória, a pequena cidade viveu o auge na época do café e desse período herdou inúmeros casarões que foram tombados e que hoje formam o maior sítio Histórico do Espírito Santo, são mais de 200 construções. Nesse cenário preservado a cidade mantem a tradição de Folia de Reis que também é do período cafeeiro. Outra tradição cultural marcante na cidade é o Boi Pintadinho que sai pelas ruas no carnaval folclórico de Muqui.

O encontro de Folia de Reis

A Folia de Reis é uma tradição em várias cidades do interior brasileiro. Em Muqui não é diferente e o encontro surgiu de um festival onde alguns grupos se apresentavam. Com o aumento de participantes, o encontro se tornou o maior do Brasil, acontece há 67 nos e conta  com aproximadamente 50 grupos de vários municípios capixabas e de outros estados.
.
Encontro de folia de reis em Muqui


O encontro inicialmente acontecia em Abril, mas passou para agosto que é o mês que comemora o dia (22) do folclore. Tem duração somente de um dia e os grupos chegam bem cedo e seguem uma programação até o encerramento que acontece já à noite na praça onde tudo começou. Muitos grupos viajam horas para o encontro e retornam no mesmo dia.

Os grupos são formados por pessoas simples e humildes que provavelmente veem na Folia de Reis, mais do que folclore, uma tradição religiosa e esta crença, fé ou religiosidade que não deixa a Folia de Reis acabar.


Encontro de folia de reis em Muqui

Um dos momentos altos do encontro acontece à tarde. É o cortejo com todas as folias pelas ruas até a igreja matriz onde elas recebem a benção. Nessa hora o público era maior e com participação dos moradores e visitantes. Na parte da manhã o público era formado basicamente pelos grupos que esperavam o momento da apresentação na praça.

Encontro de folia de reis em Muqui

Encontro de folia de reis em Muqui

Encontro de folia de reis em Muqui

Encontro de folia de reis em Muqui

Durante o tempo todo os grupos tocam e cantam. Confesso que acho os cânticos monótonos e até triste, mas a festa com a movimentação deles pela cidade é bonita e muito colorida, vale a pena. Eu tive que retornar para casa antes do fim e infelizmente não vi o encerramento. Para o próximo ano já penso em pernoitar na cidade, mas já fui prevenido de que terei que reservar hospedagem com antecedência. A cidade tem poucos leitos.


Postar um comentário

2 Comentários