Meaipe, lugar gostoso de Guarapari

Praia de Meaipe. Foto do blog Pelo Mundo com Manu.

Não tem jeito, a palavra Meaipe faz eu lembrar das coisas gostosas que como por lá. O lugar tem praia, vida noturna, mas pra mim o que marca o pequeno balneário da cidade mais famosa do Espírito Santo (Guarapari, pra quem ainda não sabe) são os sabores.

O sabor de peixe com urucum, tomate, cebola, tempero verde, azeite…. Ă©, tĂ´ falando da nossa maravilhosa moqueca mesmo. As melhores moquecas de Guarapari estĂŁo em Meaipe, nĂŁo Ă© por acaso que lá tambĂ©m estĂŁo os melhores restaurantes deste prato.

Têm vários deles, tem o Cantinho do Curuca que é o mais famoso e serve uma gostosa moqueca. E entre outros tem o Restaurante Gaeta que pra mim tem a melhor moqueca. A moqueca capixaba é deliciosa, mas consegue ficar melhor ainda acompanhada da moquequinha de banana da terra. Mas a do Gaeta só é completa se os simpáticos proprietários, Nhozinho e dona Idalina, estiverem no salão fazendo as honras da casa.


Foto do blog Pelo Mundo com Manu.

Meaipe é famoso pelas moquecas, mas encontramos outros sabores por lá. Talvez mais tradicional que a moqueca em Meaipe é um bolinho que mistura sabor de aipim com carne, camarão, queijo e tantos outros sabores. É o famoso bolinho de aipim de Meaipe, que de pequeno não tem nada, ele é bem grande, mas é modesto, tão modesto que deixou a moqueca ser a estrela. Para comer o bolinho, dois locais são famosos, um é o Recanto da Zezé na rua da praia e o outro e o bolinho da Tia Julia na rua detrás. Para saber qual é o melhor coma os dois.

Torta de coco de Meaipe

E que tal sabores doces? Sabor de coco, leite, leite condensado, açúcar, manteiga, ovos…. tudo isto junto e misturado dá uma sensacional torta de coco, a mais famosa sobremesa dos restaurantes de Meaipe. Há quem diga que ela Ă© a melhor parte da refeição.

E como se não bastasse esta perdição, alguma senhoras entram nos restaurantes com um tabuleiro oferecendo cocadas de vários sabores e doce de jaca, uma delicia! E não adianta fingir que não viu e sair correndo do restaurante não pois elas estão pelas ruas do balneário. Eu fico entre a torta de coco e o doce de jaca.

Fotos de Rosimara do blog Tudo Ă© Mara

Desta vez almocei no Restaurante Gaeta  devido a minha participação do “Pocando no ES”, um encontro de blogueiros de viagem organizado por Deivson Santana do blog Capixaba na Estrada. O almoço foi oferecido pala Associação de HotĂ©is e Turismo de Guarapari - AHTG.  Mas já almocei outras vezes e sempre gostei. Adorei quando soube que o almoço seria lá.




Organização: Capixaba na Estrada, Universo Fox
Guia Oficial: Guia & Turismo
Apoio: Quality Suites Vila Velha, Chácara Feliz Pousada, Hotel Guara Pousada, Go inn Vitória, Ibis, Orquídea Café
Transportadora Oficial: Latam Airlines
Apoio Institucional: Guarapari Convention, Prefeitura de Anchieta, Governo do Estado do EspĂ­rito Santo, AHTG
Parceiro: Wis, RDV Confecções, Associaçã Iririvivo, Café Caramelo, Chocolateria Brasil, Espadarte Hotel, Cervejaria Barba Ruiva, Viagema, Alfa, Restaurante Week, CDC, Hotel Ilha do Boi, Cantina Mattiello
Agradecimento: Pousada Mar e Mata, Claids, Aprendiz de Viajantes, Escritório Arte Dayse Resende, Qual é Quadrinhos, Restaurante Atlântica, Pedra Azul Ecotur, Laticínio Lorena, Loja Beleza Capixaba, Bristol Hotels

Postar um comentário

26 Comentários

  1. Adorei o post....sĂł rolou um arrependimento de nĂŁo ter comprado o doce de Jaca! Agora terei que voltar a MeaĂ­pe!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Seu blog é muito bom!! Gostaria de saber como faço para seguí-lo. não achei aqui na página. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, muito obrigado.
      Para seguir o blog, clique em algum post na primeira página e quando abrir irá aparecer um coluna na lateral direita. Lá vai ter um espaço com a frase "Siga guiaeturismo e receba as novidades" e aí é só seguir as instruções. Obrigado

      Excluir
  3. Gosto muito de Meaípe e lendo o seu post (que por sinal está de deixar qualquer um morrendo de vontade de experimentar as gostosuras de lá), vi que tem um bolinho que ainda não experimentei...anotado! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Olha, esse seu artigo me deu saudades e água na boca de ver tantas delicias daquele dia. Meaípe me encantou e me deixou com vontade de voltar e aproveitar melhor a praia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Meaipe é um lugar que temos que voltar sempre. Abraço.

      Excluir
  5. Marcelo, que maldade de post! Praia e esses doces maravilhosos... acho que quero voltar agora! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, saudade! Adoro esses doces também, não consigo ir a Meaipe e não comer algum deles.

      Excluir
  6. Adoro seus posts Marcelo, sempre cheios de informação e sentimento. Olha, também fiquei seriamente na dúvida se gostei mais da moqueca do Gaeta ou da sobremesa. Páreo duro!!! Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio! Também acho uma escolha difícil e acabo comendo as duas para me decidir, mas nunca chego a uma conclusão. Kkkk. Abraço!

      Excluir
  7. MeaĂ­pe Ă© um lugar incrĂ­vel e esses doces de jaca, maravilhosos! Agora, preciso conhecer o Gaeta! Excelente post Marcelo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlo! Conheça o Gaeta e converse com os proprietários. Abraço.

      Excluir
  8. Esses sabores de Meaípe são maravilhosos!! E confesso: a moqueca de banana é um dos meus pratos/acompanhamentos predileto!... Mas o doce de jaca também ganha meu coração!

    ResponderExcluir
  9. Cometi um grande erro ao ler esse post com fome, sĂł delĂ­cias!

    Saudades, Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonathan, que bom que você gostou da nossa gastronomia. Abraço!

      Excluir
  10. Eu gostei tanto que quero voltar! Guarapari está linda e a comida capixaba continua maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte, volte mesmo Rozembergue, mas com mais tempo. Abraço!

      Excluir
  11. Vi no Facebook que em abril a lanchonete da Tia Julia ia fechar 🤔, fechou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? A Tia Julia informou que não está mais em Meaipe e que brevemente irá informar o novo lugar. Mas informou que parentes dela continuam com o bolinho no endereço que ela atendia.

      Excluir
  12. Sou apaixonada por Meaípe! E o seu post está sensacional e informativo, como sempre. <3

    ResponderExcluir