Dobradinha: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas


Ilhas Balestas

Paracas é um distrito do Município de Pisco na costa sul do Peru que ao mesmo tempo que é banhada pelo Oceano Pacífico tem área de deserto, possuindo assim um ecossistema diversificado e atraindo muita gente.

Os principais passeios são o das Ilhas Ballestas e a Reserva Nacional de Paracas. Mas é possível fazê-los a partir de cidades vizinhas. Eu aproveitei a minha ida a Huacachina em Ica e de lá saí para os passeios.

Reserva Nacional de Paracas

Contratei os passeios no dia anterior quando cheguei a Huacachina. O hostel onde fiquei hospedado vendia o passeio, mas numa volta rápida na pequena vila encontrei agências oferecendo os mesmos serviço com preços melhores. Eu só tinha 01 dia para fazer os dois passeios, voltar a Huacachina e viajar à noite. Paguei (em setembro) $ 60 soles a agência e mais $ 18 soles no porto em Paracas na hora do passeio. Fiz os dois juntos, mas os passeios são também vendidos separadamente. Se você estiver em Paracas e gostar de pedalar, pode fazer o passeio de bike ficando mais livre.

Ilhas Balestas


Ilhas Ballestas

Ă€s 06:30 hs sai de Huacachina numa van e depois de 01 hora cheguei ao porto de Paracas. Como eu sĂł tinha uma noite na regiĂŁo e escolhi Huacachina pela logĂ­stica para seguir para Arequipa, mas gostei da baĂ­a e o que vi de Paracas, achei mais interessante e penso que deve ser um bom lugar para ficar.

O primeiro passeio foi para as Ilhas Ballestas para observar pássaros e animais marinhos no habitat natural. O tempo estava nublado e ficou assim a manhã toda, mas não atrapalhou.

Reserva Nacional de Paracas - Candelabro

Depois de pagar a entrada no porto já embarcamos numa lancha acompanhado por um guia que passava as informações em inglês e espanhol. Me arrependi de não ter lavado nenhum agasalho pois senti frio durante o passeio. Aliás é bom levar independente de estar nublado pois o passeio é em alto mar em lancha aberta. Leve também um protetor solar e será muito útil um boné ou chapéu para se proteger dos dejetos das aves que ficam voando próximo as ilhas. Eu fui sorteado.

Ilhas Balestas

A primeira atração a ser avistada Ă© o grande Candelabro, um Geoglifo de 120 metros de extensĂŁo esculpido em um penhasco há muitos anos. A lancha para alguns minutos para as fotos enquanto o guia passa algumas teorias sobre a sua origem que Ă© um mistĂ©rio atĂ© hoje.  Ele nunca Ă© coberto pela areia devido a força do vento na regiĂŁo. Eu sentei do lado esquerdo da lancha e sem saber acabei escolhendo o melhor lado para fazer o passeio.

Ilhas Balestas

Um pouco mais de navegação e chegamos as ilhas e é surpreendente a quantidade e variedade de aves. A lancha chega bem próximo procurando o melhor ângulo, fica navegando bem devagar e em alguns momentos para, não há pressa e enquanto o guia vai passando informações vamos tentando tirar as melhores fotos. Quando você pensa que já viu tudo, a lancha muda de lugar e se vê mais uma variedade de aves e animais marinhos entre focas, lobos e pinguins.

Ilhas Balestas


Ilhas Balestas



Ilhas Balestas

O passeio tem a duração aproximada de 02 horas.  Achei a navegação tranquila e demora meia hora pra ir e meia hora para voltar. Gostei muito do passeio, alĂ©m da beleza das aves tem o cenário das ilhas que sĂŁo formações rochosas. Foi o melhor passeio que fiz entre Huacachina e Paracas.

Reserva Nacional de Paracas

Já no porto de Paracas tivemos um intervalo antes de seguirmos para o passeio seguinte. Um tempo curto para comprar uma água ou algo para comer pois o almoço só aconteceu mais tarde dentro da reserva.

A Reserva Nacional é uma imensa área protegida na costa peruana. O roteiro do passeio é feito numa pequena parte da reserva passando por deserto e chegando ao mar, fazendo da paisagem a principal atração. No início até chegarmos ao Museu Julio C. Tello a paisagem não me atraiu tanto. No espaço do museu há lanchonete e mais afastado um mirador para ver flamingos. Preferi ir ver os flamingos, mas eles ficam longe não sendo possível ver muito bem e acho que não vale a caminhada.

Reserva Nacional de Paracas

Continuando o passeio, a van saiu da rodovia passando por caminho alternativo e a paisagem passou a ficar interessante. Dali em diante fizemos paradas em miradores já próximo ao mar e o visual de Pacífico batendo nas falésias do deserto é surpreendente. A nossa parada mais prolongada foi na hora do almoço também a beira mar onde se você tiver coragem pode encarar a água gelada para dar um mergulho.

No lugar tem uns quatro restaurantes um ao lado do outro que oferecem praticamente o mesmo cardápio e mesmos valores, não achei barato. Então se não tem como escapar escolha um restaurante com a melhor vista e curta o lugar porque é lindo.

Pensei que o almoço fosse a última parada, mas antes de sairmos da reserva paramos em outro mirador e dessa vez numa parte mais alta proporcionado um belo visual de despedida. A paisagem no Peru me surpreendeu.

Reserva Nacional de Paracas


Reserva Nacional de Paracas

Reserva Nacional de Paracas
Reserva Nacional de Paracas






















Reserva Nacional de Paracas


Reserva Nacional de Paracas


Foi possível fazer os dois passeios no mesmo dia sem correria. Retornei a Huacachina e tive tempo de folga para tomar um banho e relaxar antes de ir ao terminal da Cruz del Sur em Ica para embarcar para Arequipa, mas é bom comprar passagem para um horário mais tarde.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Olá, parabéns pelo post. Eu vou para Ica, saindo de Lima bem cedo. Assim, pela parte da tarde pretendo conhecer o Oásis de Huacachina. Na manhã seguinte, fazer esse passeio para ilhas Ballestas e a noite parto para Cusco. Estamos querendo encaixar uma ida a Tacama ( vinícola que fica nos arredores de Ica). Será que dá tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia, tudo bem! Fiquei o mesmo tempo que você em Ica, mas não fiz o passeio nas vinícolas. Não sei o tempo do passeio, mas o passeio do Oásis só sai no fim da tarde devido o sol.tive um tempo livre.
      Seria legal vc ver com o local de hospedagem ou fazer todos passeios com a mesma agĂŞncia porque ai ela vai organizar o tempo.
      Obrigado por visitar o blog.

      Excluir
  2. Olá! Excelentes informações! Estamos pensando em fazer o exato mesmo passeio, mas gostariamos de saber que horas voce chegou a huacachina após o trajeto, para termos uma ideia de que horas comprarmos o ônibus de volta para Lima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá (qual o seu nome?), tudo bem?
      Não lembro exatamente o horário, mas foi por volta das 16 e 17 horas. O ideal é que compre a passagem para à noite.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  3. Olá Marcelo, tudo bem?
    Gostaria de saber sobre o passei da Reserva Natural. Quanto tempo você levou no total para conhecer todos os pontos? E a Reserva tem horário para fechar? Eu estou com um problema no meu vôo e ele vai atrasar, chegando em Paracas as 15h apenas. Fico só nesse dia lá e queria fazer o passeio. Você acredita que mesmo indo de buggy, ou taxi esse horário consiguiremos aproveitar tudo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      NĂŁo lembro exatamente o tempo que gastei, mas acredito ter sido umas 4 horas.
      Tentei ver aqui o horário do Parque, mas não encontrei nenhum site. De qualquer forma com o tempo que vc tem, mesmo que o parque fique aberta até tarde, não dá para aproveitar tudo pois até você chegar na cidade e sair para o passeio, vai escurecer.
      A minha sugestão é entrar em contato com alguma agência de turismo local para conseguir estas informações.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  4. olá Marcelo tudo bem? primeiramente parabéns pelo post, me esclareceu varias duvidas....
    Eu irei sair de Lima dia 06 de setembro pela manha com destino huacachina, pois já reservei um hotel lá neste dia,eu teria que voltar para Lima dia 07 pois dia 08 tenho voo para cusco, gostaria muito de conhecer a Reserva Nacional de Paracas e fazer um sobrevoo nas Linhas de Nasca, você acha que em dois dias em ICA, eu conseguiria fazer esses dois passeios, mais o passeio de buggy em huacachian então qual e a sua sugestão?

    desde já agradeço....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, tudo bem?
      EU fui de Ă´nibus de Lima para Huacachina. Cheguei por volta das 14h e o que consegui fazer foi o passeio de buggy no dia que cheguei e no outro dia o passeio das ilhas e a Reserva e segui viagem Ă  noite.
      NĂŁo fui a Nasca e nĂŁo sei como Ă© a logĂ­stica do passeio, mas sei que fica mais distante de Paracas, entĂŁo talvez nĂŁo seja possĂ­vel.
      Mas como vocĂŞ nĂŁo vai fazer o passeio nas Ilhas Ballestas, talvez nesse tempo vocĂŞ possa ir a Nasca se estiver de carro ou fechar um pacote com uma agĂŞncia local para fazer no mesmo dia Nasca e Reserva de Paracas.
      Obrigado pela visita.

      Excluir