Como ir de Barra Grande (PI) a Jericoacoara (CE)

Barra Grande - Piauí
Barra Grande – Piauí

Barra Grande é uma praia incrível no pequeno litoral do Piauí, que há muito tempo é frequentada pelos gringos adeptos do Kitesurf devido a intensidade dos ventos na região. Mas de uns tempos pra cá tem sido procurada também pelos brasileiros que fazem a Rota das Emoções. E, não tão, tão distante dali está Jericoacoara (185km), um destino turístico famoso e já bem conhecido dos brasileiros. Então por que não aproveitar e conhecer as duas praias no mesmo roteiro de viagem?

Foi o que eu fiz em outubro na viagem do indo do Pará e a Jericoacoara. No caminho está Maranhão e Piauí, como eu já conheço o Maranhão (LEIA AQUI) não perdi a oportunidade de ir a Piauí incluindo Barra Grande antes de Jeri. A dificuldade que tive foi de transporte nesse trecho pois não tem transporte regular e aí ou faz uma combinação de horários e transporte, ou paga por um transfer privativo que não é barato, principalmente para quem viaja sozinho. No Piauí não tem um fluxo grande de turistas o que faz com que os serviços sejam pouco procurados e caros. Cheguei a solicitar orçamento para algumas agências, mas não deu para encarar.

De Barra Grande a Jericoacoara

DE PARNAÍBA A BARRA GRANDE

Fui a Barra Grande a partir da cidade de Parnaíba distante 75 km. Também não tem uma empresa de ônibus que sai da rodoviária com horários regulares, mas não tem dificuldades pois a agência de turismo Fontenele vende passagem do micro ônibus da empresa Damasceno. A viagem teve a duração de quase uma hora e meia, o micro estava lotado com muita gente em pé, minha cadeira estava quebrada e não ficava na posição vertical e fez muitas paradas além das regulares para embarque de passageiros. O motorista parou primeiro para pegar marmita em uma casa, depois em uma loja de material de construção e noutra loja de peças de carro. Mas a viagem não deixou traumas e a tripulação foi gentil deixando eu e o paulista Michel, que fazia o mesmo roteiro e passou ser companheiro de viagem, próximo ao Hostel.

Camocim - Ceará
Cidade de Camocim no Ceará

DE BARRA GRANDE A JERICOACOARA

Este trecho pode ser feito pela praia contratando algum transfer, e já aproveitando para conhecer alguns lugares, mas tem um custo alto. Outra opção é ir pelas rodovias fazendo baldeações pois não tem ônibus direto.  No meu caso a segunda opção era a mais viável e é o que normalmente indicam.

Foi o que li em raros relatos e que também ouvi no hostel em Parnaíba. Assim o que teria que fazer era sair de Barra Grande bem cedo no ônibus da Damasceno e descer no trevo do povoado Camurupim, lá esperar o ônibus da empresa Expresso Guanabara e seguir até a cidade de Camocim já no Ceará. Depois continuar em ônibus da empresa Fretcar até Jijoca onde embarcaria na jardineira até Jericoacoara, simples assim hahaha. Se você também viu esta informação em algum lugar esqueça, não é bem assim não.

Camocim - Ceará
Eu e meus companheiros de viagem (Michel, Flávio e Giordana)

Quando fomos (agora éramos 04 pessoas, pois estávamos com o casal Flávio e Giordana) até a padaria de Barra Grande comprar a passagem da empresa Expresso Guanabara tivemos a informação que a empresa não podia mais parar em Camurupim. E ai? E aí que falaram que poderíamos pegar vans que passavam indo até a cidade cearense de Chaval e de lá até Camocim. Resolvemos então seguir, mas também não foi bem assim que aconteceu.

Jericoacoara - Ceará
Paisagem no meio do caminho

Chegamos ao trevo de Camurupim logo depois das 07 da manhã e ficamos sabendo que as vans só passariam depois das 10 horas. Começamos a pedir carona e ficamos mais de 02 horas tentando e nada. Até que parou um senhor que ofereceu carona para um lugar que não nos ajudava. Foi então que ele ofereceu levar a gente até Camocim por R$ 150,00 e que no final ficou por R$ 130,00. E assim viajamos 80 km por uma estrada boa, mas num carro simples e com muito calor. Já em Camocim não tivemos nenhuma surpresa, havia o ônibus da Fretcar para Jijoca. Mas queríamos tentar ir de buggy pela praia e assim já faríamos o passeio do litoral Oeste que é oferecido em Jeri. Na rodoviária mesmo indicaram uma associação de bugueiros que fica na avenida beira mar e fechamos o serviço. Chegamos a Jericoacoara já no fim do dia e foi uma aventura, veja aqui como foi.

Fim de tarde em Jericoacoara
j
j

RESUMO DO DIA:

DE PARNAÍBA A BARRA GRANDE:

- Ônibus da empresa Damasceno com saída da Agencia de Turismo Fontenele.
- Tel: (86) 33221683
- Preço da passagem R$ 13,00
- Segunda a Sexta - 10:30h, 14h:00h, 16:00h
- Sábado - 14:00h
- Domingo não tem saída.

DE BARRA GRANDE A JERICOACOARA

- De Barra Grande ao trevo de Camurupim:
Ônibus da Damasceno que sai da pracinha. A passagem é comprada na hora e custa R$ 5,00.
- Do trevo de Camurupim a Camocim:
Vans que passam depois das 10 horas, caronas ou carros dos moradores que cobram para levar.
- De Camocim a Jericoacoara:
Ônibus da empresa FRETCAR até Jijoca e depois jardineira até Jericoacoara que já está inclusa no valor da passagem (aproximadamente R$ 30,00).
Ou então ir de Buggy pela praia já fazendo o passeio do Litoral Oeste que é vendido em Jericoacoara. Valor do Buggy da Camocim Buggy Turismo: R$ 350,00 - (88) 9921-2928.

1. Nossa, fiquei aqui imaginando eu, mulher, me aventurando, sozinha neste trajeto. Mas acho que ao chegar, pelas fotos postadas, vale a pena.

Respostas
    1. Oi Marise! Apesar de tudo, foi tranquilo e realmente a chegada vale a pena.

2. Michel Truffi(o paulista rsrs)s3 de fevereiro de 2017 às 07:46

Excelente post Marcelo. A pequena vila de Barra Grande é sem dúvidas muito linda e com um excelente preço. Eu recomendo conhecer esta beleza da pequena costa do estado.

Respostas
    1. Oi Michel! Bom ter noticias suas. Foi um prazer conhecer você e ter a sua companhia na viagem. Abraço.

Excluir
  3. Oi Marcelo, tudo bem? Gostei muito do seu post, pois quero fazer exatamente esse passeio Parnaiba-Barra Grande-Jeri. Gostaria de saber em qual hostel vc ficou em Barra Grande, preços e contato,por favor.

Respostas
    1. Oi Karla, obrigado pela visita. Fiquei no The Barra Grande Guesthouse & Hostel e gostei muito. No outro post sobre Barra Grande (http://www.guiaeturismo.com/2016/12/barra-grande-no-litoral-do-piaui.html) tem mais informações. Abraço!

Excluir
    2. O link do Hostel http://www.barragrandepiaui.com/pousadas/bg-guest-house-and-hostel.html

4. Parabéns, adorei as dicas.

ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Eu ja fiz essa aventura de jijoca de buggy até jericoacoara pela orla e foi muito legal. Recomendo. Em outubro quero conhecer Barra Grande/PI. Carlos-Porto Alegre/RS

Respostas
    1. Oi Carlos, gostei muito de Barra Grande. Espero que você também goste.
      Obrigado pela visita.

Excluir
  6. O bom é que agora já tem a 99 depois da divisa do Ceará.. Pretendo ir de Fortaleza a Chaval e de lá pegar um táxi até Barra grande. E na volta já posso pegar aplicativo até Jijoca