Casa de Câmara e Cadeia de Santa Cruz–ES

Câmara e Cadeia

Santa Cruz é um distrito do município de Aracruz, litoral norte do Espírito Santo. Fica aproximadamente 60km de Vitória e devido a essa proximidade, é bem tranquilo ir e voltar no mesmo dia, viajando pelo litoral, aproveitando outros lugares e atrativos no caminho (veja aqui as dicas.), e almoçando uma boa moqueca capixaba em um dos três restaurante que servem o prato em santa Cruz.


Câmara e Cadeia

Desde março Santa Cruz conta com um novo atrativo. É o Museu Histórico de Santa Cruz, que funciona no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia que estava abandonada em situação deplorável e que foi finalmente restaurado.

Câmara e Cadeia

As Casas de Câmara e Cadeia são de um tempo em que políticos e bandidos dividiam o mesmo prédio (hoje tudo mudou, rsrs). Construídas em vilas ou cidades para abrigar a administração pública municipal e a cadeia local, eram os prédios mais importantes de um lugar.

Câmara e Cadeia

Em Santa Cruz existiu uma, pois foi sede do município de Aracruz até 1948 quando os vereadores aprovaram a transferência da sede para o povoado de Sauassu. Depois disso ela perdeu a sua importância, abrigou outros órgãos até ser abandonada. Em 2014 teve início a sua restauração e no dia 13 de março de 2015 o espaço foi inaugurado como Museu Histórico de santa Cruz.

Câmara e Cadeia

Até a restauração, acreditava-se que o prédio havia sido erguido a tempo para abrigar o Imperador D. Pedro II em sua viagem ao espírito Santo em 1860. Mas durante as pesquisas, descobriu que o prédio ficou pronto só 1876.

Câmara e Cadeia

A construção em si é simples, sem muitos detalhes. Mas está bonita. Quando entrei, imaginei que fosse ver algo referente a parte da cadeia mas não há. Não sei se não existiu nada tão simbólico ou se com o tempo ficou descaracterizado.

Câmara e Cadeia

O interior está bonito com o acabamento que recebeu e com a exposição “ Santa Cruz... Histórias de uma vila do Espírito Santo”, com objetos, utensílios e fotografias de índios, negros e europeus, que compõem a diversidade étnica da região. Do lado e fora, nos fundos tem um espaço destinado a apresentações culturais.

Câmara e Cadeia

Agora quando eu for a Santa Cruz, no lugar de uma construção abandona, vou ver um Monumento Tombado restaurado e sendo frequentado pela população.

Câmara e Cadeia


VISITA

De quarta a domingo, das 09h ás 17 horas. Porém no sábado e domingo, quando o número de visitantes é maior, só tem um monitor. Então o Museu é fechado para almoço das 12h às 13horas.
A entrada é grátis.

ONDE FICA

Avenida Presidente Vargas, s/n – Centro – Santa Cruz/Aracruz. Uma rua paralela a rua que o beira rio, próximo a pracinha.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Fico muito feliz pela valorização e preservação do nosso patrimônio. Parabéns Marcelo pelo precioso trabalho de divulgação da nossa cultura!

    ResponderExcluir