OLINDA, CARNAVAL 2014.

Carnaval em Olinda

Depois do Galo da Madrugada só saí no outro dia para voltar a Olinda. Fui de ônibus e no radinho de pilha do motorista tocava Reginaldo Rossi e muita gente acabou acompanhando formando um coral, o motorista não estava nem ai e ainda movimentava os ombros conforme o ritmo. Aliás musica e ambiente descontraído eram constantes nos ônibus que usei durante o carnaval. Foi engraçado e o “Rei do Brega” ajudou a passar o tempo.

Quem vai curtir o carnaval em Olinda mas fica hospedado em Recife acostuma com o trajeto entre as duas cidades (uma colada na outra) que pode ser feito de taxi ou muito bem de ônibus. Então a melhor maneira é já ir entrando no clima. Eu usei muito o ônibus comum mesmo (passagem R$ 2,15), e como estava em Boa Viagem o trajeto demorava em torno de meia hora. Mas tem o Expresso da folia que vai direto.

Carnaval em Olinda

Pelo que li, ouvi e pude perceber o carnaval em Olinda é bom durante o dia, e à noite o melhor é em Recife. Por isso muita gente prefere ficar hospedado na Capital, eu acompanhei o bonde e fiquei em Recife. Então chegava em Olinda por volta das 10 horas e saia em torno das 17 horas para poder descansar um pouco e à noite me deslocava também em Recife para os polos de carnaval. Mas se você não pensa em curtir o carnaval em Recife, a melhor coisa é ficar logo hospedado em Olinda e se jogar.  Assim você já vai acordar (provavelmente ao som do frevo) na folia e sem ter hora para acabar.

Para quem fica hospedado em Olinda economiza nos trajetos, já que é possível ir a pé para a folia que acontece no Centro Histórico.  E mesmo que queira ir ao carnaval de Recife vai precisar se deslocar só a noite ou no sábado para ir ao Galo da Madrugada. Olinda oferece Pousadas, Hotéis e Hósteis além de casas que são alugadas durante o carnaval e hospedam várias pessoas.

Carnaval em Olinda
Carnaval em Olinda não pode faltar passista de frevo e nem a sombrinha.

Eu fui três dias a Olinda e gostei muito do carnaval de lá. O carnaval em Recife à noite é muito bom, é animado e tem boas atrações mas em Olinda a animação da rua contagia. É só chegar e você já houve o frevo e logo tem um bloco descendo a ladeira (ou subindo), e aí é só acompanhar. Se não quiser acompanhar é só ficar em pontos estratégicos como na praça da Prefeitura ou então no Alto da Sé para ver o que há de melhor. Mas para chegar lá (principalmente o Alto da Sé) é preciso disposição para enfrentar as ladeiras embaixo de sol muito quente e muita, mas muita gente. Por isso vá devagar curtindo o que aparecer no caminho, os blocos, as brincadeiras e os personagens.

Cheguei até fazer uma lista com nomes de alguns blocos indicados para eu acompanhar mas nem levei em consideração, deixei me levar pelo blocos que apareciam e me diverti bastante. São tantos que não necessariamente tem que acompanhar um até o final. Eu muitas vezes ia atrás de um bloco e logo aparecia outro e eu desviava.


Carnaval em Olinda
Acostumando com as ladeiras desde criança.

Carnaval em Olinda
Carnaval em Olinda não pode faltar os bonecos gigantes.

Carnaval em Olinda
Esses ai estavam descansando.

Carnaval em Olinda

Carnaval em Olinda
Decoração em frente a prefeitura da cidade.

Carnaval em Olinda

Carnaval em Olinda

Carnaval em Olinda

Carnaval em Olinda
Enquanto isso na sala da justiça.

Carnaval em Olinda

Carnaval em Olinda

Carnaval em Olinda

Carnaval em Olinda

Carnaval em Olinda
Bloco do Pré-Sal.

Carnaval em Olinda
A fantasia do cara era uma mesa de bar com uma sombrinha. Imagina andar assim pelas ladeiras de Olinda.

Carnaval em Olinda
Bloco de Maracatu.

Carnaval em Olinda
Bloco de Maracatu.

Na hora da fome o que não vai faltar é lugar para comer, mas como tem muitas ladeiras a alimentação fica concentrada nas praças. No alto da Sé funciona como se fosse uma “praça de alimentação” com várias barraquinhas vendendo churrasquinho, salgados, charque com macaxeira…. quem preferir um restaurante para comer melhor eu sugiro o restaurante Olinda Art & Grill, localizado em uma rua estreitinha (um beco) em frente a catedral ao lado da praça. Comida boa e farta. Outro achado foi uma padaria próxima a Câmara de vereadores, servia almoço e era climatizada. E quem conhece o calor de Olinda, sabe o valor que tem um lugar com ar condicionado.

VEJA TAMBÉM:

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sou criado no rio ,porem tenho orgulho de ser pernambucano,meu pai de palmares minha mãe de olinda e eu de casa amarela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu Estado é maravilhoso. Adorei o carnaval de Recife e Olinda, eu quase fiquei hospedado em Casa Amarela. Volte sempre ao meu blog.

      Excluir