2º DIA DO DESFILE 2013 EM VITÓRIA

Carnaval capixaba

No segundo dia, como já esperado, o público no Sambão do Povo foi bem maior que na sexta-feia, sempre foi assim. Aqui os desfiles acontecem em dias normais de trabalho e pra muita gente não dá pra ir ao Sambão na sexta e no dia seguinte, sábado, ir trabalhar.

Outro motivo que influencia também é o fato das escolas maiores e que são consideradas por muitos como as melhores desfilarem no sábado. Este ano as três ficaram para o sábado: Boa Vista de Cariacica, MUG de Vila Velha e Jucutuquara de Vitória. Garantem que foi sorteio.

Quando cheguei por volta das 21h e 20 min, a fila para as arquibancadas estava muito grande. Só existe um local de acesso, na entrada as pessoas são revistadas e o capixaba só chega em cima da hora. O Sambão fica num lugar apertado entre a baía de Vitória e o bairro Mário Cypreste.

Ainda não adquirimos o hábito de chegar com antecedência para entrar com calma e assistir numa boa os desfiles. E outra, tem capixaba que vai ao sambão não para ver o carnaval e sim para ver uma determinada escola, quem gosta de carnaval vai ver todas escolas.

Essa postura talvez mude quando as nossa escolas estiverem mais iguais financeiramente, assim o que vai diferenciar umas das outras vai ser somente a criatividade. E aí meu amigo, vai ter que chegar cedo, ou ficar até o final, pra ver todo o espetáculo.

UNIDOS DA PIEDADE


Bom, a noite começou muito bem com o desfile da Unidos da Piedade. A escola mais antiga de Vitória, tradicional e que valoriza muito a comunidade entrou na avenida exaltando as belezas do Espirito Santo. No seu enredo um beija flor sobrevoava o nosso estado, e o samba era muito bom e empolgava a todos nós. A bateria da piedade dispensa comentários.

A escola teve problemas na entrega dos calçados dos componentes da bateria, e por isso desfilaram descalços. Mas com uma rainha daquela a frente da bateria acho que pouca gente olhou para os pés deles.

Assisti o desfile antes da metade da avenida e achei as pessoas das primeiras alas sérias e tensas com passos coreografados, mas nas alas seguintes as pessoas já estavam descontraídas, alegres e cantando o samba. Como é na Piedade.

A Unidos da Piedade é a escola que mais vezes foi campeã. Não vi essa época, mas ainda quero ver esta escola ganhar um título. Quando a Piedade tiver mais recursos e mais organizada, as atuais preferidas vão ter muito trabalho. Gosto muito desta escola.

VEJA FOTOS DOS DESFILE:



IMPERATRIZ DO FORTE


Assisti o desfile da Imperatriz bem no início da avenida, perto da concentração. E olha, esta escola tem uma garra! teve dificuldades para colocar os carros alegóricos na avenida, um pneu  do último carro estourou e quase que ele não entra, tendo que os destaques descerem e desfilarem no chão.

Dependendo do lugar da avenida em que assisti o desfile, a sensação muda. No início perto da concentração, você vê toda dificuldade e tensão das escolas. No caso da Imperatriz deu vontade de entrar e ajudar empurrar o carro para que o desfile fosse completo. E cada dificuldade superada é reconhecida pelo público através de manifestações de carinho com aplausos, mesmo que aquela escola não seja a sua.

A Imperatriz foi a escola mais fraca da noite, mesmo com um enredo interessante que falava sobre os 100 anos do Parque Moscoso. A última ala dos tipos que frequentam o parque estava muito animada e deu vontade de seguir com a escola.

VEJA FOTOS DO DESFILE



INDEPENDENTE DE BOA VISTA


Para muita gente a disputa pelo título de campeã começa agora com o desfile das três maiores escolas, a Boa Vista seguida pela MUG e Jucutuquara. Sem sombra de dúvidas são as escolas que mais investem financeiramente e sempre apresentam um bom espetáculo

Na hora do desfile da Boa Vista eu fui a arquibancada assistir com amigos que torcem para a MUG. A arquibancada é o melhor lugar em animação para assistir um desfile de escola de samba. É o termômetro da avenida.

E fiz a escolha de lugar na hora certa, pois quando a Boa Vista desfilou meu amigo, a vibração tomou conta do Sambão do Povo. A empolgação dos componentes e o samba da escola de Cariacica contagiou todo mundo, foi um espetáculo. O público cantava o samba como se fosse o grito de liberdade apresentado no enredo da escola. Nas paradas da bateria o Sambão do povo todo cantava o samba.

Pra mim foi a melhor escola, ela estava linda com as alegorias e cores da África. O refrão do enredo “África… Grito de liberdade de uma raça” falava:

Um abraço negro pra quem tem fé. Um sorriso negro pra quem vier. Paz, amor, dignidade, negro é a raiz da liberdade.

VEJA FOTOS DO DESFILE



MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA


A MUG como sempre apresentou um desfile luxuoso. Esta escola gosta de colocar coisa bonita na avenida. Sem sombra de dúvidas a escola de Vila Velha foi a que teve mais luxo, e com o enredo homenageando a cidade francesa de Dunkerque, ela  apresentou um belo espetáculo  Mas o samba não empolgou como o samba da Boa Vista.

Contagiar o público com o samba depois do desfile da Boa Vista não foi uma tarefa fácil, e olha que os componentes da MUG se entregaram na avenida,caprichando na evolução. Eu estava na dispersão quando a escola chegou e vi como estavam os componentes. Eles chegavam muitos cansados, apoiando nas pessoas, mas satisfeitos e certos de que fizeram o melhor que poderiam fazer pela escola.

VEJA FOTOS DO DESFILE



UNIDOS DE JUCUTUQUARA


Passava das quatro horas e o público continuava firme para ver a última escola a desfilar. Mas pelo que eu ouvi, eu não fui o único que esperava mais da Unidos de Jucutuquara. O problema é que ficamos acostumados com uma Jucutuquara mais animada, mais luxuosa, com alegorias mais caprichadas.

Mas a escola tem muitos admiradores e eles deram uma força cantando o samba do enredo que homenageava o Capixaba de Cachoeiro de Itapemirim Rubens Braga.

VEJA FOTOS DO DESFILE



Pra mim a melhor escola foi a Boa Vista e poderia muito bem levar o tricampeonato, mas adorei ver a qualidade da MUG, a garra da Imperatriz do Forte, a tradicional e sempre com bom samba a Unidos da Piedade. É sempre bom ouvir a bateria da família Imperiana e ficar na torcida para que a Independente de São Torquato se empolgue  e faça um bom desfile.

Postar um comentário

0 Comentários