Lugares por onde passei: São Pedro do Itabapoana

São Pedro do Itabapoana

Achei esta foto no facebook da turma de Guia de Turismo que dou aulas. Foi tirada por algum aluno durante uma visita ao sul do estado. Este lugar é São Pedro do Itabapoana, um distrito do município de Mimoso do Sul, onde podemos encontrar um grande acervo de construções coloniais do período em que o café movimentava a economia do lugar.

São Pedro foi sede do município e chegou a ser um dos mais populosos do estado. Em 1930 com a mudança da sede para Mimoso do Sul, o lugar parou no tempo e foi transformado em um sítio histórico e tombamento como Patrimônio Cultural.

Lá encontramos ruas calçadas com pedras pé de moleque, casas com portas e janelas ainda abertas durante o dia e a mercearia de “secos e molhados” onde o morador encontra de tudo, desde utensílios de casa, calçados e comida. E o que melhor, não precisa levar dinheiro pois ainda existe a caderneta onde o fiado é anotado.

Também é na mercearia que o pessoal despois de um dia de trabalho na roça se encontra para saber das novidades e beber um “purinha” antes do jantar.

A visita neste dia foi muito boa, fomos bem acolhidos pelos moradores. Vistamos a igreja, a casa do morador Beto e é claro a mercearia do André que mostrou pra gente uma relíquia, um antigo livro com a história do lugar. Além de conhecer um pouco mais sobre a história, saboreamos uma boa mortadela. Mas não deixamos fiado.

Postar um comentário

0 Comentários