Tour no morro em Vitória - ES

Tour no morro em Vitória

Vitória é uma cidade com muitos morros, aliás ela nasceu na parte alta e depois com o crescimento houve a necessidade de aterros e aí ela desceu e espalhou. O donatário Vasco Coutinho por uma questão de segurança, precisava de um lugar alto para construir a nova sede da capitania. Assim ele chegou até Vitória pois no centro da ilha havia (ainda existe) o maciço rochoso.

Mas além do centro, temos vários outros morros na capital capixaba que funcionam como mirantes e proporcionam uma bela vista da ilha e região. Mas são aproveitados somente pelos moradores das comunidades que foram surgindo nesses morros devido o crescimento urbano.

Tour no morro em Vitória
O Bairro Jesus de Nazareth tem uma localização privilegiada à beira da baía de Vitória. Se não puder subir até o mirante, na parte de baixo já dá para desfrutar de uma bela visão.

Tour no morro em Vitória
Na comunidade tem muitos pescadores, sendo possível fazer um passeio de barco bela baía de Vitória.

Hoje pelo menos uma dessas comunidades está disposta a mudar isso e pretende receber visitantes para desfrutar da paisagem da baía de Vitória, é a comunidade do Bairro Jesus de Nazareth através de um projeto de turismo que está sendo desenvolvido no local. Na comunidade são desenvolvidos vários programas sociais, e o turismo começou ser visto como uma alternativa de integração dos moradores e assim solucionar alguns problemas sociais vividos pela comunidade.

O Fernando, morador do bairro e Guia de Turismo foi um dos idealizadores desse projeto. Tive conhecimento do projeto através do próprio Fernando quando ele ainda era aluno do curso de Guia de Turismo em que trabalho, ele comentou sobre o projeto e eu fiquei muito interessado em conhecer o que estava sendo feito no local. 

A primeira coisa que pensei foi o programa que é realizado nas comunidades do Rio de Janeiro, o Favela tour. Onde turistas estrangeiros movidos pela curiosidade de conhecer uma realidade tão diferente deles e, segundo alguns pesquisadores, movidos também por uma certa situação de perigo, procuram agências de turismo para visitar essas comunidades e conhecer o dia a dia dos moradores.

Tour no morro em Vitória
Para chegar até o mirante é preciso subir escadas, mas vale a pena o esforço.

Tour no morro em Vitória


Tour no morro em Vitória

Marquei o dia com Fernando e fui conhecer o bairro. Enquanto subia as ladeiras e escadarias do bairro até as torres de transmissão de energia onde fica o mirante, fiquei sabendo da realidade do lugar e os projetos que já são desenvolvidos com os moradores. 

O Fernando falava do projeto turístico para o lugar e como isso poderia ajudar a gerar renda para os moradores. Nesse dia tivemos a companhia do Vitor que trabalha com turismo de aventura e foi visitar o bairro para ver as possibilidades de realizar ali o rapel. Ele não perdeu tempo, já esta praticando o esporte no lugar.

Tour no morro em Vitória
A medida que vamos subindo uma linda vista da baia de vitória vai surgindo, contrastando com a simplicidade das construções do bairro.

Tour no morro em Vitória

Tour no morro em Vitória

Visitando o bairro pude perceber que a ideia é totalmente diferente do programa que é realizado na cidade do Rio de Janeiro. Começando pelo fato de que os prováveis turistas não serão estrangeiros já que não temos (infelizmente) aqui esse público, então o que será oferecido como produto turístico aos visitantes não será uma realidade diferente em uma favela. 

O produto turístico é o belo visual da baía de Vitória que só é possível graças a boa localização do bairro, é a prática de esportes radicais graças aos paredões de pedra do local, é a boa comida oferecida em restaurantes com vista para o Convento da Penha, são passeios de barco saindo do bairro entre outras coisas que poderão surgir.

E com a presença de visitantes no bairro, os moradores poderão vender o artesanato, doces e o que mais for produzido ali na comunidade. Turismo é isso, é oferecer um bom produto ao visitante envolvendo os moradores e desenvolver o lugar para as pessoas que ali vivem.

Tour no morro em Vitória
Mas é no topo do morro onde estão as torres de transmissão de energia que está a melhor visão da baía de Vitória.

Tour no morro em Vitória

Tour no morro em Vitória

Tour no morro em Vitória
A visão é de 360° permitindo ver a parte urbana da cidade.


Tour no morro em Vitória
Ao fundo o morro Mestre Álvaro no município de Serra.

Uma pousada está sendo construída no bairro, e já existe um restaurante famoso, o Bar do Bigode que recebe muitos clientes nos finais de semana, mas duvido se a maioria deles já subiu até o mirante no alto da pedra. Não sabem o que estão perdendo. O projeto que começou de uma forma acanhada está ganhando força, já alcançou a mídia e até programa de televisão foi gravado no lugar mostrando o potencial do lugar. VEJA VÍDEO 01, VIDEO 02.

A ideia é muito boa. E o mas interessante que ela surgiu de pessoas do lugar sem nenhuma formação na área de turismo, e que simplesmente observando a realidade do bairro perceberam que o turismo é uma opção de transformação socioeconômica para a comunidade.

Tour no morro em Vitória

Tour no morro em Vitória


COMO FAZER O TOUR

Jesus de Nazareth é um bairro de Vitória, localizado na região de Bento Ferreira e Praia do Suá. Já viu duas torres iluminadas no alto de um morro? pois é, lá é o bairro. Para chegar tem que entrar na rua entre o DNIT e o Instituto Braille na avenida beira mar. Aproveite um dia de folga para conhecer o lugar e tirar boas fotos. Contatos para visitas: Fernando (27 99758-5915).

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Que legal a matéria, o,lugar é lindo mesmo e vale o esforço de subir a ladeira e conhecer

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria... essa visão é extraordinária!!!

    ResponderExcluir
  3. tenho o previlegio de mora nesse Bairro. ;-)

    ResponderExcluir
  4. tenho orgulho de mora nesse Bairro. ;-)

    ResponderExcluir